segunda-feira, 24 de novembro de 2025

O DOCUMENTÁRIO SOBRE A RAINHA DA MÚSICA TEJANA

 

Nesse ano de 2025, se completou 30 anos da trágica morte da cantora Selena Quintanilla Perez (1971-1995) que morreu baleada em 31 de Março de 1995 precocemente aos 23 anos. A autora dos disparos que lhe tiraram a vida foi Yolanda Saldivar, a responsável por administrar um fã-clube dela e era funcionária de sua butique. A motivação envolvia uma vingança já que a família de Selena começou a desconfiar dela e investigou que ela estava desviando dinheiro do fã-clube e da butique.




 Após matá-la, Yolanda foi presa e condenada no dia 26 de Outubro de 1995 a  à prisão perpétua   com possibilidade de liberdade condicional   em trinta anos, 30 de março de 2025; esta era a pena máxima de prisão permitida no Texas na época. Em 22 de novembro de 1995, ela chegou à Unidade Gatesville (agora Unidade Christina Melton Crain) em  Gasteville, Texas, para ser processada.




Saldívar pediu ao Tribunal de Recursos Criminais do Texas que aceite uma petição que contesta sua condenação. Ela afirma que a petição foi apresentada em 2000 no 214º Tribunal Distrital, mas nunca foi enviada ao tribunal superior. Seu pedido foi recebido em 31 de março de 2008, 13º aniversário da morte de Selena. Em 27 de março de 2025, quase 30 anos após a morte de Selena, Yolanda Saldívar teve seu pedido de liberdade condicional negado após análise dos juízes, que argumentaram: "Após uma análise completa de todas as informações disponíveis, que incluíram quaisquer entrevistas confidenciais realizadas, o painel de liberdade condicional determinou negar a liberdade condicional a Yolanda Saldivar e agendar sua próxima revisão de liberdade condicional para março de 2030".

Tudo isso é contado no recém-lançado documentário da Netflix Selena y Los Dinos: Legado de Família (2025). Uma produção de alta qualidade, dirigida por Isabel Castro,  onde toda a sua narrativa é construída pelos depoimentos da família, amigos e com muitas imagens de arquivos que exploram bem diversas faces da cantora além dela como ícone da música tejana*,  mostra sua visão empreendedora e também um pouco das suas inseguranças, principalmente em relação ao sucesso e a responsabilidade nas costas  de sustentar o rotulo de Rainha da Música Tejana. Recomendo assistirem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário