sexta-feira, 17 de maio de 2013

VALENTE(2012)




















Sempre que se fala em longa de animação da Disney, onde a  protagonista é uma princesa, logo vem a mente de muita gente aqueles elementos tipicamente clichês, da princesa boba caindo na armadilha da bruxa, que figura  sempre como a antagonista, tem uma fada madrinha para lhe proteger e é sempre salva pelo principe encantadoE ao fazer essa descrição, não tem como não lembrar delas simbolizarem a figura arquetipica do sonho para as adolescentes que completam seus quinze anos de idade, e sempre que promovem uma festa em seus   bailes de debutantes e mesmo depois desta fase utilizam-se deste artificio para sonharem em encontrarem o homem perfeito, o principe encantado, a quem a psicologia descreve este comportamento como "Complexo de Cinderela".


A Disney ao longo de seus 90 anos soube bem como utilizar a sua magia ao dar vida as famosas princesas dos clássicos  contos de fadas esse ícone perfeito para as adolescentes ou mesmo as mulheres com mais idade que vivem sonhando em viverem no glamour de morarem num castelo, com mesa farta, sem fazer nada e vivendo ao lado de um homem bonito perfeito, o principe encantado, o ícone da virilidade feminina.  Desde a Branca de Neve e os Sete Anões(1937), inspirada na obra de dois alemães: os Irmãos Jacob(1785-1863) e Wilhelm Grimm(1786-1859) que representou um marco importante na história do cinema, porque foi a primeiro longa de  animação, além de ser considerado o pioneiro na utilização revolucionária da película coloridaPode-se dizer que graças as mãos de Walt Disney(1901-1966) e sua grande equipe conseguiram  transformar a Branca de Neve numa referência cinematográfica para o estúdio que na época gerou o custo mais caro numa época de recursos tecnológicos bastante escassos.  De todo jeito, a Branca de Neve e os Sete Anões foi um divisor de águas para o estúdio criado por Disney 14 anos antes.

IMAGENS DAS PRINCESAS DISNEYS.










Quando foi inaugurado em Outubro de  1923, a Walt Disney Company já produzia animações num formato de curta-metragens em preto e branco, foi ainda nessa primeira fase  que Disney criou os seus famosos personagens que viraram o simbolo do estúdio como o trío formado pelo camundongo Mickey Mouse em 1928, seguido do desastrado  Pateta em 1932 e o resmungão do Pato Donald em 1934. Acrescentado ao seu cão de estimação Pluto e sua namorada Minnie e a Margarida, namorada do Pato Donald.

Branca de Neve criou uma grande revolução em basicamente tudo para o estúdio. O que não foi em vão levando em conta o longo gasto orçamentário para a época e também  o tempo de precisamente quatro anos para ficar concluido.

Depois da Branca de Neve o estúdio também criou outros longas de animações inspiradas nas famosas princesas dos contos de fadas como a Cinderela(1950) e A Bela Adormecida(1959) ambas inspiradas na obra do francês Charles Perrault(1628-1703) que também foram as grandes responsáveis por padronizarem estes elementos arquetipicos padrões para as adolescentes. O que também pode ser sentido mais posteriormente com A Pequena Sereia(1989), inspirada na obra homônima do dinamarques Hans Christian Andersen(1805-1875) ou mesmo com A Bela e a Fera(1991) também inspirado num conto de fadas escrito por uma mulher. A francesa Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve(1695-1755).

Em comum, todas retratavam as princesas com perfis de mulheres fragéis, bobinhas, ingênuas e sempre politicamente corretas que caiam facilmente nas armações das bruxas que simbolizam para elas a típica figura das pessoas politicamente incorretas que invejam a sua beleza e tem no principe e na fada madrinha, o simbolo do seu protetor, o seu porto seguro.

Mas na recente animação de  Valente, lançado no ano passado, apesar da protagonista ser uma princesa o negócio é bem diferente.


Como já havia descrito anteriormente na resenha sobre João e Maria: Caçadores de Bruxas, do qual conferi no começo deste ano, relatando que a trama do filme girava em torno dos protagonistas agora bem crescidinhos e nada bobinhos, assim como também descrevi e citei as novas interpretações decifradas escritas por psicológos e psiquiatras PhDs em suas teses e nos artigos cientificos. Onde neles, eles tratam que os contos de fadas escondem umas verdades ocultas. Do tipo, a fonte de onde inspirou os autores a criarem essa caracteristica mágica e fabular que são os contos de fadas, atravês dos  relatos orais descrito pelos povoados das aldeias camponesas em diferentes regiões da Europa.  













Pois é justamente nas fontes dos relatos orais, que encontra-se a verdade oculta dos contos de fadas. Como citei em Caçadores de Bruxa, diferente das transmissões de valores que os Grimm colocaram ao construirem e escreveram a história  dos irmãos João e Maria, que servem para adultos como os país e as professoras de maternal, por exemplo, trasmitirem para as crianças o conceito de certo e errado. Na fonte de onde foi tirado não tinha nada dessa transmissão de valores éticos para as crianças como os Grimm transformaram em obra literária no século XIX. Estas novas interpretações não me surpreendem, até porque em minha ao longo dos quatro anos da minha formação como historiador graduando numa Faculdade Particular estudando as mais diferentes disciplinas sobre os como ocorreu o contexto de determinadas épocas, que não ocorreram por mero e não eram exatas, lendo diversos textos tirados de livros, artigos ou mesmo teses de grandes historiadores  onde abordavam sobre a importãncia de grandes impérios, tanto no contexto político, social e econômico e até detalhes da vida privada de grandes famiílias monarquicas desde a Dinastia Faraônica no Egito, a Ptolomaica na Grécia, dos Césares de Roma passando pelos Tudors na Inglaterra,  Os Valois na França, os Habsburgos na Áustria, os Braganças de Portugal ou mesmo os Romanov na Rússia. Pude perceber por aquelas interpretações retiradas de vários documentos ocultos, detalhes que descreviam bem como vida de Rei, Rainha, Principe ou mesmo Príncesa não tinha nada dessa coisa mar de rosas dos contos de fadas.

As princesas que citei acima também não ficam atrás nessas novas interpretações sobre as suas  faces ocultas, sabe-se que de bobinhas a Branca de Neve, Cinderela e a Bela Adormecida não tinham nada, nem muito menos eram descritas como politicamente corretas, e o que é dificil de acreditar era que nos relatos orais havia de práticas libidinosas, rituais de sacrificio, invejas, estupro e extrema crueldade violentas  com muito sangue escorrendo. Na Branca de Neve, por exemplo, segundo a novas interpretações a maçã enevenada da qual ele recebe para cair dormindo simboliza o desejo sexual maduro, o que faz até algum sentido. Se formos pegar no exemplo da Bíblia, na passagem de Adão e Eva, foi uma maçã a grande responsável por expulsá-los do paraíso, que era o Jardim do Edén. Assim como na história da Cinderela, é interpretado que o seu sapatinho de cristal que a transforma de uma hora para outra em uma mulher linda também representa indiretamente o ato sexual dela com o principe. Entre outras infinidades de exemplos ocultos.


Deixando de lado essa polêmica sobre as clássicas princesas dos contos de fadas. E a partindo  do foco sobre a animação de Valente.


O longa de animação da Disney/Pixar, sob a direção de Mark Andrews e Brenda Chapman. Filme que assisti em DVD emprestado por Barbie,  minha colega de academia.


IMAGENS DE VALENTE:




















A trama de Valente, gira em torno da Princesa Merida da Escócia. Ela ao contrário das princesas que eu havia descrito, está longe de ter as caracteristicas padrões dos contos de fadas. Primeiro porque, como o próprio título sugere, ela não tem de mulher frágil e nem muito menos é uma bobinha e preocupada em agir sempre com etiqueta e ser politicamente correta.


O enredo começa com Merida pequena acompanhado de seu pai, o Rei Fergus,  e de sua mãe, a Rainha Elinor num acampamento montando brincando de caça até onde aparecer um urso gigante que é o responsavel por decepar a perna direita de Fergus ao protegê-las. Cena essa que não é mostrada. Depois dessa primeira passagem, o filme vai começando a se desenvolver numa longa passagem de tempo, onde  com Merida(Voz de Luisa Palomanes na versão brasileira) agora bem crescidinha, como uma mulher de corpo feito, que se mostra um pouco arredia as idéias de etiquetas impostas por sua mãe Elinor(Voz de Mabel Cezar também na versão brasileira) e principalmente ao fato de arranjar um marido para ela, sendo alguém que ela nem conhece direito. No entanto, ela se mostra o orgulho do pai Fergus( Voz de Luiz Carlos Persy na versão brasileira), que dar bastante incentivo de sua bravura  nas caças da qual ela herdou dele. 


Também é apresentado um aumento na prole com os menores irmãos trigêmeos de Merida. A todo tempo, Merida se mostra contra essa idéia de ser casada forçada só para cumprir um costume ancestral por ser filha primogênita. E foi prometida aos filhos de três lordes malucos: Macguffin(Voz de Luciano Szafir na versão brasileira), Marcintosh(Voz de Murilo Rosa na versão brasileira) e Digwall(Voz de Rodrigo Lombardi na versão brasileira).

Os respectivos filhos destes que se apresentam como pretendentes para Merida, parecem não mostrarem estarem muito aos pés dela, isso porque todos tem umas caracteristicas que os tornam longe de serem os ideiais de principes encantados. Um é muito gordo, outro baixinho e de sorriso muito feio e o único que mostra ter um porte mais esbelto, no entanto, é muito fresquinho e histérico, principalmente quando perde uma derrota no arco.

É nesse interim todo, que Merida vive mais um relacionamento conturbado com sua mãe Elinor. A discussão chega ao ponto dela pegar uma espada e cortar o manto com o desenho feito por representando a família  repartido no meio, justamente entre ela e a mãe. 

É nesse estopim que Merida resolve fugir com o seu cavalo e guiada por umas luzes azuis a levam para um local que funciona como estabelecimento de uma senhora muito simpática. A Bruxa(Voz de Carmem Sheilla na versão brasileira) tenta procurar vender para o seu peixe das suas quinquilharias no seu estabelecimento. Mas o que Merida está mesmo é interessada é ela a ensine um feitiço direcionado para sua mãe mudar de idéia a respeito e tentar entender que essa união conjugal  forçada não lhe trazer felicidades. 

É então que a Bruxa logo resolve fazer o que ela pede mudando o ambiente do estabelecimento, e coloca no caldeirão todas as receitas, entre elas está um pedaço do seu fio de cabelo vermelho.

Ela então transforma num inocente  bolo para Merida entregar para sua mãe e ela ao comer o pedaço vai logo sentindo os efeitos.

No momento em que Merida entrega o bolo para a mãe comer um pedaço dele, não demora muito  para ela sentir os efeitos e para desespero dela, o feitiço da bruxa em vez de trazer beneficio traria um imenso problemão para ela. Isso porque, o feitiço da bruxa fez a Rainha Ellinor se transformar numa ursa gigante.

Ao ver aquela cena, Merida começa a ficar desesperada e resolve ir atrás daquela Bruxa para conseguir atravês dela uma forma de reverter o feitiço. Acontece que para o seu  grande azar, a Bruxa já não estava mais presente naquele mesmo estabelecimento. O máximo que ela consegue lá  é despertar o caldeirão dela que reproduz uma mensagem dela em forma de holograma. Nessa mensagem, a Bruxa explicava que a única forma dela desfazer o feitiço é Merida reconsturar o que cortou antes do segundo pôr do sol.

Se Merida não cumprir essa tarefa para salvar sua mãe da maldição, Ellinor vai viver para sempre no corpo de uma ursa. E Merida precisará correr contra o tempo para conseguir cumprir essa meta. Para isso, passará por um longo desafio, uma grande jornada até lá. Começando por ela tentar procurar não mostrar para todos da família, principalmente seu pai Fergus. Ainda mais depois que ela conseguiu salvá-la de um urso anos atrás quando ela era ainda pequena. E se Merida não fizer isso correndo, sua mãe corre o sério risco de ficar para sempre presa no corpo de uma ursa, é quanto mais ela demorar para reverter esse estrago, mais sua mãe vai deixando os instintos naturais de urso a dominarem a ponto dela perder totalmente a racionalidade humana, e representar uma ameaça para ela. E não será só ela que Merida precisará salvar da maldição, mas também seus irmão menores. Os trigêmeos de Fergus e Ellinor se transformam em filhotes de ursinhos depois que comem o restante do bolo amaldiçoado que estava deixado a toa na mesa da cozinha.


Além dela tomar o cuidado de não deixar nem seu pai, nem o restante do  pessoal do palácio notar a presença de sua mãe tranformada em ursa gigante. O que acaba sendo em vão, porque todos sentem pelo cheiro a presença de urso e quando um das servas da corte nota a presença e faz a maior histéria. Começa a jornada de Merida salvar sua mãe da maldição e salvá-la de ser alvo de caçada. É também nesse interim que ela descobre entrando num buraco escuro, que esse feitiço já tinha sido praticado  por outra pessoa. E essa outra pessoa era o rei da lenda que sua mãe sempre lhe contava que foi o responsável por romper com os seus três irmãos em nome da sua ambição e que resultou em ele se transformar no mesmo urso  que anos atrás foi o responsável por decepar a perna de seu pai Fergus quando este a protegeu ná época em que Merida era ainda menina. É nesse momento que ela decifra que o único jeito de acabar com o feitiço da Bruxa é reconsturando o manto que ela cortou com a espada e botá-lo em cima de sua no momento em que ocorre o segundo raiar do sol como o holograma da Bruxa lhe orientou. 


E dessa forma, com muito sacrificio enfretando o seu próprio pai, Merida procura contra tudo e contra todos, proteger sua mãe da ameaça das flechas dos caçadores, também do urso responsável por decepar a perna de Fergus e sendo com a proteção de sua mãe ela consegue empurrá-lo até uma pedra que cai em cima e liberta a alma do homem que em nome ambição sem limites pagou um preço caro por isso e ao ver os primeiros sinais de clareamento do dia, Merida corre pegando o manto costurado e coloca em cima de sua mãe. Merida fica por um momento fica agoniada ao ver o feitiço, mas é  só quando os raios do sol se dirigem para o manto de Ellinor é que o feitiço é finalmente quebrado, e tanto Ellinor quanto os trigêmeos voltam as suas normais formas humanas.


E o filme termina então com Merida e Ellinor fazendo as pazes, e assim Merida termina não casando com nenhum dos três pretendentes, ficando então livre para escolher o seu parceiro ideal, e assim conquistando o respeito da mãe.


Achei muito maneiro, a forma como foi construida a trama do filme, que obteve uma boa aprovação da crítica e conquistou uma boa soma de bilheteria. A produção da animação levou quatro anos para ser concluido, antes de chegar as telonas, houveram muitas especulações e rumores quanto aos processos criativos, que levaram a desentedimentos entre estúdios com diretores e roteiristas. Vendo o feedback positivo pode-se concluir que o esforço todo não foi em vão. Essa foi a primeira vez na história da parceria da Disney com a Pixar Animation, que a Pixar resolveu se arriscar em produzir filmes utilizando as princesas como protagonistas. Desde a primeira experiência bem-sucedida com Toy Story(1995), que revolcionou o cinema na época por utilizar o recurso do traçado tridimensional, o que transformava o desenho com traços mais realistas como se os personagens estivessem sendo vividos por atores reais. Algo parecido com um Live Actions, elemento que a Disney já havia trabalhado esse recurso desde A Cançao do Sul(1942), onde trabalhou pela primeira vez a utilização de mesclar a interação dos atores reais com a animação e posteriormente seria também trabalhado com o filme da Mary Poppins(1964). Desde Toy Story, a Pixar e Disney nunca chegaram a produzirem um longa de animação utilizando as príncesas como protagonistas, sempre o que foi marca registrada da união das duas eram a utilização dos animais como os peixes de Procurando Nemo(2003) ou mesmo os ratinhos de Ratatouille(2007) ou mesmo dar vida  aos seres inanimados como os automóveis em Carros(2006) ou mesmo os personagens de videogames como no recente Detona Ralph(2012). 


Pode-se ver que com Valente, a experíência foi ótimma. Pude constatar que a trama sobre a Princesa Merida sai completamente dos padrões das princesas dos contos de fadas de onde estúdio eternizou.  Como bem já descrevi, o que Merida difere bastante para a Branca de Neve, a Cinderela ou mesmo a Bela Adormecida é o fato dela não mostrar um perfil de mulher forte e destemida, que não tem nada de bobinha, caindo sempre na armadilha das bruxas. 

Que aliás, se pararmos para lembrar da animação de Shrek(2001), pela DreamWorks, ele já trabalhava de uma maneira irônica e satirica com o universo dos contos. Onde o protagonista, o feioso monstro era quem salvava a Princesa Fiona. 

E Valente tem um pouco dessas caracteristicas Shrek, onde Merida além de não ser nada bobinha, e com carater forte a ponto de saber como se defender sem precisar depender de um principe encantado para lhe salvar. Também tem o fato de na trama ter uma sim uma bruxa, mas não ela a grande vilã responsável pela maldição de transformar a mãe de Merida, a Rainha Ellinor em ursa, mas sim ela mesma em consequencia de não ser compreendida pela mãe e por esse ato egoista ela acabou trazendo um grande desastre.


Posso colocar que o grande diferencial de Valente para as outros longas animados das  princesas  clássicas de contos de fadas, é o fato do filme transmitir que nós próprio é que  somos responsáveis por nossas escolhas, sejam elas  certas para uns ou erradas para outros, mesmo que não se dê conta das consequências graves que venham depois. No caso de Merida, fica bem evidente que a vilã da história não é a Bruxa, responsável  por criar o feitiço para transformar sua mãe Ellinor em ursa, mas sim ela mesma, não por ir atrás da bruxa, mas sim tentar buscar uma forma que ela acharia simples para sua mãe mudar de idéia e de mentalidade a respeito dos sentimentos dela que ela ignorava, mas Merida não imaginava que essa escolha egoista dela  traria um problema muito maior e que mesmo usando de magia, não seria resolvido como num passe de mágicas.


Posso concluir que Valente é um bom filme para ser assistido diversas vezes, por ser pura diversão para todas as idades.








FONTE:
http://www.mudandodeassunto.com/o-lado-oculto-dos-contos-de-fada/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brave_%28filme%29 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Habsburgo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_de_Valois
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-135528/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brave_%28filme%29 http://pt.wikipedia.org/wiki/Branca_de_Neve_%28Disney%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Bela_Adormecida_%28filme%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinderela_%28filme%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Pequena_Sereia_%28filme%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Beauty_and_the_Beast_%281991%29 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Toy_Story
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mary_Poppins_%28filme%29 
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Can%C3%A7%C3%A3o_do_Sul
http://pt.wikipedia.org/wiki/Shrek
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bragan%C3%A7a_%28Portugal%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Romanov
http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_de_Tudor
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ptolomaicos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fara%C3%B3
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vidas_dos_Doze_C%C3%A9sares


terça-feira, 7 de maio de 2013

RESENHA DE HOMEM DE FERRO 3

Sábado, 27 de Abril de 2013, fui conferir ao tão guardado terceiro filme da franquia de Homem de Ferro. O mais debochado de todos os heróis. E confesso sinceramente que  não tive nenhuma  decepção.Superou todas as minhas expectativas.



















Admito que antes de conferir ao primeiro filme da franquia do herói metálico lançado em 2008, eu conhecia pouca coisa a respeito dele e de sua importãncia dentro do universo da Marvel e não tinha tanta  familiaridade com ele como tenho com os X-Men, Superman, Batman e Homem-Aranha. Para se ter uma idéias eu nem sabia de cor e salteado os nomes de seus inimigos, nem por quais motivações ele decidiu ser um defensor da justiça, histórico famíliar e nem muito alguma mulher específica de quem ele se arramasse. Portanto, admito hoje que na época fiquei com um pé atrás.


 Diferentemente de Homem-Aranha ou dos X-men que são da mesma Marvel, dos quais eu já era familiarizado  tanto em conhecer cada um dos vilões   ou também nesses outros fatores ai citados, por acompanhar-los nas séries animadas livremente inspiradas neles quando assisti a primeira vez  os filmes de cada lançados nos começos dos anos 2000. O mesmo posso também dizer de Batman e Superman, os mais velhos, e os mais fortes e lucrativos da concorrente DC.



Seja atravês das antigas quatrilogia cinematográficas de cada um que pude acomapanhar assistindo nas Sessões da Tarde. Superman veio primeiro em 1978 e finalizou em 1987. Voltou em 2006 com Superman-O Retorno, e ressurge  com o sexto filme intitulado Homem de Aço previsto para ser lançado em Julho.  E com o Morcego de Gotham City foi parecido com o kriptoniano, ele teve seu primeiro filme lançado em 1989, assim como Superman todos os quatro filmes do Morcego passaram pelas mãos de diferentes diretores até finalizar como um fiasco em 1997 com Batman & Robin. Só sete anos depois é que ele retornou com todo o gás sob a direção de Chritopher Nolan na trilogia de O Cavaleiro das Trevas, começou com Batman Begins em 2005 e finalizou no ano passado com Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Ou nas séries animadas como  de Batman Animated Series, ou Batman do Futuro ou na clássica série televisiva dos anos 1960 estrelada por Adam West, que vez ou outra é reprisada por algum outro canal de televisão, ou mesmo nos Super Amigos ou na Liga da Justiça e no caso do Superman eu já tinha familiaridade com ele nas séries televisivas As Aventuras do Superman que eu pude acompanhar quando criança passando na Globo ou mesmo prequela Smallville no canal pago Warner.


Portanto, dá para se entender que com cada um desses eu já me identificava, porque queira ou não, eu posso ousar assim colocar que cada um deles a seu modo simbolizava um retrato da realidade. O Superman pode até ter uma grande distancia da realidade por ser simbolizado em um ser extra-terrestre, mas pelo menos foi aprendendo a utilizar com responsabilidade os seus super poderes e mesmo sendo forte, como qualquer ser humano  não fica imune de ficar adoentado, principalmente exposto a algo perigoso como Kriptonita.

Já  com os X-Men apesar de serem o exemplar raro de heróis coletivos, com cada um dos membros tendo suas peculiaridades, vindos de diferentes realidades sociais. Estão mais próximo da realidade do que o Superman, por serem não uma especializada em usar os superpoderes para combater o mal, mas sim, uma equipe que tenta combater algo muito mais complexo do que isso, o preconceito por causa dos seus poderes mutantes. 


Já se for comparar o Homem de Ferro ao Homem-Aranha, logicamente, a maioria das pessoas vai achá-lo mais distante da realidade por ser o alter-ego de um milionário palyboy do Tony Stark como o Batman é do Bruce Wayne. 

É indiscutível que o Homem-Aranha represente mais a realidade do que o Batman, por ser o alter-ego de Peter Parker, um pacato cidadão nova-yorkino de vida comum e o que eu já ouvi de muitos colegas do meu tempo de graduação no curso de História e disso não posso discordar, é o que aproxima ele da realidade apesar do seus super-poderes que contraiu de uma aranha de laboratórios com os seus  genes modificados para pular e subir as paredes e incremetar um meanismo para soltar teias, é quando ele não está combatendo o crime, defendendo Nova York de vilões de fantasias irreverentes como ele, lida com problemas diários. Como por exemplo, se dividir entre os estudos e trabalho fazendo bico como fotografo num jornal comandado por um chefe casca-grossa como o Senhor Jamesson. E morando com sua tia May Parker, uma simpática senhora idosa que simboliza para Peter uma figura materna. Isso sim pode-se dizer que o humaniza mais que o Batman e Homem de Ferro que mesmo sem super poderes, são vistos de uma forma fria e distante por viverem no glamour, constantemente frequentando baladas bebendo e comendo do bom e do melhor e além de curtir e galantear  as mais belas mulheres como faz o agente secreto britãnico James Bond, além de com as granas gigantes investem pesados nos recursos tecnológicos para se defenderem dos bandidos, coisa que já o aracnideo sem nada disso a seu favor depende do improvisso.






















Entre comparações de semelhanças e diferenças, vantagens e desvantagens entre Homem de Ferro com esses dois para definir entre proximidade ou distância da realidade. Eu pessoalmente fico no meio termo, até porque de algum modo o Homem de Ferro como a maioria dos outros heróis da Marvel e DC a seu modo representa e aproxima-se um pouco mais da realidade até mesmo do Batman e do Homem-Aranha. Como coloquei acima, eu não tinha muita familiariadade com o Homem de Ferro antes de conferir o primeiro filme, porque justamente eu não tive a oportunidade  do primeiro acesso em outras mídias que pudesse facilitar uma forte identificação minha com ele. Antes do filme eu tinha chegado a comprar e ler algumas edições de uma revistas das editoras Abril e Panini Comics onde ele aparecia incrementado nas histórias as vezes dos Vinagdores ou as vezes do Homem-Aranha. O que me fazia identificar bastante com o Batman e o Homem-Aranha era que atravês dessas outras mídias que eu citei acima, eu pude conhecer os perfis e semelhanças e diferenças, e o fato deles usarem uniformes  irreverentes com simbolos de animais e enfrentarem vilões que também não ficam atrás na irreverência de utilizarem roupas chamativas e as vezes  com adereços que lembram as vestimentas dos artistas circenses, e os próprios também não ficam atrás. Batman e Homem-Aranha levam muita vantagem do que o Homem de Ferro  nesse quesito, o Batman lembra mais porque em todo o adereço desde a capa, da cueca em cima da calça e até a própria máscara são elementos tipicos dos artistas circenses e não só dos artististas circenses como também dos luatadores de Telecatch a quem pode se dizer que seu criador Bob Kane(1915-1998) se inspirou para criar o uniforme do Cavaleiro das Trevas de Gothan Citty. Já o Homem-Aranha foi poupado por Stan Lee de utilizar capa e cueca em cima de calça, mas pelo menos mostra de onde tirou a idéia fantasia mostrado logo no primeiro filme da franquia lançada em 2002. Já o Homem de Ferro nesse quesito é o único que foge dos padrôes no geral, por utilizar um tipo de uniforme que não é feito de  latex ou malha, mas sim trata-se de uma armadura. Que ainda assim, carrega umas referências aos artistas circenses por ser colorido e ter a famosa cueca em cima dos metais.

O Homem de Ferro assim como o Homem-Aranha também gosta de ser engraçadinho, fazer piada até na hora do combate, diferente do Batman que sempre fica sério, até mesmo quando lida com gente insana como Coringa, Espantalho ou mesmo Duas-Caras. Com a grande diferença de o  Homem de Ferro não mascara  para ninguém suas imperfeições  coisa que tanto o Homem-Aranha como Batman fazem e o único que tem a coragem de mostrar com a cara llimpa e não se preocupa em ser sempre um bom mocinho chatinho como fazem a maioria dos heróis.    




















Diferente de Peter Parker e Bruce Wayne, que em comum estes respectivamente resolveram criarem as irreverentes vestimentas com simbolos de animais por terem vividos tragédias familares, tiveram seus entes queridos mortos durante um assalto. O que a meu ver nesse quesito, o Batman leva mais vantagem e está mais próximo da realidade do que o Homem-Aranha. Isso porque, o Bruce testemunhou ainda criança os seus paiss  morrerem dentro de um beco escuro por um assaltante, e com a morte deles,  ele não tinha nenhum parente próximo para assumir sua tutela, sobrando mesmo para o seu Mordomo Alfred Pennyworth . E não precisa ser nenhum PhD em comportamento infantil para entender o quanto uma criança que testemunha uma tragédia como essa cresce uma adulta transtornada, e o Batman com a sua seriedade e frieza demonstra bem por quais motivações escolheu o abismo das trevas para fazer justiça com as próprias mãos, principalmente que caiu num fundo de um buraco e lá viu muitos morcegos. Eles não o morderam e nem os deram super-poderes, mas foi esse animal que ele escolheu para  criar o seu alter-ego de Batman. Já com o Homem-Aranha carrega essa mesma semelhançafoi durante uma caminhada pela noite escura que Peter Parker se depara com um monte amontoado de gente vendo um senhor deitado no chão baleado, Peter custa a acreditar que ele senhor era o seu Tio Ben Parker. A sua referência, antes dessa tragédia familiar já tinha sido mordido pela aranha de laboratório.

No principio Peter a utilizou de maneira irresponsável, de forma egoista, chegou a ignorar o assaltante responsável por matar seu Tio Ben horas antes quando este estava passando por ele no vestiário dos lutadores de telecacth. E nessa tragédia ele aprendeu que com "Grandes poderes vem grandes responsabilidades". Frase que seu Tio Ben o alertou horas antes.

Não que nisso o Homem-Aranha se distancie da realidade, no entanto, a grande desvantagem que eu vejo dele pro Batman nesse quesito é o fato não de se falar pouco ou mesmo mascarar a respeito do pai e da mãe do Peter Parker e que só foi brevemente mostrado no recente filme reboot "O Espetacular Homem-Aranha" lançado no ano passado.

Já Tony Stark nesse quesito ele leva uma grande desvantagem desses, porque não foi por uma tragédia familiar  que o tornou Homem de Ferro, isso porque, antes dele virar o homem de lata o pai e a mãe dele já estavam mortos.











Assim como o Homem-Aranha, o Homem de Ferro também tem esse jeitão piadista e debochado e um pouco sem noçãotambém foi a duras penas que ele descobriu que com "Grandes poderes vem grandes responsabilidades". 


Como já dito, eu só me identifiquei mesmo com o Homem de Ferro depois que assisti ao primeiro filme franquia lançado em 2008. Primeiro por vê no Homem de Ferro, uma grande semelhança com os heróis japoneses de armaduras metálicas como Jaspion, Spielvan ou mesmo Jiban que marcaram minha infãncia e  principlamente pela maneira como a direção do Jon Favreau e sua equipe de roteiristas conseguiram construir e transformar a trama do Homem de Ferro numa franquia bem-sucedida e como daquilo a Paramount soube como lançar a ousada idéia de quatro anos mais tarde trazer no ano passado Os Vingadores para as telonas. No primeiro filme de Homem de Ferro, Tony(Robert Downey Jr.) é um grande industrial que adora curtir uma onda de bon vivant. Ele forma sociedade com Obadiah Stane(Jeff Bridges), o inimigo do metálico Homem de Ferro, que nas páginas das HQs, é conhecido pelo codinome de Monge de Ferro. Nesse primeiro filme, a Pepper Potts(Gwyneth Paltrow) assumi uma função de apenas coadjuvante como sua secretária particular. 
























A trama do primeiro filme foi construída e se desenvolve no momento em que Tony Stark durante uma viagem ao Afeganistão, vai acompanhado de seu amigo, o Coronel James Rhodes(Terence Howard) para demonstrar as suas criações   na Base Militar Americana, os armamentos com os misséis denominados de Jericho. Com alto poder destrutivo, com a finalidade de salvar a humanidade do terrorismo. Ele se mostra tão exaltado e ensusiasmado com o investimento pesado de suas criações que nem fazia dos maleficios que aquilo podia trazer para a humanidade.

O que ele não esperava era ser atacado pelos terroristas, com um armamento pesado capaz de colocar um buraco no seu peitoral e foi levado para o esconderijo deles e lá fica espantado e surpreso que os armamentos que eles utilizaram tinha a marca das Indústrias Starks. É nesse local que conta com a ajuda do Dr. Ysen(Shaun Todd) que implanta nele um imã eletromagnético para que ele pudesse. E de lá que ele constroi o protótipo do Homem de Ferro. No decorrer do filme, Tony fica perplexo ao descobrir  que o responsável por entregar estas armas aos terroristas foi Stane, o velho de seu pai Howard Stark e que lhe passou a perna e termina com ele revelando para durante uma coletiva de imprensa que era o Homem de Ferro. Esse primeiro da franquia obteve um bom feedback tanto nas bilheterias, quanto nas críticas. E graças principalmente ao bom desempenho de Robert Downey Jr. que foi a escolha certa da Paramount para o papel.


Já no segundo filme lançado em 2010, que já esse eu não conferi no cinema, só pude conferi-lo depois que comprei o filme em DVD. Nessa sequência,a trama vai se passando seis meses após o primeiro e interligado simultaneamente  aos filmes de dois outros  heróis da Marvel que participariam dos Vingadores junto com Homem de Ferro. Esse segundo ocorre posteriormente a O Incrivel Hulk(2008) e anterior a Thor(2011).

























Nesta segunda sequência, a trama se passa seis meses depois de  Tony Stark revelar publicamente numa coletiva de imprensa, a sua identidade de Homem de Ferro  mantendo o mesmo jeito descontraido e bon vivant de sempre. Contando de novo com a direção de Fraveau e obteve o mesmo sucesso de bilheteria do primeiro. O enredo desse começa no primeiro momento se passando em Moscou, onde Ivan Vanko(Mickey Rourke), vivendo numa casa de súrburbio cuida de seu pai o ex-renomado cientista Anton Vanko que no passado se envolveu no projeto desenvolvido por Howard Stark, o pai de Tony. Mas foi por suposto  envolvimento de Vanko  com  a temida agência de espionagens da KGB, que por causa a sua vida ficou arruinada. Anton Vanko ao olhar na TV, um noticiário da revelação de Tony Stark se exibindo para a imprensa dizendo que é o Homem de Ferro. Vanko com a saúde frágil e perto de morrer pede para seu único filho Ivan vingá-lo pela desgraça que os Starks causaram na sua vida. Ivan Vanko, um dos antagonistas do filme carrega caracteristicas mescladas a dois vilões do Homem de Ferro nos quadrinhos. Um é o Dínamo Vermelho, que é o codinome do  seu pai Anton Vanko nos quadrinhos e era uma dessas categorias de vilões do Universo Marvel que faziam alegoria caricatural dos russos durante a Guerra Fría.  E do Chicote Negro, que nos quadrinhos é o codinome de Mark Scalotti. É desse segundo especificamente que Ivan Vanko adota o codinome, principalmente depois de ver o pai morrer resolve pegar um antigo papel do projeto Vanko/Stark e construir os chicotes metálicos que são capazes de cortar de todo tipo de aço.

Enquanto Ivan se  preparava para o momento certo e a hora certa concretizar a sua vingança, Tony fazia sua exibição com a armadura para a EXPO STARK. Um dia depois, Stark vai ao Congresso Americano responder as investigações de CPIs aobre irregularidades ou mesmo do perigo que represente a armadura do Homem de Ferro. E se não bastasse fica preocupado de estar entre a vida e a morte, porque o paladio em seu peito que o mantém vivo a cada dia vai envenenando as suas células.

É durante o GP de Mõnaco que Tony ao inventar de participar da corrida se depara com Ivan Vanko, que não bastando só ele também terá de lidar com o seu grande concorrente Justin Hammer(Sam Rockwell) que vai se aliar a Vanko para acabar com Stark.

Foi no desenvolver desse filme, que Stark preocupado com o paladio exposto em seu corpo toma umas atitudes meio impensadas como colocar Pepper Potts(Gwyneth Paltrow) para assumir as Industrias Starks, e foi durante uma festa que ele promoveu em sua mansão se embebedando e fazendo uso da armadura. Em uma situação tão lastimavel que o Coronel James Rhodes( Don Chandler no lugar de Terence Howard) inconformado com aquela cena resolve pegar uma das armaduras de Tony denominada de Máquina de Guerra. 
Para fazer um combate corpo a corpo com ele. Nesse filme ainda aparecem Nick Fury(Samuel L. Jackson), o chefe da agência S.H.I.E.L.D, cuja aparição já previa para o projeto do futuro  filme conjunto dos Vingadores e com Natasha Romanoff/Viúva Negra(Scarllet Johansson) fazendo muitas cenas lutas acrobáticas sem perder a o charme e a sensualidade. O segundo terminou com Hammer sendo preso e Vanko sendo destruído pelo Homem de Ferro e o Máquina de Guerra. E com um acréscimo de uma cena final dos créditos onde o agente de Fury encontra em pleno deserto do Novo México, o Martelo Mjorn. Uma prévia para o filme de Thor que seria lançado no ano seguinte. Ela conseguiu manter o mesmo ritmo intenso do primeiro, e conseguiu contabilizar uma boa soma de bilheteria. Confesso que sempre que diversas que assisto a esse filme fico bastante impressionado com a maneira como eles mantiveram o mesmo esquema, e Downey Jr. deu mais um show com sua veia cômica e conseguindo transformá-lo num papel dramático.




















E no ano passado quando ele apareceu no filme dos Vingadores. o Homem de Ferro brilhou junto com aquela equipe formada por Thor, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Hulk e Capitão América. A cena dele batendo boca com o  grupo e principalmente com o Capitão América foi a que eu achei a mais cõmica de todos os momentos do filme. 
Na batalha contra a peversa raça aliebígena dos Chitauri, que contaram com o auxilio de Loki, o irmão malvado de Thor.


























Já quanto ao recente terceiro filme, o que posso definir a respeito de como foi construida a trama, superou todas as expectativas que eu podia imaginar. Ainda cheia de revelações surpreendentes.

Esse terceiro filme conta desta vez com a direção de Shane Black, que antes de assumir a direção deste filme, só dirigiu Beijos e Tiros(2005), no entanto já tinha uma experiência como roteirista. No posto de Favreau que havia dirigido os dois anteriores, e cuja participação nesse foi como produtor e ator, repetindo o papel de Happy Hogan, o cômico guarda-costas de Tony Stark desde o primeiro.


A grande diferença estética que a direção de Shane Black implantou nesse filme pode ser notado logo de cara, com a narrativa em primeira pessoa onde o protagonista descreve que cada um de nós cria seus próprios demônios. Recurso que não foi implantando nos dois filmes anteriores sob a direção de Favreau.

O detalhe é que ainda não aparece uma cena durante o discurso narrativo, só minutos depois é que aparecem as primeiras cenas começando com um prólogo. Foi outra grande diferença implantado por Black, o que não significa  que nas sequências anteriores sob a direção de Favreau não tivesse esse recurso de colocar um prólogo no enredo.


É tanto que se lembrarmos bem, no  primeiro filme  a história começa com a cena de  Stark mantido refém pelos  terroristas no Afeganistão, depois vem o prólogo de momentos antes dele ir ao país onde é  feito refém e de onde viu eles usarem as armas de fabricação das Indústrias Stark contra ele e dai acontece o desenvolvimento do filme. No segundo também é explorado esse tipo de recurso, mostrando Ivan Vanko e seu pai  Anton Vanko assistindo em sua casa simples na gelada Moscou, o noticiário da televisão coletiva de imprensa de Stark revelando ser ele o Homem de Ferro. Enquanto o noticiário paparicava Stark, Ivan ficava naquele momento transtornado pela morte súbita do pai e a partir daquele momento, ele resolve construir  os chicotes metálicos para destruir Stark e fazer sua vingança contra as desgraças que ele e sua família causaram na sua vida  por 40 anos.


 Nesse terceiro filme, o recurso do  prólogo também é utilizado, mas,   de uma maneira diferente  onde  a trama gira em torno de uma situação ocorrida com Stark muito antes dele virar o Homem de Ferro. Foi durante a festiva  noite de Reveillon de 1999, enquanto boa parte do mundo inteiro vivia a ansia e a expectativa pela chegada do século 21, o Novo Milênio e outros nutriam o pavor pelo Bug do Milênio causar a pane nos sistemas de computador,  que inclusive esse importante acontecimento histórico da Virada do Milênio chega a ser citado.

É nesse clima  de alegria e ao mesmo tempo pavor mostrado nesse prólogo que Stark enquanto isso estava curtindo aquele bom momento em Berna, capital da Suíça. E como é típico dele estava  numa noitada com direito a muita bebida muita mulher para se aventurar.

É também durante o prólogo que Stark irá conhecer duas pessoas, que mais para frente no desenvolver e desenrolar  do filme  serão importante para modelar o corpo  do enredo.

Essas duas pessoas são dois cientistas que estavam presentes num Congresso Científico ocorrido na capital suiça durante o clima festivo do ano novo daquele ano de 1999. Um é Aldrich Killian(Guy Pearce) que tenta se aproximar em vão de Tony Stark pedindo verba para financiar suas  pesquisas no IMA(abreviação de Idéias Mecãnicas Avançadas), uma  organização científica criminosa existente  dentro do Universo Marvel. A data do surgimento nas HQs foi a partir da Strange Tales#146, publicado em Julho de 1966. Tem árvore genealógica da HIDRA, temida organização criminosa surgida em plena Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, que foi combatida pelo Capitão América e depois de muitos anos adormecida e retornar a ativa, passou a ser  combatida pelo mesmo junto com os Vingadores.

Mas, além de Killian, Stark também conhece neste mesmo prólogo, a bióloga Maya Hansen(Rebecca Hall). Hansen é criadora do Extremis, uma metodologia de regeneração de reescrita genética com o objetivo de fazer com que pessoas que tiveram membros dos corpos perdidos seja por qualquer circunstãncia, teriam de volta. Esse prólogo termina com Stark ignorando o pedido do Dr. Killian e vivendo uma noite de amor com a Dra.Hansen junto com as explosões de alegria   pela chegada do ano 2000. E se despede sem cerimônias.

Depois desse prólogo, a trama vai se desenvolvendo chegando ao momento presente. Passados doze anos, Stark agora como Homem de Ferro, mantendo o mesmo jeito debochado, mas em alguns momentos com um tom mais denso, tudo disso porque, passado alguns meses depois de ter participado dos eventos passados no filme dos Vingadores, Stark ficou traumatizado e de vez  em quando  atormentado chegando a assustar Pepper Potts, é tanto que ele as  vive se questionando se vale a pena continuar usando a armadura do Homem de Ferro. Nesse interim, o mundo vive da ameaça de um terrorista internacional chamado Mandarim(Ben Kingsley), que manda ordenar atentados  praticado pelo grupo denominado de Dez Anéis. Enquanto Stark vive nesse momento reflexão, quem procurar tentar impedir e rouba a cena é   James Rhodes(Don Cheadler de novo) e desta vez com uma armadura metálica desenvolvida por Tony Stark, onde ele é denominado de Patriota de Ferro, com a armadura pintada das cores da bandeira americana.



E será por causa do Mandarim, que os caminhos de Stark e dos dois cientistas que ele conheceu em Berna há doze anos irão se entrecruzar. Principalmente depois que ele recebe em sua mansão, a vista da Dra. Hansen, lhe avisando que o seu patrão, o agora influente e poderoso Killen, o mesmo que ele ignorou em Berna. É quem está por trás  do Mandarim. E assim tem se inicio mais uma emocionante luta do herói de metal  contra uma nova face do mal.


Não vou entregar mais nada sobre o enredo, vou deixar  para quê confiram e tirem suas próprias conclusões.

Pessoalmente eu gostei demais dessa terceira sequência, que logo na primeira semana de exibição conseguiu faturar 300 milhões de reais e lidera o ranking nos EUA.  Desde 1990, que várias grandes corporações cinematográficas   vinham tentando negociar com a Marvel para levar Homem de Ferro para as telonas até chegar as mãos da Paramount, que concretizou essa idéia 18 anos depois e até Robert Downey Jr. ser escolhido foi uma verdadeira odisséia. 
E foi uma escolha perfeita, não tem quem não imagine um outro filme do Homem de Ferro sem ele. O personagem foi um divisor de águas na carreira do ator que bem antes do filme ele já era uma grande estrela hollywoodiana já com um extenso curriculo cinematográfico. No entanto, antes de estrelar o Homem de Ferro, Downey Jr. estava passando por uma  fase muito dificil de sua vida pessoal, principalmente em consequência das drogas que o levaram a  prisão e quase arruinaram sua carreira. E foi parece graças ao Homem de Ferro que ele conseguiu se reerguer. O personagem caiu como uma luva para o ator, até porque eles carregam a mesma essência em comum. A maneira como Shane Black dirigiu não deixa a desejar da maneira como Favreau dirigia. 

Um dos momentos que eu mais gostei no filme, foi a maneira como a direção e os  roteiristas criaram para Tony Srark um novo mecanismo dele vestir a armadura, era fazendo ela se fragmentar no ar, e aos pedaços ia colando-se ao corpo de Tony. Na hora eu nem me toquei, mas só nesse exato momento em que estou descrevendo sobre o filme é que me lembrei de Cavaleiros do Zodíaco. Com certeza quem tem  a minha faixa idade e acompanhou a série animada japonesa na extinta TV Manchete. Devem com certeza lembrar-se que toda que toda a vez que os Defendores da Deusa Atena, reencarnada no corpo da jovem Saori Kido, formado por Seya de Pégasus, Shyriu de Dragão, Hyoga de Cisne, Shun de Andrômeda e Ikki de Fênix sempre que trajavam suas armaduras que simbolizavam suas respectivas constelações elas se fragmentavam no ar e iam se colando nos corpos atléticos destes pedaço por pedaço. É justamente dessa forma que no terceiro filme do Homem de Ferro  é desenvolvido uma inovação de recursos tecnológicos, outra também pequena diferença que pode ser notada em relação tanto aos dois filmes anteriores, quanto até sua participação em Os Vingadores. O filme tanto no quesito técnico quanto no quesito artistico mantém o mesmo bom nível dos já dirigidos por Favreau. Eu fico até pensando que parece que os roteiristas e o diretor devem ter se inspirado nos heróis do anime para colocar este novo tipo de recurso para trajar em sua armadura.














Depois que o filme estrelou faturando um bom rendimento como descrito acima, já andaram surgindo especulações e rumores sobre um provavel futuro quarto filme da franquia. E a grande dúvida  é se Robert Downey Jr. vai permanecer nesse projeto, já que está renegociando o seu contrato. O que eu pessoalmente acho melhor ele continuar, porque em time que está ganhando não se mexe. O ator já está confirmado para fazer um segundo filme dos Vingadores previsto para 2015. Quanto ao quarto filme de Homem de Ferro, ai fica-se na dúvida. Bom, agora só resta aguardar.




FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/I.M.A
http://pt.wikipedia.org/wiki/Shane_Black
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_de_Ferro_%28filme%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_de_Ferro_2
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_de_Ferro_3


http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2013/05/homem-de-ferro-3-fatura-us175-mi-e-vai-ao-topo-das-bilheterias-nos-eua-1.html
http://omelete.uol.com.br/homem-de-ferro/
http://omelete.uol.com.br/homem-de-ferro/cinema/homem-de-ferro-3-omelete-entrevista-robert-downey-jr/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Downey_Jr.
http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/robert-downey-jr-renegocia-contrato-de-homem-de-ferro






segunda-feira, 22 de abril de 2013

FRASES DE FILMES

"Parece que eu a semana errada pra parar de cheirar cola"
(Steve Mccroskey-Lloyd Bridges no filme "Apertem os cintos o piloto sumiu.)

"Saia de perto dela, sua vagabunda!"
(Ripley-Sigourney Weaver no filme "Alien-O Oitavo Passageiro".)

"Siga o dinheiro"
(Garganta Profunda-Hal Holbrock no filme "Todos os homens do Presidente".)

"Simplesmente existem dinheiro demais"
(Imperador Joseph no filme "Amadeus" de 1984.)

"Me dê um uisque, Ginger Aler á parte e não seja mesquinho, querido"
(Anna Christie-Greta Garbor no filme "Anna Christe de 1930.)


 "Você me faz querer ser um homem melhor"
(Melvin Udall-Jack Nicholson no filme "Melhor é impossivel".)

"Você já dançou com o diabo á luz do luar?"
(Coringa-Jack Nicholson no filme "Batman" de 1989.)

"Eu vi coisas que vocês, humanos, não acreditariam. Naves de ataque em chamas nas bordas de Orion. Vi Raios-C cintilar na escuridão perto do Portal de Tannhauser. Todos esses momentos ficarão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer."
(Roy Batty-Ruteger Hauer no filme "Blade Runner-O Caçador de Andróides".)



segunda-feira, 18 de março de 2013

FILME AS AVENTURAS DE PI(2012)





Dia desses quando assisti já em DVD copiado, emprestado por Barbie minha colega de academia. O recente filme "As Aventuras de Pi".




A minha impressão sobre esse tipo de filme foi das melhores possíveis em diversos aspectos. O filme contém lindos efeitos visuais e um incrivel show de magia hollywoodiana. Além disso, ele também carrega uma trama bem construida e bem amarrada, principalmente no que diz respeito em mostrar ao homem  respeitar o instinto dos animais, como o filme bem bate na tecla a esse respeito. Também é construida de forma objetiva e muito sútil a questão do protagonista sofrer bullying na escola por carregar o nome de Piscine. Em diferentes momentos do filme, há muitas variações de cenas. Há momentos em que mostra Pi adulto vivendo no Canadá  narrando para um amigo escritor, que vem buscando inspiração para escrever um novo romance. A sua trajetória um tanto incomum, começando por antes dele nascer, na Índia, mais precisamente na cidade Pondcherry. Um território localizado na Costa de Coromandel na região sudeste do país, que já  foi uma colônia francesa. Pi relata como seus país se conheceram, relata que em comum os dois eram meio céticos, ateus. Seu pai Santosh Patel vira dono de um zoológico, é nesse lugar que ele conhece um temido tigre de bengala chamado Richard Parker.  Pi tinha um irmão mais velho chamado Ravi, que era muito cético como seus país. Já Pi começa a desenvolver um interesse para descobrir a fé praticando diferentes religiões desde do hinduismo típico de seu país, passando pelo catolicismo ao islãmismo. A experiência nesses diferentes tipos de credos será o ponto para ele descobrir o conceito da existência de Deus. O conceito espiritual de cada um, envolvendo até os animais. Ele também relata da sua primeira experiência em que conheceu Richard Parker e foi tentar levar um pedaço de carne das suas próprias mãos. Quando o tigre tenta se aproximar dele, fica observando atentamente até o momento em que o pai o interfere e mostra sobre a questão do instinto do animal. Que isso ele não pode mudar. Pi também relata de sua primeira experiência amorosa na juventude.  Tudo ia bem até o momento em que seus país decidem sair da Índia, vendem o zoológico e levam junto os animais no  cargueiro em direção ao Canadá para mudarem. Vai ser  na embarcação que os país encenam uma cômica cena com o mal-humorado cozinheiro do cargueiro, onde tem um bate-boca se recusando a comerem a carne servida por eles, isso porque todos ali são vegetarianos. 

Será durante uma tempestade que ocorrerá uma grande reviravolta na vida de Pi, pois será nesse momento que apenas ele e alguns animais do zoológico que conseguem sobreviver ao barco salva-vidas. Esses animais são formados por uma zebra, um orangotando, uma hiena e o tigre Richard Parker.  Dos animais só Richard Parker é quem acompanha a odisseia de Pi vagando pelo barco no oceano sem rumo certo, já que os outros foram devorados pela hiena e por Richard Parker seguindo cada o instinto de suas respectivas cadeias alimenticias.

Já li comentários de criticos comparando esse momento do filme explorando a agonia de Pi e Richard Parker andarilhando pelo oceano para sobreviverem, essa característica bem explorada nesse momento do filme os remeteram ao filme Naufrago(2001). O que realmente não se pode negar. Pois assim como Naufrago, As Aventuras de Pi também transmiti uma mensagem sobre até que ponto o ser humano numa situação limite como essa, pode graças a fé e a esperança mantendo viva dentro é capaz de se superar. 

O filme conta com a direção de Ang Lee, que demonstra nesse a mesma maestria e competência genial como mostrou em "O Tigre e o Dragão"(2000), que foi o responsável por lançá-lo no cast mercadológico hollywoodiano graças aos 4 Oscars adquiridos pelo filme.


Para resumir, posso definir que o filme explora a mensagem do homem manter sempre viva a sua fé, mesmo que as circunstâncias para isso o deixem descrente. Como bem já coloquei, carrega ótimos efeitos visuais e brilhantes efeitos mágicos principalmente nas cenas da odisséia de Pi, com algumas licenças poéticas. Foi inspirado no romance homônimo do canadense Yann Martel cuja primeira edição foi publicada em 2001. Inclusive existe  uma polêmica quanto a acusações de criticos literários acharem que Martel teria criado essa obra, plagiando de  Max e os Felinos de autoria do brasileiro Moacy Scliar(1937-2011). O romance de Scliar publicado em 1980, portanto 20 anos antes de As Aventuras de Pi. Tem como ponto similar do protagonista de Martel, o garoto judeu Max  assim como o indiando Pi, ao fugir da Alemanha Nazista em uma embarcação que naufraga e, assim como Pi ele é o único que sobrevive em um bote salva-vidas e é acompanhado de um Jaguar assim como o tigre Richard Parker acompanha Pi.  O próprio Martel admite que livremente se inspirou na obra de Scliar e colocou até uma dedicatória ao prefácio de sua obra. Polêmicas a parte, como não li nenhum dos livros, posso simplesmente colocar que o filme em si não tem nada de plágio, tanto na forma como ocorreu a contrução do enredo até mesmo nos conceitos técnicos e artísticos. Esse eu recomendo.

quarta-feira, 13 de março de 2013

FILME: HOOK-A VOLTA DO CAPITÃO GANCHO(1991)
























Dia desses quando publiquei uma postagem comentando sobre os filmes João e Maria: Caçadores de Bruxa e Os Miseráveis. Dos quais  conferi durante as festividades do Carnaval. Foi mais especificamente em  Caçadores de Bruxa que conta com a direção do norueguês Tommy Wirkola, que traz uma nova roupagem sobre os protagonistas de um clássico da literatura infantil, rótulado de  conto de fadas.   Mostrando uma visão diferente dos dois irmãos criados pelos  alemães Jacob e Wilhelm Grimm, comumente conhecidos como Irmãos Grimm que publicaram esse conto  lá no século XIX, que se perdem na floresta e são encontrados por uma bruxa que os manda entrarem  na sua casa de docesmandam eles se deliciarem e se emputurrarem com os doces oferecidos por ela, para depois serem devorados.

Nesse filme como bem expliquei, João e Maria são apresentados não mais como crianças, mais sim  como dois adultos, que em nada lembram as crianças descritas e sempre passadas e repassadas por nossas professorinhas de maternal como indefesas, ingênuas e inocentes. 


Os protagonistas adultos apresentados nesse filme, interpretado por astros como Jeremy Renner fazendo João e Gemma Arterton fazendo Maria são agora mostrados como adultos especializados em  caçar as bruxas, sendo mostrado como  super valentes, utilizando como adereços flechas e espadas, rementendo a atmosfersa de Robin-Hood e  não tem mais medo de cara feia e além disso mostram também não terem inibição para terem umas atitudes nada inocentes.


Foi também naquela postagem que fiz um breve  comentário sobre outro filme que Caçadores de Bruxas  me remeteu, de outra  famosa criança protagonista de um  clássico da literatura infantil que há  22 anos também ganhou as telonas e também sendo mostrado por essa visão adulta. Estou me referindo ao Peter Pan em Hook-A Volta do Capitão Gancho.


No breve comentário que fiz ao citar  Hook, eu coloquei como principal  semelhança a Caçadores de Bruxa, o fato do famoso menino que não queria crescer, uma criação do britânico J.M.Barrie(1860-1937)  cuja primeira publicação como livro impresso data de 1911, ser transformado num adulto. Muito diferente desse filme recente  sobre João e Maria adultos, onde a construção, a modelação, a estética  e a ótica deles nessa fase como bem coloquei na resenha são apresentados de uma maneira que em nada lembram as características essênciais  deles descritas como as crianças  dos livros. Caçadores de Bruxas carrega uma atmosfera bastante barra pesada, com muitas cenas de lutas sangrentas e muitas cenas de esmagamentos. Dessa pode-se colocar que se encaixa perfeitamente na categoria de um típico filme de gêneros bem mesclados, carregando um pouco de elementos típicos de um filme de ação com aventura e fantasia.  E dessa forma, posso assim colocar que o filme  foi transformado num típico entretenimento  indicado apenas para adultos.


Quanto a Hook-A volta do Capitão Gancho(Hook, EUA, 1991) pode-se ver que da maneira como foi construida a roupagem do Peter Pan adulto, a principal diferença para Caçadores de Bruxa é que nele houve também a preocupação de transformá-lo num típico entretenimento indicada para todas as idades como posso assim resumir.



Ao dar uma nova conferida no filme pelo site do Youtube, esse que hoje eu ousaria defini-lo como um clássico infantil, que nas diversas oportunidades onde pude conferi-lo quando passava nas sessões vespertinas na grade de filmes da Globo, seja na Sessão da Tarde, na antiga Sessão de Sábado ou mesmo nas Temperaturas Máximas da vida, quando  citei na postagem sobre Caçadores de Bruxas, eu carregava umas lembranças vagas sobre este filme, mas agora depois de tê-lo conferido de novo, depois muitos anos pelo Youtube, pude observar atentamente e analisar detalhadamente  algumas passagens e momentos interessantes, que não tinha percebido antes e  vou passar a comentar a partir desse momento.


No começo da trama, o filme já apresenta um Peter Pan adulto, que logo de cara pode-se observar que ele em nada lembra a essência do menino destemido da Terra do Nunca que não queria crescer. Nesse primeiro momento, Peter Pan é apresentado com uma nova identidade, agora ele se chama Peter Banning(Robin Williams). Peter aparece acompanhado de sua família,  formada por  sua esposa  Moira Darling(Caroline Goodall), a quem eu equivocadamente havia colocado como afirmação na postagem do filme Caçadores de Bruxa, que essa seria a  Wendy com quem Peter casou e também  era a mesma que ele havia levado para a Terra do Nunca junto com seus dois irmãos menores John e Michael.( Obs: Muitos anos atrás quando passei em uma livraria e dei uma folheada numa edição ilustrada de coleção de Peter Pan, os nomes de John e Michael aparecem alterados para dois nomes variantes desses na língua lusitanaJohn é apresentado como João e Michael como Miguel. Algo parecido também aconteceu com João e Maria, que que a primeira vez que os Grimm publicaram na Alemanha, eles tinham os títulos homônimos de Hansel Und Gretel, e quando foi publicado em português pela primeira vez, foi preferido modificar seus nomes originais para dois mais famíliariares e de forte significação cristã. Hansel virou João e Gretel virou Maria.)

Moira Darling, a esposa de Peter é  neta de Wendy Darling. Cuja aparição nesse filme só irá ocorrer mais para frente. Além de Moira, a família de Peter também é constituída pelos seus  dois filhos Jack(Charles Korsmos) e Maggie(Amber Scott). Nesses momentos iniciais, o enredo  vai-se construindo e se moldando no perfil do Pan como o homem feito  Peter Banning.  Como bem coloquei acima, a face de Peter Pan adulto em nada lembra o destemido menino que não queria crescer, e a prova disso é quando ele está  conferindo a apresentação teatral de sua filha Maggie, encenando uma peça logo de quem, Peter Pan, onde advinha quem  é a personagem que ela encena? Resposta: Wendy. Mas Peter Banning nem percebe que essa peça de Maggie faz uma referência a ele especificamenteNesse mesmo momento, Banning atende um telefonema do seu celular, num pré-histórico modelo comum do principio dos anos 1990, daqueles que eu cresci acompanhando o seu surgimento  do tipo  grossão, com antena e que abria as teclas como se fosse uma caixinha. Onde era um privilégio para poucos e era difícil ligar ou mesmo atender, principalmente em lugares que tinham poucos sinais. 



IMAGENS:
























Pois então, nesse mesmo momento em que atende uma ligação de uma importante firma onde trabalha como advogado,  Jack se aproxima dele  lembrando-lhe de sua promessa de no dia seguinte conferir a  sua partida decisiva  de beseibol. Nesse primeiro momento, a trama vai girando em torno de apresentar o antigo Peter Pan criança agora como o adulto Peter Banning lidando com situações e problemas comuns de qualquer adulto, como lidar com as duras rotinas e as  imensas responsabilidades do trabalho e também lidar com os problemas familiares.


No dia seguinte, onde ocorre a partida decisiva de beisebol do time de Jack, Peter fica tão atarefado com os problemas da firma que acaba esquecendo de  ir conferir a partida de seu filho. Ao mesmo tempo, Jack fica tão preocupado com a ausência do pai, que nem consegue se concentrar na partida e acaba deixando seu time de beisebol perder. E só muito tempo depois de terminada a partida que Peter aparece.


Depois desse primeiro momento, a trama vai sendo desenvolvida durante a viagem de Peter e sua família para a Londres. No avião, Jack ainda magoado com o pai por ele não ter estado presente na sua partida de beisebol, tem um comportamento meio estranho de jogar a bola no teto, o que faz Peter tentar conversar com ele.


Assim que chegam em Londres, num clima nevado de inverno e vivendo o espírito natalino. Peter e toda a sua trupe vão se hospedar na casa da Vovó Wendy(Maggie Smith), é nesse momento que somos apresentados a  Wendy Darling que Peter havia levado para a Terra do Nunca e que agora é uma senhora idosa e caridosa, a avô da Moira, e bisavô de Jack e Maggie.


Nesse momento, em vez de Peter curtir o seu momento em família, o negligência dando mais importância aos problemas do trabalho, de instante em instante ele não desgruda um só momento do seu celular para resolver problemas da firma. Isso acaba tornando o clima da viagem em vez de relaxante, estressante para Peter.


É nessa passagem do filme  que ocorre uma grande reviravolta para Peter. Durante uma noite onde Jack e Maggie foram se deitar nas respectivas camas dos quartos em que dividiam, ocorre deles sentirem a presença de um vulto, e elas ficam completamente assustadas ao verem a figura estranha e apavorante que era esse vulto. A presença desse vulto é sentida de longe pela Vovô Wendy, por causa da ventania provocada por ele.

No momento em que estava sentada em uma bancada de palco sendo homenageada por Peter, em nome de sua contribuição das crianças órfãs e carentes em um evento beneficente. Nessa cena se constrói, o primeiro quebra-cabeças sobre qual o mistério de como  Peter Pan virou adulto. Porque Peter no momento do discurso, relata a sua versão vaga de como conheceu  a Vovô Wendy, ele relata em seu discurso de homenagem  que quando ela  o encontrou nas ruas e ela então o acolheu em seu orfanato e foi naquele lar  que ela conseguiu uma família adotiva para ele, e essa família o levou para ser criado na América. É o que explica o fato da primeira passagem do filme mostrar um Peter adulto  vivendo um típico modo de vida padrão do americano, ou como melhor pode ser definido como "American Way of life".



No momento em que Peter  retorna para casa da Vovô Wendy, todos ficam preocupados quando sentem pela ausência de Jack e Maggie e ao se dirigirem no quarto onde eles estavam hospedados ficam espantados com a bagunça que estava e com uma mensagem escrita em papel pregada na porta com uma faca grande, onde todos, principalmente a Vovô Wendy ficam mais horrorizados e perplexos ao saberem que o  responsável pela autoria do sequestro dos filhos de Peter é o temido Capitão James Hook/Gancho(Dustin Hoffman).


Peter ao saber disso, fica um tanto incrédulo, cético, acreditando aquilo é pura imaginação de todo mundo, inclusive da Vovô Wendy, ou mesmo uma  brincadeira de muito mau gosto de alguém, principalmente ao ficarem afirmando que ele era o Peter Pan.

É no mesmo momento que ocorre o sequestro das crianças, também ocorre  a inesperada situação  de Peter receber a visita da Fada Sininho(Julia Roberts). É a partir dessa situação que a vida de Peter terá uma nova reviravolta.  Quando ele vê a sua velha companheira fadinha ficando todo assustado, e nem acredita que ela seja mesmo de verdade. E acha uma tremenda loucura dizerem que ele é  o famoso  Peter Pan dos livros,  ele acha a existência da Terra do Nunca ou mesmo do Capitão Gancho que o filme deixa subentendido que a autoria dele seria da Vovô Darling, ou mesmo ela comenta que chegou a conhecer o próprio Barrie de quem foi a inspiração para o livro, é uma pura fantasia. Outro momento de quebra-cabeça para tentar entender e decifrar o porque  de Peter Pan ter  virado um adulto?


Sem ter muito tempo para se explicar Sininho resolve forçadamente levar Peter até a Terra do Nunca. Quando aparecem, já estão entre os piratas de Gancho, Sininho procura orientar Peter a procurar usar um disfarce de pirata para assim conseguir se infiltrar entre eles e não gerar muita suspeita. Tudo ocorre legal, até o momento em que Peter ao observar Jack e Maggie sendo exposto aos piratas numa rede de pescaria. Ele acaba não resistindo e grita pelo nome dos dois. E Gancho ao observar aquele adulto se apresentar como o Peter Pan fica todo desconfiado, porque ele ficava observando que em nada nele lembrava o antigo Pan destemido, e a prova é quando ele ao subir no mastro para resgatar Jack e Maggie ele não conseguir por seu medo de altura. Gancho fica decepcionado, pois esperava enfrentar um grande duelo com ele. E não vê outra escolha a não ser mandar afundar ele com as crianças, mas Sininho consegue interferir o convencendo a prepará-lo e treiná-lo para voltar a ser o Peter Pan em três dias. Gancho relutantemente aceita essa proposta.


Então Sininho terá o duro desafio de nesse pouco espaço de tempo preparar o medroso Peter Banning  no velho menino destemido Peter Pan. Para isso ela tentará contar com o auxilio e ajuda dos velhos companheiros de Pan, os Meninos Perdidos. No momento em que aparece avisando para eles  do retorno do Pan, todos ficam entusiasmados com essa notícia, fazem toda uma festa,  após anos do seu sumiço. 


No momento em que eles se deparam com o Peter como adulto, todos ficam bastantes perplexos e desconfiados, tentam apontar as armas para ele achando que ele seria um pirata. Que é como o antigo Pan e o grupo dos Meninos Perdidos os associavam. Nenhum dessas crianças formada por Pockets(Isaiah Robinson), Ace(Jansen Fisher), Don´t Ask(Jmaes Madio)e Thud Butt(Rausahn Hammond) leva muita fé que aquele homem gordo, feio, medroso e de óculos   que Sininho estava-lhes apresentando fosse mesmo o Pan que elas conheciam e para não bastar a desconfiança destes, Peter precisará convencê-los enfrentando  um desafio com Rufo(vivido pelo filipino Dante Basco), o responsável pela liderança do grupo desde sua saída da Terra do Nunca. Desafio que Peter terá de submeter-se pela frente se quer mesmo salvar os seus filhos das garras malignas de Gancho e levá-los de volta para casa. O único que acredita mesmo que aquele Peter era o Pan que elas conheciam é Pockets, o menor do grupo que se aproxima dele observando atentamente, mexendo no seu rosto até concluir que ele era mesmo Pan. Mas boa parte dos Meninos Perdidos ainda não acredita nessa hipótese.








É no decorrer desse longo, duro e exaustivo preparo e treinamento  para Banning voltar a ser Pan, que em paralelo o Capitão Gancho mantendo as crianças como reféns chega a ficar agoniado em ter de esperar esses três dias para enfrentar e ter o seu grande e desejado duelo com o Pan. É tanto que ele constamente ouve conselhos do seu famoso puxa-saco Smith(Bob Hoskins), que na versão dublada em português, seu nome  é alterado para Barrica. É ele o responsável pela ideia genial de para Gancho diminuir a sua angústia, resolve  convencê-lo a ser um sujeito agradável com os filhos de Peter, enquanto ele ficava  esperando pelo momento de Pan ficar pronto para combatê-lo. O  principal objetivo sugerido por Smith para Gancho nessa sua estratégia de ser agradável e amável com  Jack e Maggie é  a ponto de tentar convencê-los a tentarem colher uma sementinha de desprezo, discórdia  e ódio pelo pai. A sua estratégia tem por um lado uma derrota e por outro, uma vitória. Com Maggie o tiro sai pela culatra, porque ela consegui mostrar ter personalidade  forte para não se deixar seduzir na investida de Gancho de fazê-la conspirar contra o pai, mas acaba sendo certeiro em Jack, que ainda fragilizado pelo sentimento de mágoa pela recente mancada do pai em faltar de assistir a sua partida de beisebol, consegue cair facilmente cair na isca armada por Gancho.


 
É tanto que  Gancho utiliza-se disso para  levá-lo a  um lugar cheio de relógios, cujos barulhos o apavoram de medo e faz Jack usar o taco de beisebol para destruir esses relógios com o intuito de aumentar nele o sentimento desprezo e mágoa pelo pai, é nesse momento que Jack coloca até para fora outras mágoas que ele carregava do pai  por não ter estado ausente em outros momentos que também eram importantes para ele.





Gancho até manda os piratas realizarem uma partida de beisebol para Jack, nessa partida ele consegue sair vencedor e Pan fica observando discretamente  aquela situação  e fica indignado  com essa estratégia absurda de Gancho fazer lavagem cerebral em seu próprio filho  para transformá-lo num fantoche dele para conspira-lo contra o próprio Pan.


Consternado, Pan sente que o nível de  desprezo Jack por  ele aumentou ainda mais, naquele momento ele percebeu que não vai bastar só ele conseguir readquirir  muitas das coisas do que esqueceu depois que saiu da Terra do Nunca para resgatar os seu filhos das mãos de Gancho, como também reconquistar o amor de Jack.


Será durante esses dias de treinamento que Peter vai procurando reaprender as técnicas de combate, reaprender a utilizar sua capacidade imaginativa, reaprender a voar, as técnicas de luta, movimentar uma espada, voar e principalmente redescobrir dentro dele a essência de criança. Depois de reconquistar tudo isso, e conseguir superar todos os obstáculos e desafios e até sente sua sombra se movimentando sozinha como antigamente. Peter entra num túnel fechado onde estava escrito o seu nome, de Wendy, John e Michael.



Será nesse lugar todo destruído por Gancho depois que Peter sumiu, vai então  passar por um momento terapêutico de autoconhecimento através da Sininho que utilizando uma técnica de holograma para ficar do mesmo tamanho de Peter adulto, que vai ocorrer  o desenrolar do filme, a montagem dos quebra-cabeças para poder explicar por quais razões levaram Peter a esquecer de sua infância na Terra do Nunca. Em diferentes cenas de flashbacks, Sininho mostra para Peter como ele chegou lá ainda bebê. Os seus primeiros momentos voando, até chegar as diferentes situações onde ele  várias vezes fez  visitas para Wendy, da primeira que a levou para a Terra do Nunca, passando pelas diferentes fases onde ela foi crescendo e ficando uma linda mulher e mostrando até ela já idosa, a quem Peter conhece como a Vovô Wendy. Será nesse momento que Peter  ao vê-la idosa não consegue ficar inconformado. De não pode-la levar mais  para a Terra do Nunca. É nessa situação que  Peter descobre como repentinamente decidiu virar adulto,  foi quando fez um pacto com ela de que a partir daquele momento ele passaria a viver no mundo da Wendy para poder ficar ao seu lado, nisso ele promete esquecer de sua vida na Terra do Nunca. Inclusive é momento que mostra Peter beijando Moira pequena na testa.




Esse emocionante momento clímax do filme, que Peter vai se autoconhecendo, principalmente ao lembrar de quando esteve na maternidade e pegou Jack ainda bebê  no colo. Se deu conta do quanto tinha se tornado um adulto tão atarefado que nem tinha se dado conta de que o tempo passa muito rápido e de que a vida é curta.




É nessa situação que ele vai  adquirindo a força necessária para combater Gancho, e ao se redescobrir reconquista o carinho e admiração dos Meninos Perdido, principalmente de Rufo que chega-se ajoelha para Pan o entregando a antiga espada de líder do grupo que era seu por direito. 

Pan vai então junto com os garotos até o navio de Gancho para ajudá-lo a resgatar os seus filhos. Nesse momento, Pan tentará usar do dialogo para convencer Jack agora o odiando e vestindo um traje de mini-Gancho,  a perdoá-lo pelas suas ausências dos momentos que foram mais importantes para ele. Jack fica arredio, não chega a acreditar em nenhuma palavra do pai, e deixa-se manipular por Gancho. Jack só consegue ficar convencido do quanto era amado por seu pai, depois de ver o ex-líder dos Meninos Perdidos Rufo se sacrificar por Pan e no momento falar que gostaria muito de ter um pai como Peter. 

Com isso, Peter consegue obter o perdão de Jack enfrenta o seu desafio decisivo contra Gancho.


A minha impressão hoje sobre o filme, principalmente depois de tê-lo conferido no Youtube, e ao fazer uma atenta observação. Posso colocar que o filme  sobre diferentes aspectos,  quesitos e pontos de vistas  seja artístico ou mesmo técnico, conseguiu elaborar uma excelente construção da tramaTecnicamente, a direção genial e competente de Steven Spielberg junto com sua equipe de roteiristas conseguiram formular, esculpir e modelar a sua  estética ao transformar o Pan adulto com características de personalidades bem diversas no decorrer do filme vão sendo bem explorados. Tornando-o envolvente a cada segundo. 

Além da ótima construção da trama, o filme carrega excelentes planos e enquadramentos, principalmente nos paisagismos, nos  panoramas da Terra do Nunca. Achei brilhante os efeitos especiais, principalmente os shows de luzes nas cenas que cercavam a Sininho em tamanho maior, também gostei da maneira como foi feita com os recursos não tão escassos, mas também não tão sofisticados de 20 anos atrás, mas ainda assim já visto como avançados para época de fazer uns croma keys nas cenas de Peter Pan, os Meninos Perdidos e Sininho voando em tamanho bem minúsculo.


Artisticamente também achei excelente, uma maravilha, principalmente em tudo o que já coloquei no quesito técnico, em como os roteirista conseguiram elaborar, moldar e transformar a sua estética, mas conseguindo manter  a mesma essência imaginativa, e toda a magia, fantasia e emoção  dos sonhos das crianças e para elas nunca perderem essa capacidade dentro delas.  Além de contar com a excelente direção de Spielberg, o filme conta também no elenco com três grandes estrelas.  Robin Williams como o protagonista do Peter Pan adulto, já com um grande currículo em cinema desde o começo da década de 1980.  Depois de  observar atentamente pelo Youtube, pude  constatar que Williams conseguiu nesse filme  modelar, incorporar e captar a essência  de Peter Pan como adulto utilizando tanto de seu talento cômico como  dramático, soube como transformar o menino que não crescer em um homem pelos mais diferentes aspectos, sob diferentes óticas e com nuances de personalidades bastantes contrastantes, que ao longo do enredo vai sendo bem explorado. Começando por ele sendo apresentado como Peter Banning, lidando com uma situação típica  até mesmo atemporal de não saber como administrar os problemas de trabalho com os de família. O que o transforma numa pessoa entediante e aprisionado pelo vício do trabalho, esquece-se de viver e curtir bons momentos com a família. Passando pela sua crise de identidade, sua incredulidade e seu ceticismo até se redescobrir e procurar ser uma pessoa melhor. E isso eu pude observar que Williams conseguiu encontrar e colocar todos esses elementos para o mesmo personagem. Uma das coisas que eu mais admiro em Robin Williams, é que ele sabe como emendar a comédia com o drama em um mesmo personagem. Uma excelente característica que o difere bastante para alguns comediantes que adotam o humor forçado com a careta, ou mesmo os besteiróis e os politicamente incorretos. Da maneira como Pan foi esculpido adulto nesse filme, eu não duvido nada que se o próprio Barrie fosse conferir talvez ficaria espantado. Além de Williams, o filme também conta no elenco com Julia Roberts no papel da fadinha Sininho, nesse papel ela utiliza o seu  mesmo talento cômico com as personagens que costuma protagonizar em comédias românticas. Antes do filme a atriz já tinha um relativo currículo  desde o final dos anos 1980. Mas foi estrelando a prostituta Vivian Ward no filme Uma Linda Mulher(Pretty Woman, EUA,1990) que a consagrou ao estrelato, talvez tenha sido por isso que a atriz ao estrelar o papel coadjuvante em Hook tenha recebido na época uma indicação ao Framboesa de Ouro de pior atriz coadjuvante, a premiação mais indigesta dos artistas e diretores hollywoodianos.  Com certeza na mentalidade conservadora dos críticos eles ainda com a memória fresca da atriz como a sensual Vivian, tenham achado esquisito ela num papel de filme feito para atrair não só as crianças, como também os adultos. Mas isso é uma pura bobagem ortodoxa. E além desses que citei, outra grande estrela que conta no elenco é Dustin Hoffman como o Capitão Gancho, que antes desse filme também já  tinha um extenso currículo em cinema desde a década de 1960 e tinha até ganhado o Oscar de melhor ator por Rain Man(EUA, 1988), filme marcante, onde através do Ray brilhantemente protagonizado por Hoffman, as pessoas puderam conhecer as personalidades e nuances dos autistas.



As suas performances em cena desse arqui-inimigo de Peter Pan ficou uma maravilha, além de ficar bem caracterizado tanto no figurino, com os adereços do bigode, da maquiagem e da peruca que o transformou em algo bem amedrontador e irreconhecível. Hoffman soube como transpor em cena brilhantemente as nuances de Gancho. Além do figurino de Gancho, os figurinos dos figurantes desde os piratas até mesmo dos Garotos Perdidos também ficou uma perfeição, assim como também destaco o ótimo visual meio punk, meio moicano de Rufo,  com umas pontas pintadas de vermelho que ficou um arraso. 
Corte de cabelo de Rufo representou o típico modelo mais  rebelde. Além do seu traje representar tanto características punk quanto góticas. 
Além  de contar com essas três estrelas de quem citei, o filme também conta no elenco com Maggie Smith, a atriz britânica famosa por fazer a Professora de Hogwarts Minerva McGonagall na recente série de filmes do bruxinho Harry Potter, lançada entre os anos de 2001-2011. É a responsável pelo papel da Wendy Darling idosa, ou como Peter gosta de chamar Vovô Wendy. Mostrando que mesmo depois de velhinha, conseguiu  manter viva a essência da antiga Wendy criança a quem Peter a levou a primeira vez para a Terra do Nunca. Bob Hoskins compatriota de Maggie Smith é o responsável por fazer o papel do famoso pirata Barrica/Smith, o puxa-saco de Gancho com boas tiradas cômicas. Para concluir sobre o elenco, há também a presença de Gwyneth Paltrow, a hoje conhecida por fazer a  sensual Pepper Potts, secretária particular  do milionário playboy Tony Stark nos dois filmes do Homem de Ferro, com um terceiro programado para ser lançado agora em abril, onde irá repetir o papel da Pepper. Nesse filme aparece  fazendo uma rápida  ponta como Wendy mais jovem nas passagens das lembranças de Peter Pan adulto.







A HISTÓRIA DE PETER PAN NO CINEMA:


































CronologicamenteHook-A Volta do Capitão Gancho, encontra-se numa  colocação não muito precisa entre os filmes livremente inspirados na obra de Barrie. Isso se levar em conta os oficiais e os não-oficias.
O primeiro registro oficial de filme inspirado em Peter Pan, data de 1942, num filme produzido pela Paramount, e teve uma menina como protagonista Betty Bronsson(1908-1971), assim como ocorria nas primeira montagens teatrais, Peter Pan era vivido por  meninas.


O segundo também oficial, foi lançado em 1953, numa versão animada da Disney, que quatro décadas depois lançaria em 2002, uma sequencia intitulada De Volta a Terra do NuncaOnde Peter levava Jane, a filha de Wendy agora para se aventurar na Terra do Nunca. Um dos grandes marcos do longa animado da Disney, foram eles terem transformado a Sininho  com o movimento de sua varinha mágica passando  a simbolizar a abertura da logomarca do estúdio.



 O mesmo estúdio de animação lançou em 2008 diretamente em DVD e Blu-Ray, o filme intitulado Tinker Bell-Uma Aventura no Mundo das Fadas, uma prequela( termo utilizado para definir uma obra artística ficcional, cuja aventura  se passa em um passado paralelo a obra).  Nesse caso a trama é construida sobre a origem da famosa companheira de Pan, Sininho.


Em 2003, a Columbia Pictures lançou um filme em versão live-action, que consumiu um relativo orçamento de US$ 100  Milhões de dólares na época, que contou pela primeira vez com um menino como protagonista de Peter Pan, Jeremy Sumpter então com 14 anos. Contou também no elenco  com Jason Isaacs, então famoso do público infantil por fazer o Lucius Malfoy, pai do Draco Malfoy, o desafeto de Harry Potter nas séries de filmes do bruxinho se revezando nesse filme nos papeis do Capitão Gancho e de George Darling, o pai de Wendy, recurso também muito comum nas primeiras montagens teatrais de Peter Pan e com a bela francesa Ludvine Sagnier, fazendo uma cômica interpretação da Sininho que mesmo sem falar nada, é engraçada pela quantidade de caretas que faz. Esse filme contou com a direção do australiano P.J.Hogan.

Foi também pelo Youtube, na janela  de vídeos relacionados quando estava conferindo Hook. Lá assisti uma outra adaptação cinematográfica de Peter Pan. Intitulada de Terra do Nunca-A Origem, uma ainda recente  produção britânica de 2011. Seria equivocada afirmar se ele é ou não oficial. Mas de todo jeito vale a pena conferir.

Em Terra do Nunca-A Origem, a trama é construida, desenvolvida e pincelada no prelúdio de como Peter Pan foi parar nesse lugar. No primeiro momento do filme, a trama mostra Peter vivendo na glamourosa Londres do principio do século XX, mais precisamente no ano de 1906. Onde lá ele é apresentando praticando pequenos furtos, junto com um grupo de garotos órfãos  de rua como ele, que virariam os futuros Meninos Perdidos. Esse grupo tem como mentor um homem chamado Jimmy Gancho( vivido por Rhy Ifans que no ano passado viveu nas telonas  o vilão Lagarto em O Espetacular Homem-Aranha). 
Jimmy Gancho, o futuro Capitão Gancho é apresentado nessa primeira parte do filme como um dono de uma Academia de Esgrima, dai explica o porque deles dois terem boas habilidades em manejarem as espadas. 

Vai ser a partir de uma bola de cristal mágica que eles furtam em uma loja de antiguidades que Peter, Gancho e os Meninos Perdidos, vão parar nesse desconhecido mundo mágico chamado de Terra do Nunca, onde todos habitantes dali como os índios nativos da América do Sul, os seres mágicos como as fadas e até mesmo os piratas comandados por um bela mulher denominada de Capitã Elizabeth Boone(Anna Friel) que terá ponto inicial da primeira aventura de Pan. Quem tiver a oportunidade de conferir ao filme seja pelo Youtube como eu fiz, ou mesmo baixando ou fazendo download em outros sites ou mesmo adquirindo em DVD ou Blue Ray. Com certeza, além de ficar surpreso com essas características que descrevi, também poderão ficarem  mais surpresos com a maneira como foi construida o relacionamento dúbio entre Peter Pan e Gancho, difícil de acreditar que os dois símbolos da eterna luta entre bem e do mal, já tiveram ou mesmo nutriam um forte relacionamento de afeição, onde Gancho aparece simbolizado como uma figura paternal para Peter. Aposto que nem Barrie teria imaginado uma coisa dessas.


Isso eu bem assemelharia a X-Men: Primeira Classe(2011), nesse filme prelúdio da franquia de heróis mutantes da Marvel, contando a origem da primeira formação da equipe mutante. O famoso vilão da equipe Magneto(Michael Fassbender) mais jovem é o responsável junto com o jovem Professor X(James McAvoy) ainda não cadeirante e com cabelo,  na primeira formação dessa equipe. Com certeza quem já assistiu a esse filme, seja no cinema e tem como eu um DVD ou Blue Ray para poder conferirem diversas vezes na poltrona de casa, devem terem ficado surpreso com a maneira  como a direção e os roteiristas construiram e souberam como desenvolverem as nuances da relação dubiamente afetiva  entre o Professor X e Magnetoe não só desses, como também  com a mutante transforma  Mística(Jennifer Lawrence). Que também aparece como sendo a responsável por essa primeira formação.

Com Terra do Nunca-A Origem essa característica de dubiedade entre representantes do bem e do mal é bastante  explorada  como em X-Men: Primeira Classe. O que fundamenta o raciocínio de que para alguém virar inimigo de alguém é porque no passado essa pessoa já foi sua  "amiga" ou mantinha um forte relacionamento de afeição.




A INSPIRAÇÃO



















Barrie começou a criar  Peter Pan quando costumava se encontrar bastante com os filhos de sua amiga Sylvia Liewely Davies, com quem tinha uma forte proximidade, que quando essa morreu ele passou a ser co-tutor das crianças. Foi dai que ele começou a idéia de contruir a sua obra.  Ela foi considerada uma grande benção para Barrie porque antes ele já já tinha uma carreira de escritor teatral, mas ainda não tinha conquistado tanta afirmação como a obra de Peter Pan o proporcionou. Foi em homenagem a um dos filhos de Sylvia, chamado Peter Davies a quem acrescentou o nome Pan em referência a malévola figura dos deus grego dos bosques, que se utiliza de uma flauta para ficar atazanando os animais ou mesmo as ninfas. Dando ao personagem uma aliteração, que é quando duas palavras tem inicio com as mesmas letras.















Pã: O deus grego dos bosques foi umas inspirações para Barrie criar Peter Pan.



Barrie começou então a partir disso a montar a construção de  sua famosa obra literária que surgiu primeiramente em 1902, em um livro intitulado The Littles White Birds, que dois anos  depois teria a sua primeira montagem teatral. Até chegar simplesmente a Peter Pan, foram feitas diferentes modificcações de títulos. A trajetória de como Barrie passou por todo esse processo criativo foi contado no drama biográfico intitulado "Em Busca da Terra do Nunca"(2004), com Johnny Depp protagonizando Barrie e Kate Winslet fazendo a Sylvia Davies e com a direção de Marc Foster. A essência de Peter Pan como o garoto que não queria crescer, já serviu de inspiração para que os psicólogos criassem uma denominação, analisando ele como arquétipo dos homens seja nas idades de mais vigor como aos 20,30, 40 ou mesmo 50 anos ou mesmo os já idosos de 60 para cima que ainda carregam a alma de crianças dentro deles como  Sindrome de Peter Pan, quem originou essa denominação comportamental foi Dan Kiley em seu livro "The Peter Pan Syndrome: Men Who Have Grow Up", publicado em 1983.


No todo, posso resumir que Hook-A Volta do Capitão Gancho é um excelente filme para se assistir sempre, diversas vezes. Uma obra-prima que precisa ser sempre vista revista para ser analisada por diferente ângulos. Eu mesmo confesso que o assistiria de novo da maneira que for, seja passando em algum canal seja aberto ou fechado, ou mesmo se tiver a sorte de ver numa prateleira de DVDs por um preço acessível também compraria e o conferia na hora que eu quisesse. 

Vale a pena assistir Hook, várias vezes, porque como já havia descrito acima,   da maneira como ele foi construido em diferentes aspectos é o que faz o filme ser apreciado não só como um filme de entretenimento  para crianças, mas também uma obra-prima para adultos, que ensina muitas lições atemporais, como por exemplo, administrar casa e trabalho. Com certeza, quem assim como eu cresceu acompanhando esse filme passando nas Sessões da Tarde, vai com certeza indicar ou mesmo recomendar e assistir de novo com os seus filhos. União do útil ao agradável.
























FONTE:
http://diabeisso.com/como-estao-as-criancas-de-hook-a-volta-do-capitao-gancho/
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Hook_%28filme%29
 http://www.adorocinema.com/filmes/filme-7280/curiosidades/
 http://www.adorocinema.com/filmes/filme-7280/
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Dustin_Hoffman
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Maggie_Smith
 http://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-13593/
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Hoskins
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Gwyneth_Paltrow
http://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-9878/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hook_%28filme%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rain_Man
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_and_Wendy
http://pt.wikipedia.org/wiki/Betty_Bronson
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Pan_%282003%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Peter_Pan
http://pt.wikipedia.org/wiki/Em_Busca_da_Terra_do_Nunca
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tinker_Bell_%28filme%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prequela http://pt.wikipedia.org/wiki/Jason_Isaacs
http://www.interfilmes.com/filme_28548_A.Terra.do.Nunca.A.Origem-%28Neverland%29.html
 http://pt.wikipedia.org/wiki/J._M._Barrie
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Pan_%28mitologia%29
 http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Peter_Pan