quarta-feira, 15 de outubro de 2025

A DOCÊNCIA REPRESENTADA NO FILME AO MESTRE, COM CARINHO.

 

15 de Outubro,  é a data  em que lembramos a figura do profissional que mais ajuda a formar a base para todas as profissões e que em nosso Brasil recebe o salário mais medíocre em comparação aos mega salários dos magistrados e dos deputados de tão desvalorizado como é o professor.

E aproveitando esta data que comento sobre uma obra  que exemplifica bem  o protagonismo  da profissão de docente sob diferentes óticas.  O  filme em questão trata-se de  Ao Mestre, Com Carinho(To Sir, With Love, Reino Unido,1967).




Ao Mestre, Com Carinho  trata-se de um filme britânico cujo roteiro foi inspirado numa semiautobiográfia homônima de autoria de Edward Ricardo Braithwaite(1912-2016) ou como costuma assinar E.R. Braithwaite.  




Neste filme dirigido e escrito por James Clavell(1921-1994) onde  carrega uma interessante  abordagem bem atemporal criando  um traço típico da rotina dura que envolve a realidade de  todo e qualquer docente quando é mandado para lecionar em uma escola num bairro como a  periferia londrina retratado no filme, bastante barra pesada, onde os jovens representam em sua maioria gente de comportamento problemático em consequência das suas desestruturas familiares. 

 O saudoso Sidney Poitier(1927-2022)  é o responsável  por protagonizar no papel de Mark Thackeray,  um imigrante da Guiana Inglesa  cujo principal objetivo de trabalho  ao chegar em Londres não era para lecionar numa escola secundária, era na verdade para trabalhar como engenheiro elétrico de uma importante firma.  Inicialmente ele só aceitou este emprego com o intuito de preencher o seu  tempo e esperar o momento certo de receber uma correspondência da empresa avisando que foi aceito.  



Ele sem nenhuma base docente vai assumindo a dura missão de ensinar  uma turma bem anárquica que fazem de tudo para testar sua paciência, até chegar a um ponto que ele resolve adotar a postura de fazer os alunos se comportarem como verdadeiros adultos  aprendendo coisas do dia-a-dia, alguns gostam, outros não,  alguns colegas docentes não se mostram muito contentes com suas metodologias, entre acertos e erros ele conseguiu receber um feedback positivo de todos numa confraternização dedicada a ele onde uma de suas alunas Barbara “Babs”Peggs(Lulu)  lhe presta uma homenagem cantando a música-tema do filme.  



E desse jeito na cena final do filme é mostrado Thackeray rasgando o papel da firma onde ele aceito para trabalhar como engenheiro elétrico e resolve permanecer ali como docente  e lecionar para a turma seguinte. 




Em Ao Mestre, Com Carinho  o Professor Thackeray defendido com segurança por Sidney Poitiers representava bem a figura de um imigrante guiano recém-chegado à Inglaterra, ainda por cima sendo um negro cujo objetivo primeiramente era para trabalhar como engenheiro elétrico numa companhia de eletricidade, ele estava esperando a resposta da empresa para emprega-lo enquanto assumia a vaga temporária  de professor numa escola pública  da periferia londrina formada em sua maioria por jovens brancos, que vinham de uma realidade barra pesada. Com suas famílias desestruturadas, e que por este motivo se comportam de forma transgressora promovendo a rebelião que deixa qualquer professor desmotivado, além de lá receber quase nenhuma verba e incentivo do governo.




Serão estes alunos, especialmente o  Denham(Christian Roberts) e a Pam(Judy Geeson)  que vão constantemente desafia-los em diferentes situações até chegar ao ponto dele tomar umas atitudes drásticas, ás vezes sem contar muito com o apoio da própria coordenadoria.




 Onde tem professores que já se sentem muito desmotivados e a única pessoa com que ele recebe apoio é com a Professora Gillian Blanchard(Suzy Kendall), por quem nota-se sutilmente ele sentir uma paixão. Que no final mostra-se recompensador.

 A abordagem do mote  desse filme consegue ser bastante atemporal e bem envelhecido, mesmo com sua estética e seu texto muito datado, principalmente com as constantes gírias dos diálogos dos  alunos e estes trajarem vestimentas e cortes que simbolizam o modismo da época, influenciado por elementos da pop art, da contracultura, do psicodelismo do movimento hippie e o próprio ritmo musical tocado na trilha do filme também simboliza este elemento datado, mas de todo jeito consegue ser atemporal. 




Além de contar com Sidney Poitiers, o filme também conta em seu elenco, dentre as menções vale destacar a presença da  cantora Lulu, a grande estrela pop da música  britânica que chegou a ser casada com o astro da música  Maurice Gibb(1949-2003) membro dos Bee Gees*,  representa no filme  o papel da Babs, ela também é responsável por cantar a trilha musical da canção-tema cujo título é To Sir, With Love**, também o título original do filme. Ela também comporia a canção para outro filme anos depois que foi em 007 Contra o Homem da Pistola de Ouro(The Man With The Golden Gun, Reino Unido, 1974), filme que compõe a franquia do espião James Bond, o único com licença para matar.




Também mencionar a participação de Judy Geeson, que no filme representa bem o papel da Pamela Dare, uma das alunas de Thackeray, ela se destaca por ser a mais provocadora da turma e vive tirando a paciência de Thackeray, mas depois passa a defende-lo. Em alguns momentos, ela parece transparecer nutrir implicitamente uma certa atração sexual reprimida por ele, algo que mesmo hoje em dia soaria muito estranho  a maneira explicita de um professor assediando sexualmente sua aluna.  

Outro do núcleo dos alunos que se destaca é Christian Roberts(1944-2022), que representa bem no filme o papel do Denham, o garoto mais problemático da turma de Thackeray. E Anthony Villaroel que faz um brilhante desempenho como Seales,  numa cena onde aparece sozinho no corredor da escola chorando pela morte do pai e é acolhido por Thackeray.




Já no núcleo dos professores, mencionar a atriz Suzy Kendall que faz um brilhante desempenho como a Gillian Blanchard, que é a única que se mostra apoiadora de Thackeray enquanto que boa parte da direção da escola  faz meio que vista grossa para ele. Nas suas interações fica bem implícito um romance interracial bem nas entrelinhas, algo que para a época seria impensável de mostrar explicitamente.   

Mencionar também a participação de  Geofrey Bayldon(1924-2017) que brilhantemente representou  Theo Weston, o professor que  em toda a reunião era muito resmungão, vivia reclamando de tudo, se mostrava o mais descontente com tudo,  também mencionar a participação de Patrícia Routledge(1929-2025) como a tagarela da coordenadora Clinty Clintdge, Edward Burnham(1916-2015) como o diretor Florian, Faith Brook(1922-2012) como Grace Evans dentre outros.




E mencionar a participação da banda The Mindbenders, que toca as canções no salão de festa da turma e tocam o repertório da sua  trilha sonora  e são a banda de apoio que mostra a cantora cantando a canção tema do filme.

Quase 30 anos depois, foi lançado uma continuação que foi Ao Mestre, Com Carinho II (To Sir, With Love II, EUA, 1996), essa uma produção americana  que contou com a direção de Peter Bogdanovich(1939-2022), com Sidney Poitiers representando novamente o papel de Thackeray e dessa vez lidando com uma turma na periferia  americana.




Posso concluir sobre Ao Mestre, Com Carinho, apesar dele mostrar uma representação um tanto romantizada sobre a docência, com aquele perfil quase heroico ele não deixar de ser relevante em mostrar os desafios que envolve trabalhar nessa profissão que forma todas as profissões, mas que é vista de uma forma um tanto desprestigiada, ainda mais quando existe parlamentares da extrema-direita que insistem em comparar professor a bandido, sendo eles piores que traficantes.


*Quase dez anos depois de Maurice Gibb falecer, faleceu outro membro da banda que foi Robin Gibb no dia 20 de Maio de 2012, aos 62 anos, após enfrentar uma longa batalha contra o câncer. Atualmente, Barry Gibb que em 2026 vai completar 80 anos figura como o único membro vivo do conjunto que ele formou com seus dois irmãos.

**Anos depois, a canção do filme ganhou uma versão brasileira que foi primeiramente gravada por um grupo chamado Os Abelhudos em 1989. Mas ficou mais conhecida pela gravação feita pela então celebre apresentadora infantil Eliana. Que fez parte primeiramente do seu álbum É Dez, lançado em 2002. Ela mesma regravou dez anos depois em 2012 para a trilha da novela infantil Carrossel, como tema da Professora Helena. Nessa versão, a produção contou com o envolvimento de Arnaldo Saccomani(1949-2020).


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