sábado, 22 de setembro de 2018

FILME MUNDO CÃO E A CRÍTICA AO BANAL.


Quem como eu, costuma ler textos críticos sobre televisão escrito  por colunistas de sites especializados já deve ter ouvido falar de uma expressão chamada de Mundo Cão. Usada para definir de forma pejorativa as situações apelativamente absurdas, ridículas, sensacionalistas  ou mesmo da mais  pura baixaria usadas como recurso para atrair mais audiência. Esta nomenclatura tem origem  no título de um filme italiano do gênero shockumentary¹ lançado em 1962 que perdeu a Palma de Ouro em Cannes para o brasileiro O Pagador de Promessas. O filme continha cenas “de depravação e perversidade, recolhidas em vários países.”² Com o intuito de fazer chocar e conseguiu. A partir disso, a nomenclatura de Mundo Cão passou a ser associado a tudo de mais chocante e apelação a baixaria para fazer um circo dos horrores passou a ser adotado no vale tudo pela audiência dos programas de televisão, principalmente os de apelo popular com tom agressivo. 












Esse mesmo nome usado para denominar esta situação absurda é o que também dá  título ao filme brasileiro do gênero suspense  dirigido por Marcos Jorge.  A trama de Mundo Cão(Bra, 2016) gira em torno do técnico do Departamento de Combate a  Zoonoses(Doenças infecciosas transmitidas dos animais para os seres humanos) Santana(Babu Santana)um homem de vida pacata, avesso as confusões. Que adora dividir entre a família formada por sua esposa Dilza(Adriana Esteves) e os dois filhos Isaura e João(Thainá Duarte e Vini Carvalho) com seu hobby de tocar bateria. Acontece que sua tranquilidade ficará ameaçada logo após ele capturar um rottweiller que estava apavorando os alunos de uma escola pública. Logo após ele capturar este cachorro e leva-lo para o Departamento de Zoonose, passados três dias que o dono não tinha aparecido, ele resolve então cumprir o procedimento de sacrificar o cachorro, um pouco antes de ser sancionada a lei que proibia o sacrifico de animais abandonados que passou a valer a partir de 2008. Acontece que poucas horas após  cumprir este procedimento, o dono do rottweiller aparece, e para o seu  azar o sujeito trata-se de um ex-policial que que faz fortunas com negócios escusos chamado Nené(Lázaro Ramos), que desde a premissa do filme o apresentando primeiramente num bar soltando seus dobermanns para atacar o dono do estabelecimento por  lhe passar a perna, já demostrava que o sujeito  não era flor que se cheire.










Será a partir daquele momento após sacrificar o rottweiller de Nené no Departamento de Zoonoses  que a vida sossegada do Santana não será mais a mesma. Isso porque Nené passa a atormentar a sua vida sequestrando o seu filho João.  Deixando ele e toda a sua família preocupados,  indo de  delegacia em delegacia para procurar algo sinal de vida do garoto. Como se não bastasse toda essa desgraça na sua vida, ocorre de sua esposa Dilza morrer acidentada por um ônibus em um trânsito em movimento. Será a partir disso que sua vida irá mudar completamente  com este ponto de virada da trama  onde  resolve fazer justiça com as próprias mãos.  Planejando sequestrar Nené, fazê-lo comer o pão que o diabo amassou e depois executá-lo, coisa ao qual ele se acovarda.













A direção do Marcos Jorge consegue mostrar uma boa condução da história ao saber como aliar ao texto,  conseguindo  colocar uma boa dose de suspense com teor bem barra pesada, com pitadas dramáticas e com levezas cômicas.









Aliado também ao bom elenco afiado e bem escalados para trabalharem no filme,  o Babu Santana como Santana desempenha bem as diferentes camadas que ele protagoniza na história de um cara pacato, boa praça, zeloso pela família, caseiro, que tem sua vida mudada do avesso  após matar o rottweiller  cujo dono é um sujeito que não é flor que se cheire e passa a atormentar sua vida a ponto dele ficar um obsessivo por vingança, após os trágicos acontecimentos do sequestro de seu filho e da morte de sua esposa Dilza, ele consegue transmitir  bem ao público quais são as motivações para o que está fazendo, a ponto de não ser a mais correta possível. Já Adriana Esteves como  Dilza, desempenha perfeitamente  no papel da  típica figura da simples mulher do lar, recatada, evangélica temente a Deus e mãe  conservadora preocupada e zelosa no filme de uma forma magistral, especialmente no momento em que ela no desespero de buscar João, seu filho desparecido, ocorre dela sofrer um acidente de ônibus e isto lhe tira a vida  e o fim de seu arco na trama mostra uma enorme para o ponto de virada que faz o Santana resolver ir atrás para fazer justiça com as próprias mãos. Lázaro Ramos como o antagonista  Nené mostra um bom desempenho no papel, colocando ares de sutilezas no personagem, mesmo quando ele age de forma agressiva. Onde a gente entende as suas motivações mesmo que também não fosse a mais correta possível. Ele desempenha muito muitas camadas ao personagem, principalmente quando ele mantém o pequeno João, o filho de Santana como seu refém. Ele muito espertamente resolve para este se mostrar agradável ao menino o leva para o estádio de futebol para assistir ao jogo do mesmo time que eles  torcem, o Palmeiras.






Também destacar para o menino  Vini  Carvalho como o pequeno João, filho caçula do Santana que se torna o alvo do Nené para ser sequestrado, ele desempenha brilhantemente o papel especialmente quando tem de  chorar a gente nota as lágrimas escorrendo dos seus olhos. A Thainá Duarte como a Isaura, filha adolescente de Santana, também está brilhante no papel. Especialmente após a segunda metade, no ponto de virada em que sua mãe morre sem ver o retorno do João, que ela resolve ficar muda e se comunicar com a linguagem de sinais ou em libras, usada para surdos. Ela se mostrará a grande surpresa para o ato final. E para fechar o elenco, destacar para a participação de Paulinho Serra, ator da nova safra de comediantes fazendo umas pontas bem engraçadas como o companheiro do Santana no Departamento de Zoonoses  com boas tiradas cômicas para dar uma leveza ao tom barra pesada do filme. 







No balanço geral, Mundo Cão trata-se de um filme que apresenta um bom  mote barra pesada que pode ser que não agrade a todo mundo, especialmente no que envolve umas motivações muito absurdamente fúteis e muitas vezes banais que geraram uma grande tempestade em copo d´água na vida e que resultou em grandes tragédias, a ponto de ocasionar um ciclo sem fim de violência.  No caso Santana se vingar de Nené por ter trazido a grande a desgraça em sua vida depois que este matou o seu rottweiller. Ele bem reflete o que na realidade tem ocorrido com o que a gente de vez em quando se depara constantemente nos noticiários sensacionalista sobre violência dos crimes mais banais por motivos torpes e fúteis que levam uma pessoa praticar, e nos tempos como os de hoje temos visto nas redes sociais as pessoas não se tolerarem mais por suas diferenças, especialmente no atual clima de incerteza do nosso atual cenário político e especialmente nesse ano eleitoral onde todo mundo por suas paixões convicções e paixões partidárias doentias fazem de tudo para conflitar com quem não pensa igual a ele e resolve não querer falar mais com esta pessoa. Gerando assim novas ondas de intolerâncias.



E este filme aborda bem isso, da forma mais escancarada possível.



¹N.T. Palavra inglesa  sem tradução no português  que serve bem para definir “um tipo de gênero de filmes documentais, algumas vezes parecidos com documentários de ficção, representando temas e cenas sensacionalistas.”  Consultoria: Wikipédia:




²N.T. Trecho extraído do site da Academia Brasileira de Letras em texto de Zuenir Ventura de sua matéria no jornal O Globo, 30 de Abril de 2016.

LINK:



quarta-feira, 29 de agosto de 2018

MINHAS 10 ANIMAÇÕES FAVORITAS DA DC COMICS.


Parece que no começo desse segundo semestre de 2018, muita gente  ficou muito empolgada com a DC Comics, depois que eles divulgaram na San Diego Comic Con os trailers de Aquaman e Shazam. Duas versões em live-action do seu universo cinematográfico cujos filmes anteriores, muito sérios, sombrios, crus andaram dividindo as opiniões e mostraram-se decepcionantes. Mas que pelo que foi mostrado  estes dois vão ser bem diferentes nos tons, enquanto Aquaman vai ser sério mas trazendo uma bela fotografia mais colorida do fundo do mar no panorama de Atlântida e Shazam promete ser uma comédia  zoeira com uma pegada bem infantil para assim podermos sentir um enorme frescor. Enquanto estes dois  filmes não chegam aos cinemas, podemos já sentir isso com relação  a DC  com o lançamento da animação dos Jovens Titãs em Ação  nos cinemas que traz uma pegada de humor bem zoeiro inspirado na nova série animada da Warner cujo traço adotado bem no estilo chamado de CalArts, bem caricato e tem feito muito sucesso entre as crianças. É aproveitando este clima que mencionarei alguns   exemplos de filmes animados da DC de minha preferência   cujas histórias são bem melhores contadas e desenvolvidas do que nos filmes em live-action.  Separei aqui minhas 10 favoritas, inclui na maior parte animações do Batman, porque eram as únicas referencias que eu tinha então. Portanto não estranhem o monopólio do Morcego na lista. Dito isso, vamos então para a lista. 




10)LEGO-BATMAN-O FILME(2017)



Começando a lista comentando  sobre Lego-Batman, uma excelente animação do Batman estrelado e animado pelos brinquedos montados da famosa marca dinamarquesa Lego. Contando com a direção de Chris McKay.  Ela é a minha favorita pela história contar com uma pegada de humor bem zoeiro e bastante referencial, cheio de metalinguagem, como  não faz parte do cânone dos quadrinhos  e nem dos filmes, ele pode ser assistido a vontade sem precisar compreender alguma ligação.  Apresentando um frescor em relação a imagem sombria e crua do Batman dos cinemas mesmo que em comparação a outros filmes animados do Morcego apresentem uma estética mais madura, este aqui é bem infantilizado. Por ser uma animação bem colorida estrelado pelos brinquedos Lego, deve ter gerado um imenso trabalho para animar o frame de cada cena, ele se permite a mostrar situações  que talvez num filme live action  seria muito improvável de acontecer ou mesmo inviável  como o plano mirabolante do Coringa de ir para a Zona Fantasma e trazer de outras dimensões ameaças  de outros universos cinematográficos que não são da DC, mas  da Warner como o Voldemort de Harry Potter, o Sauron de O Senhor dos Anéis, A Bruxa Má do Oeste de O Mágico de OZ além de apresentar uma vasta galeria de vilões do Batman, inclusive os da série clássica dos anos 1960 e fazer uma  provocação a Marvel. Um filme muito divertido.





9)BATMAN-A MÁSCARA DO FANTASMA(1993)






Dando sequência a minha lista de animações preferidas da DC menciono outra também do Batman que é muito foda, especialmente para quem assim como eu  foi da geração dos anos 1990 cujo primeiro contato com o herói foi com a série animada Batman-Animated Series.  Batman-A Máscara do Fantasma foi um  filme que contou com a direção de Eric Radomski e Bruce Timm, o mesmo produtor responsável pela série animada e teve entre seus roteiristas Paul Dini, também um dos cabeças responsável pela incrível série animada que representou um marco para a história do herói e também dos desenhos animados, especialmente pela abordagem muito adulta com um Batman sério agindo de uma forma mais detetivesca e sempre acima do bem e do mal do mesmo jeito como nas suas primeiras HQs e cujo traço e os frames  carregavam toda uma atmosfera pesada e fria ao som de Danny Elfman tocando na abertura. Neste filme o seu enredo gira em torno do misterioso assassinato de membros da máfia de Gotham City por um ser mascarado e, que ocorre justamente no momento em que aparece Andrea Belmonte, uma antiga namorada de Bruce Wayne com quem ele chegou a noivar. Este ser sombrio denominado de o Fantasma vai gerar enormes crimes que vão se interligar ao passado de Andrea onde também no plot twist apresenta o Coringa  que não vou contar do que se trata para não dar spoilers. Quem quiser saber confira na Netflix. O primeiro dessa leva de filmes animados do Batman representou um marco importante também para a animação por apresentar o mesmo modelo da série com um enredo mostrando uma pegada bem adulta com uma atmosfera e  uma trilha sonora assinada por Shirley Walker(1945-2006) muito tensa e com um ótimo desenvolvimento de personagens. Um dos maiores destaques que posso colocar sobre este filme está no elenco de vozes da versão brasileira da época. Dentre  estes destaco o Marcio Seixas fazendo a voz do Batman numa interpretação magnifica, onde imprimiu muitas nuances das camadas mais humanas ao herói, tanto na parte  dramática que envolve os seus dilemas entre continuar sendo o vigilante noturno e tentar viver uma vida normal ao lado de um amor como foi com a Andrea e também em alguns momentos cômicos dele agindo como um sedutor com toques de elegância que bem rementiam ao agente secreto 007 nos filmes de James Bond no qual Marcio Seixas costumava dublar e o saudoso Darcy Pedrosa(1930-1999) como Coringa esteve fantástico neste super filme incrível animado do Batman com uma pegada mais barra pesada que nunca tinha sido mostrado nos desenhos de então, ele que já tinha dublado o personagem antes no filme de Tim Burton vivido por Jack Nicholson  onde eternizou a sua memorável frase “Você já dançou com o Diabo a luz do luar” o tornou bastante inesquecível. 




8)BATMAN DO FUTURO-O RETORNO DO CORINGA(2000)









Seguindo, outro filme animado da lista da DC Comics que é o meu favorito é Batman do Futuro-O Retorno do Coringa.  Inspirado na série de tv animada “Batman do Futuro”(1999-2001), contando com a mesma equipe de produção e com direção de Curt Geda, mostrando uma Gotham City numa pegada futurista com Bruce Wayne já velho resolvendo se aposentar do manto do Morcego Vigilante e o passando para o jovem colegial  Terry McGnnis assumir esta função. Na trama deste filme, somos apresentados a aparição do  Coringa gerar uma grande intriga com Bruce, principalmente por estar atrelado ao que aconteceu 20 anos atrás quando numa operação ele e a Arlequina mantiveram o Robin como refém e fizeram uma grande lavagem cerebral que o deixou bastante traumatizado. Um filme sensacional. Utilizando-se de um recurso narrativo muito envolvente, instigante e apresentando um bom conceito nos traços mais modernos da época.




7) BATMAN-O MISTÉRIO DA MULHER-MORCEGO(2003)



O próximo da lista que é minha animação da DC Comics favorita  e também é do Batman é Batman-O Mistério da Mulher-Morcego. Neste filme é mostrado o nosso herói  envolvido numa operação de impedir um carregamento ilegal de armas chefiada pelo Pinguim. É durante o combate que ele fica intrigado ao saber da existência de uma mulher utilizando um uniforme idêntico ao seu.  Ainda por cima sabendo que não podia ser a sua pupila Batgirl pois estava viajando. É no momento em que desvenda ligações criminosas do Pinguim com outros chefões e com Bane envolvido na parada, também tentará desvendar quem é a mulher por trás daquele uniforme. E que para surpresa dele, vai descobrir que não é só uma que a utiliza, mas há três que também não vou contar para não dar spoiler. O filme tem um ótimo enredo que consegue prender o espectador em decifrar principalmente no que diz respeito ao enigma de qual será a verdadeira identidade dessa Batwoman. Seria por acaso a Batgirl crescida? Ou a Mulher-Gato?  O longa contou  com a direção de Curt Geda  e apesar de ser um desenho ele apresenta um teor muito adulto.




6)BATMAN-O CAVALEIRO DE GOTHAM(2008)




Dando seguimento a lista menciono mais um filme do Batman que é meu favorito:  Batman-O Cavaleiro de Gotham. Trata-se de um filme animado dividido em seis diferentes histórias do Batman, por óticas narrativas diferentes com recursos ilustrativos bem contrastantes, o que se pode aplicar as variedades de paletas de cores mostrada na obra, cada uma dessas histórias contidas no filme foram escritas por diferentes roteiristas com desenhos de diferentes artistas. Com direção de Bruce Timm e Toshi Hiruma. E com roteiros escritos por Brian Azzarello,  David S.Goyer, Josh Oslon, Greg Rucka, Jordan Goldenberg e Alan Burnett. Já as criações dos desenhos ficaram sob a responsabilidade de quatro diferentes estúdios japoneses: 4º C Studio, Productions I.G, Been Train e Madhouse. O que pode ser notado no  tom cartunesco e no estilo dos frames   que cada um apresenta bem  remeter aos animes. Cada uma delas traz um compilado das sagas originais em que foram inspirados.  O enredo que abre é “Tenho uma história para você”,  com uma pegada bem de aventura juvenil onde a história se foca em quatro adolescentes andando de skate e cada um  conta sua versão de como conheceu o Batman. Em seguida temos “Fogo Cruzado” que se foca em dois policiais  discutindo no carro a caminho do Arkham as atitudes do chefe deles Gordon com relação ao Batman. O quarto enredo  deste filme é  “Teste de campo” que mostra o acidente com o novo satélite da WayneCom que inspira Lucius Fox a criar um defletor de magnetismo enquanto que o nosso Morcego está na investigação de Ronald Marshall no assassinato da ativista Teresa Williams. Em seguida temos na “Escuridão que habita” onde mostra Batman indo até o esgoto para investigar o sumiço de várias de pessoas, onde os principais suspeitos são o Crocodilo e o Espantalho envolvidos numa seita muito misteriosa.  Na penúltima trama, intitulada “Lidando com a dor” mostra as consequências  da trama anterior apresentando Bruce Wayne com as feridas abertas relembrando diferentes momentos do seu passado como quando foi a Índia pedir conselho a uma Faquir. Por fim, temos a trama do “Pistoleiro”, um atirador e assassino de aluguel que após cumprir com sucesso sua tarefa de assassinar, foi escalado para outra tarefa a mando do mafioso Russo,  para assassinar o Comissário  Gordon. E o Batman após se recuperar do último acontecimento vive atormentado pelas lembranças do assassinato de seus pais. Cada uma das seis histórias aqui apresentadas são surpreendentes valem a pena de verem.


5) BATMAN-ATAQUE AO ARKHAM(2014)








O último de Batman da lista que na verdade ele não  é o grande foco aqui desta história. Nesta animação, o foco está em   todos os integrantes formados pelos  vilões menos conhecidos do grande público  da galeria do Batman mesmo para os leitores mais assíduos, como Pistoleiro, Tubarão-Rei, Capitão Bumerangue, Aranha-Negra, Nevasca, KgBesta  e Arlequina se juntando para criar o Esquadrão Suicida.  Impressionou-me bastante a boa qualidade do  traço da animação, que carrega um tom bem adulto com as ilustrações tendo um ar mais escuro como bem apresentado nas paletas de cores. Carrega uma trama bastante envolvente, sensacional, bem  instigante e cheio de surpresas,  dirigida por  Jay Oliva & Ethan Spaulding, com roteiro escrito por Heath Courson.  A trama dessa versão em desenho animado nos apresenta a origem da formação do esquadrão, a partir do momento em que Amanda Waller tenta matar o Charada após este hackear informações sigilosas sobre o Esquadrão Suicida e ameaçar expor publicamente suas operações. É neste momento que o Batman aparece para ferrar os planos, e ocasiona na prisão do Charada no Asilo Arkham.  E será por este motivo que ela resolve recrutar os criminosos mais perigosos para um  serviço sujo  na surdinha, que se eles não entrarem na linha, poderão morrer a qualquer momento com uma bomba implantada na cabeça de cada um.  É neste Asilo Arkham que iremos ver outros vilões clássicos lá aprisionados, com destaque para o Coringa fazendo umas curiosas e até insanas declarações de amor a Arlequina, com uns efeitos cômicos involuntários até ao referir-se carinhosamente a ela de meu pudimzinho. Vou logo alertando que apesar de ser um desenho, ele não é muito recomendo para crianças assistirem, principalmente por conter umas cenas violências bem  barra pesadas como as cabeças do Kgbesta, do Crocodilo e do Aranha-Negra sendo degolado pela explosão da bomba implantada na cabeça deles, o que  por si só já coloca um tom bem insano no filme. Fora que também há uma cena do Pistoleiro  e a Arlequina fazendo sexo na cama, e a própria tem um momento que fica despida, só por isso dá para se deduzir que esta animação é feita para o público adulto, e não para crianças. 




4)LIGA DA JUSTIÇA: A NOVA FRONTEIRA(2008)



Depois que mencionei muito Batman como meus favoritos nesta lista, a próxima animação da DC Comics que é a minha favorita  é Liga da Justiça: A Nova Fronteira. Com direção de Dave Bullock, o enredo de  Liga da Justiça: A Nova Fronteira teve como base no arco dos quadrinhos de Darwyn Cooke(1962-2016). Conta a história da origem da formação da equipe em plena década de 1950 no período tenso  de Guerra Fria, com os americanos perseguindo os comunistas dentro do território americano  com a sua  política de caça às bruxas adotado pelo macarthismo, e nem mesmo nossos heróis escapam de serem os alvos dos políticos que os vem como inimigos do Estado  e também vivendo o começo  da Corrida Espacial. Trata-se de uma excelente animação com uma arte impecável cuja técnica do traço usado para os frames desse filme fizeram uma excelente recriação da caracterização dos personagens exatamente como foram publicados  em pleno período  da transição do fim da Era de Ouro para o começo da  Era de Prata dos Quadrinhos de Super-Heróis. Fora o roteiro adaptado pelo próprio autor  junto com  Stan Berkowitz,  com uma história cheia de emoção e tensão, com muitas situações  e diálogos referenciais que tornam bem plausível a verossimilhança com aquele contexto representado no filme como o fato dele serem vistos como supostos inimigos do Estado sendo acusados de comunistas pela política macarthista em plena Guerra Fria naquele clima de paranoia da época, que bem remete a época em que o psiquiatra Fredric Wertham(1895-1981) publicava o seu polemico livro A sedução dos inocentes onde acusava os super-heróis de transgredir, desvirtuar e aumentar os índices de delinquência juvenil dando origem ao temido selo  do Comics Code Autorithy. Fora também a brincadeira onde aparece o Caçador de Marte ao ver a TV se transformar de acordo no que vê como o Pernalonga por exemplo. Vale a pena a conferida neste filme. E por este motivo ele é meu favorito.




3)LIGA DA JUSTIÇA: GUERRA (2014)







Outra animação da DC Comics que  também está listado como  o meu favorito é Liga da Justiça: Guerra.  Com direção de Jay Oliva com base na versão da linha editorial dos Novos 52.  Trata-se de um filme muito bem desenvolvido onde apresenta a Liga encarando  a grande ameaça espacial vindo a Terra  que é o Darkseid onde temos muitos bons arcos narrativos que bem desenvolvem a construção de cada personagem. Com destaque para a introdução do Cyborg, que ao contrário da versão animada e também da Liga da Justiça de Zack Snider e Joss Whedon teve aqui a personalidade dramática muito bem construída ao longo da trama, especialmente a sua origem de como virou o Cyborg.  A introdução do Shazam também foi incrível, apesar deles o incrementarem com dois alívios cômicos que são o Flash e o Lanterna Verde. E um gancho no final com a surpreendente aparição do Aquaman. Recomendo.




2) GRANDES ASTROS:SUPERMAN(2011)



A penúltima animação da DC da minha lista de favoritos é Grandes Astros: Superman. Adaptado de um arco homônimo do quadrinhos de Grant Morrison. Com direção de Sam Liu, a trama desse filme apresenta o nosso querido Homem de Aço, último filho de Kripton  estando entre a vida e a morte após ser envenenado por uma radiação solar, e vai ser este momento que ele resolve aproveitar para revelar a intrépida jornalista  Lois Lane a sua real identidade e encarar o grande desafio definitivo  contra seu grande inimigo Lex Luthor. Um desenho com uma trama bem desenvolvida, cheia de ação, e com uma atmosfera melodramática do inicio ao fim. Os momentos finais são até de derramar lágrimas. Aliás, dramático é constatar que um dos envolvidos na produção deste filme, o roteirista Dwyane McDuff faleceu um dia antes do filme ser lançado no mercado de Home Video.




1)MULHER-MARAVILHA(2009)



Para encerrar a minha lista de animações favoritas da DC Comics, coloco aqui a menção a icônica Mulher-Maravilha. Nesta animação que dessa minha  lista carrega   como diferencial  o fato de ser dirigida por uma mulher  Lauren Montgomery. Com base numa publicação dos anos 1980, Pós-Crise das Infinitas Terras, um importante arco das HQs da DC neste período sendo reformulada por George Perez cujo roteiro foi adaptado por Michael Selenic.  Esta  incrível história de origem da querida amazona apresenta uma ótima introdução do universo da heroína para o público em geral. Desde o seu nascimento na Ilha Grega de Themyscera de onde ela nasceu como a Princesa Diana, filha da Rainha Hipólita.  Lá é mostrado todo um cenário épico escapista das batalhas entre as grandes divindades do Panteão Grego. A grande batalha dela contra Ares até chegar a uma batalha dela contra a Mulher-Leopardo, que não por acaso vai ser a vilã de Mulher-Maravilha 1984. Uma direção de arte impecável, com um roteiro incrível e muito envolvente. Vale a pena conferir. Recomendo.




terça-feira, 14 de agosto de 2018

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

AMNÉSIA- FILME DE CHRISTOPHER NOLAN PRÉ-BATMAN BEGINS.

Ontem conferi na Netflix, o filme Amnésia(Memento, EUA,2000). Filme do britânico  Christopher Nolan em sua fase Pré-Batman Begins, sendo o  segundo longa-metragem de sua carreira. Ele antes havia dirigido Following(1998) e quatro curtas-metragens. Neste filme a trama gira em torno de Lenny(Guy Pearce) um sujeito que sofre de perda de memória recente  que em toda situação que lhe ocorre ele sempre procura registra para nunca esquecer e assim montar o quebra-cabeça das situações bizarras que lhe ocorrem. Onde a todo aparece muitas reviravoltas onde o que aparentava ser uma verdade óbvia, muitas vezes pode se revelar uma grande surpresa. Principalmente quando ele faz a investigação das pessoas que se envolveram com ele, onde a cada momento temos muitas surpresas. 




Nolan sendo  um diretor que divide as opiniões pelo seu estilo muito didático-explicativo também soube como conduzir bem a trama aqui apresentada com uma estética  não-linear onde aborda de forma bem original a complexidade do existencialismo com Lenny onde para ficar fresca sempre grava tirando fotos onde escreve a mão ou mesmo manda tatuar no corpo os nomes e os códigos para não esquecer.  E por ele este problema, o filme vai mostrando situações que muitas vezes distorcem do que realmente aconteceu.  O título original Memento se refere a palavra latina cujo significado é lembra-te, junção das palavras memor que "é aquele se lembra" e mem que é "pensar".  O que faz todo o sentido para o mote da trama envolver o protagonista Lenny com suas investigações dos crimes onde ele estava envolvido e não se lembrava.  Assim como a própria escolha do título em português no Brasil  bem refletia sobre todos  estes acontecimentos retratados no filme. 








Por ser uma trama com uma estrutura narrativa pouco convencional e não-linear bem característico do diretor, ele pode tender a não agradar todo  mundo, ainda mais que a trama carrega um ritmo muito lento e a todo tempo temos muitas repetições das mesmo situações para ele explicar ao público a situação para não deixar pontas soltas  o que pode até ficar bastante chato e tedioso. Este modelo muito explicativo e cheio de didatismo que o diretor costuma colocar em seus filmes, para poder trazer um pouco de lógica ao seu universo. Mesmo acabando  não explicando nada e deixando mais dúvidas. 






De todo jeito, se você ficou interessado uma obra de Christopher Nolan antes dele ficar mundialmente conhecido por Batman Begins e querer conhecer um pouco do seu estilo autoral muito explicativo e principalmente para apreciar a interpretação de Guy Pearce como protagonista que consegue segurar as pontas com as complexidades, as nuances e as camadas que seu personagem Lenny demonstra a cada reviravolta que ocorrer nessa não-linear. Vale a pena assistir tem na Netflix. 




domingo, 29 de julho de 2018

OITO ATORES/ATRIZES EM MAIS UM FILME DE SUPER HERÓI

 





Olá Grandes Super-Heróis, no vídeo de hoje vou compartilhar uma sensação muito curiosa que me ocorreu quando fui assistir a Homem-Formiga e a Vespa. Eu senti um certo deja vu ao ver a Janet Van Dyne, a Vespa original me lembrar a bela gatuna da Mulher-Gato de Batman-O Retorno e não só senti isso com relação a ela, mas também ao Billy Foster, que no passado foi o Golias me remeteu a figura do Perry White, o chefão do Planeta Diário dos filmes Homem de Aço e Batman Versus Superman-A Origem da Justiça. A provável explicação pode estar relacionado ao fato de que respectivamente, os interpretes desses personagens no filme são os mesmos, ou seja, Michelle Pfeiffer e Laurence Fishburne. Mas eles não são os únicos exemplos de atores a estarem presentes em mais de um filme de super-herói. Separei aqui oito atores divididos entre quatro homens e quatro mulheres que já estiveram presente em mais de um filme desse gênero tão amado pela cultura pop.

RESENHA DO FILME HOMEM-FORMIGA E A VESPA

https://www.youtube.com/watch?v=3TNLs...


LISTA DOS ATORES POR ORDEM DE APRESENTAÇÃO:
JOSH BROLIN
RYAN REYNOLDS
BEN AFFLECK
MICHAEL KEATON
HALLE BERRY
NATALIE PORTMAN
TILDA SWITON
NICOLE KIDMAN

FANPAGE DO CINEMA COM SUPER-HERÓI:
https://www.facebook.com/cinemacomsup...
BRENO CINÉFILO ARAÚJO:

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TWITTER:
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BRENO RODRIGUES:
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...

quarta-feira, 18 de julho de 2018

1999: Quando o Cinema Quebrou a Realidade

 







"1999 é tido como um dos melhores anos da história do cinema. Mas vários lançamentos daquele ano tinham uma temática em comum surpreendentemente específica."
via Entre Planos.




quinta-feira, 12 de julho de 2018

O CASTELO DE CAGLIOSTRO(1979)-O PRIMEIRO FILME DE MIYAZAKI PRÉ-STÚDIO GHIBLI.

Todo otaku que se preze deve conhecer ou mesmo ouvido falar das obras de Hayao Miyazaki. Com certeza muitos devem associar o seu nome referente aos Studio Ghibli, obviamente pelo fato dele ser o seu filhote criado por ele em meados dos anos 1980. Mas muito antes dele criar os Studio Ghibli junto com Isao Takahara que faleceu recentemente onde fez grandes obras-primas da animação japonesa, Miyazaki havia dirigido esta obra chamada de O Castelo de Cagliostro(Rupan Sensei: Kariosuturo no Giro, Japão, 1979).






Uma produção da Tokyo Movie Shinisha, com distribuição da Toho. O mote do enredo apresenta uma impressionante história do ladrão chamado Lupin que acompanhado de seu parceiro de assalto após praticar um furto num cassino em Mônaco, vai se dirigir até um lugar, que é o Ducado de Cagliosto que é governado por um prepotente conde que pretende se casar com a Princesa Clarice para se apoderar do anel que acredita terem poderes míticos para assim poder usurpar do trono. É nisso que por mera casualidade, Lupin acaba virando de ladrão a herói, especialmente quando sente uma enorme atração pela princesa.





Esse anime que o Miyazaki produziu em sua fase pré-Stúdio Ghibli apresenta um trabalho impecável tanto na parte técnica de animação, quanto no quesito da estética do roteiro. Tecnicamente, o roteiro apresenta uma história bem fascinante que remete as tradicionais histórias de contos de fadas, especialmente por envolver castelo, com princesa simbolizando a donzela em perigo entre outros elementos de escapismo apresentados e essa parte muita romântica, até novelesca do ladrão bancar o herói protetor da princesa por estar apaixonado é bem uma formula de licença poética. A construção dos personagens no arco narrativo é também algo que torna o filme impecável, o protagonista Lupin cativa bem o público com seu jeito imperfeito como pessoa agindo como um larapio, malandro, bem canastrão, mulherengo e mesmo assim ele consegue criar empatia, mesmo tendo valores distorcidos. O prepotente Conde de Cagliosto também é um personagem com uma personalidade maquiavélica bem construída, e suas motivações para dominar o Castelo de Cagliostro, forjando um casamento com a Princesa Clarisse pensando em usurpar o trono é simplesmente esplendido. Também destaco para o Inspetor Zenigata que vive numa constante perseguição de gato e rato com Lupin, ao mesmo tempo que descobre um esconderijo secreto do Conde que falsificava notas de outras nações do mundo e isso acaba meio resultando em ele se aliar a Lupin para impedir o plano maléfico do Conde e destaco também para a Rosário, que para mim mostrou-se uma grande surpresa, pois em boa parte da trama ela é apresentada em poucos momentos agindo como uma simples Governanta do Castelo, até que da metade em diante temos uma grande reviravolta onde se revela que ela é uma espécie de espiã infiltrada e passa a ser um reforço a mais Lupin que além de contar com seu parceiro Jigen e de um samurai ronin para salvar a Princesa Clarisse contra o plano do maquiavélico Conde. Além de apresentar uma excelente história, O Castelo de Cagliostro também apresenta um excelente trabalho de Miyazaki na qualidade técnica de animação, tanto na maneira como ele traço o desenhou de cada, como os quadros dos frames de movimento são impecáveis naquela época em que os recursos de produção não eram lá muito sofisticados, pelo menos nisso para a época o trabalho foi excelente. Como é bem característico de anime, O Castelo de Cagliosto traz umas pitadas cômicas trazendo elementos bem característicos do humor físico, com os personagens fazendo muitas caretas. As cenas de ação são deslumbrantes, a pancadaria, tiroteio e muito sangue o tornam um tipo bem inapropriado para criança, fora o protagonista Lupin apresentar um caráter dúbio. De todo jeito, para quem aprecia o trabalho do Miyazaki, vale a pena conhecer esta excelente animação de sua fase pré-Studio Ghibli que está disponível na Netflix.