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de Outubro,  é a data  em que lembramos a figura do profissional que
mais ajuda a formar a base para todas as profissões e que em nosso Brasil
recebe o salário mais medíocre em comparação aos mega salários dos magistrados
e dos deputados de tão desvalorizado como é o professor.
E
aproveitando esta data que comento sobre uma obra  que exemplifica bem  o protagonismo  da profissão de
docente sob diferentes óticas.  O  filme em questão
trata-se de  Ao Mestre, Com Carinho(To Sir, With Love, Reino
Unido,1967). 
Ao
Mestre, Com Carinho  trata-se de um filme britânico
cujo roteiro foi inspirado numa semiautobiográfia homônima de autoria de Edward
Ricardo Braithwaite(1912-2016) ou como costuma assinar E.R.
Braithwaite.  
Neste
filme dirigido e escrito por James Clavell(1921-1994) onde  carrega
uma interessante  abordagem bem atemporal criando  um traço
típico da rotina dura que envolve a realidade de  todo e qualquer
docente quando é mandado para lecionar em uma escola num bairro como
a  periferia londrina retratado no filme, bastante barra pesada, onde
os jovens representam em sua maioria gente de comportamento problemático em
consequência das suas desestruturas familiares. 
 O
saudoso Sidney Poitier(1927-2022)  é o
responsável  por protagonizar no papel de Mark
Thackeray,  um imigrante da Guiana Inglesa  cujo principal
objetivo de trabalho  ao chegar em Londres não era para lecionar numa
escola secundária, era na verdade para trabalhar como engenheiro elétrico de
uma importante firma.  Inicialmente ele só aceitou este emprego com o
intuito de preencher o seu  tempo e esperar o momento certo de
receber uma correspondência da empresa avisando que foi aceito.  
Ele
sem nenhuma base docente vai assumindo a dura missão de ensinar  uma
turma bem anárquica que fazem de tudo para testar sua paciência, até chegar a
um ponto que ele resolve adotar a postura de fazer os alunos se comportarem
como verdadeiros adultos  aprendendo coisas do dia-a-dia, alguns
gostam, outros não,  alguns colegas docentes não se mostram muito
contentes com suas metodologias, entre acertos e erros ele conseguiu receber um
feedback positivo de todos numa confraternização dedicada a ele onde uma de
suas alunas Barbara “Babs”Peggs(Lulu)  lhe presta uma homenagem
cantando a música-tema do filme.  
E
desse jeito na cena final do filme é mostrado Thackeray rasgando o papel da
firma onde ele aceito para trabalhar como engenheiro elétrico e resolve
permanecer ali como docente  e lecionar para a turma seguinte. 
Em Ao
Mestre, Com Carinho  o Professor Thackeray defendido com
segurança por Sidney Poitiers representava bem a figura de um imigrante guiano
recém-chegado à Inglaterra, ainda por cima sendo um negro cujo objetivo
primeiramente era para trabalhar como engenheiro elétrico numa companhia de
eletricidade, ele estava esperando a resposta da empresa para emprega-lo
enquanto assumia a vaga temporária  de professor numa escola
pública  da periferia londrina formada em sua maioria por jovens
brancos, que vinham de uma realidade barra pesada. Com suas famílias
desestruturadas, e que por este motivo se comportam de forma transgressora
promovendo a rebelião que deixa qualquer professor desmotivado, além de lá
receber quase nenhuma verba e incentivo do governo. 
Serão
estes alunos, especialmente o  Denham(Christian Roberts) e a Pam(Judy
Geeson)  que vão constantemente desafia-los em diferentes situações
até chegar ao ponto dele tomar umas atitudes drásticas, ás vezes sem contar
muito com o apoio da própria coordenadoria.
 Onde tem professores que já se sentem muito
desmotivados e a única pessoa com que ele recebe apoio é com a Professora
Gillian Blanchard(Suzy Kendall), por quem nota-se sutilmente ele sentir uma
paixão. Que no final mostra-se recompensador.
 A abordagem do mote  desse filme
consegue ser bastante atemporal e bem envelhecido, mesmo com sua estética e seu
texto muito datado, principalmente com as constantes gírias dos diálogos
dos  alunos e estes trajarem vestimentas e cortes que simbolizam o
modismo da época, influenciado por elementos da pop art, da contracultura, do
psicodelismo do movimento hippie e o próprio ritmo musical tocado na trilha do
filme também simboliza este elemento datado, mas de todo jeito consegue ser
atemporal. 
Além
de contar com Sidney Poitiers, o filme também conta em seu elenco, dentre as
menções vale destacar a presença da  cantora Lulu, a grande estrela pop da música  britânica que chegou a ser casada com o astro
da música  Maurice Gibb(1949-2003) membro
dos Bee Gees*,  representa no filme  o papel da Babs, ela também é responsável por
cantar a trilha musical da canção-tema cujo título é To Sir, With Love**,
também o título original do filme. Ela também comporia a canção para outro
filme anos depois que foi em 007 Contra o Homem da Pistola de Ouro(The
Man With The Golden Gun, Reino Unido, 1974), filme que compõe a franquia do
espião James Bond, o único com licença para matar. 
Também
mencionar a participação de Judy Geeson, que no filme representa bem o papel da
Pamela Dare, uma das alunas de Thackeray, ela se destaca por ser a mais
provocadora da turma e vive tirando a paciência de Thackeray, mas depois passa
a defende-lo. Em alguns momentos, ela parece transparecer nutrir implicitamente
uma certa atração sexual reprimida por ele, algo que mesmo hoje em dia soaria muito
estranho  a maneira explicita de um
professor assediando sexualmente sua aluna.  
Outro
do núcleo dos alunos que se destaca é Christian Roberts(1944-2022), que
representa bem no filme o papel do Denham, o garoto mais problemático da turma
de Thackeray. E Anthony Villaroel que faz um brilhante desempenho como Seales,  numa cena onde aparece sozinho no corredor da
escola chorando pela morte do pai e é acolhido por Thackeray. 
Já
no núcleo dos professores, mencionar a atriz Suzy Kendall que faz um brilhante
desempenho como a Gillian Blanchard, que é a única que se mostra apoiadora de
Thackeray enquanto que boa parte da direção da escola  faz meio que vista grossa para ele. Nas suas
interações fica bem implícito um romance interracial bem nas entrelinhas, algo
que para a época seria impensável de mostrar explicitamente.   
Mencionar
também a participação de  Geofrey
Bayldon(1924-2017) que brilhantemente representou  Theo Weston, o professor que  em toda a reunião era muito resmungão, vivia
reclamando de tudo, se mostrava o mais descontente com tudo,  também mencionar a participação de Patrícia
Routledge(1929-2025) como a tagarela da coordenadora Clinty Clintdge, Edward
Burnham(1916-2015) como o diretor Florian, Faith Brook(1922-2012) como Grace
Evans dentre outros. 
E
mencionar a participação da banda The Mindbenders, que toca as canções no
salão de festa da turma e tocam o repertório da sua  trilha sonora  e são a banda de apoio que mostra a cantora
cantando a canção tema do filme. 
Quase
30 anos depois, foi lançado uma continuação que foi Ao Mestre, Com Carinho
II (To Sir, With Love II, EUA, 1996), essa uma produção americana  que contou com a direção de Peter Bogdanovich(1939-2022),
com Sidney Poitiers representando novamente o papel de Thackeray e dessa vez
lidando com uma turma na periferia  americana.
Posso
concluir sobre Ao Mestre, Com Carinho, apesar dele mostrar uma
representação um tanto romantizada sobre a docência, com aquele perfil quase
heroico ele não deixar de ser relevante em mostrar os desafios que envolve
trabalhar nessa profissão que forma todas as profissões, mas que é vista de uma
forma um tanto desprestigiada, ainda mais quando existe parlamentares da
extrema-direita que insistem em comparar professor a bandido, sendo eles piores
que traficantes. 












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