segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
RESENHA DE DETONA RALPH
No Domingo, dia 06 de Janeiro, primeiro do ano de 2013. Fui conferir ao longa de animação Detona Ralph. Pessoalmente gostei muito de conferir a esse filme que me trouxe um pouco de uma certa nostalgia. Principalmente por ser uma animação que mostra a visão humanizada dos inanimados personagens dos videogames se interagindo entre eles fora do ambiente de seus jogos, principalmente quando não são utilizados a noite. Alguém pode até ver alguma semelhança desse filme com Toy Story. Isso porque "Detona Ralph permite ás figuras de videogames o mesmo que Toy Story proporcionava aos brinquedos: dá a vida a eles, uma história passada, emoções e experiência. Pode-se ver os seres inanimados com outros olhos".* Essa opinião de Alysson Oliveira no site Cineweb, faz realmente muito sentido mesmo porque a animação traz essa atmosfera nostálgica. Ainda trazendo os mais diferentes personagens de games clássicos. A Disney em sua longa existência perto de completar 90 anos de sua fundação no 16 de Outubro deste ano, já deu vida aos animais em muitos títulos de longas animados, desde os clássicos como Bambi, 101 Dálmatas, O Rei Leão, Vida de Inseto, Procurando Nemo ou mesmo Ratatoulie, mostrando atravês da expressão de sentimentos humanos a visão deles sobre a maneira dificil deles lidarem com o bicho-homem, e a exemplo de Detona Ralph a seres inanimados como os bonecos de Toy Story ou mesmo as máquinas de Carros. A visão sentimental humana expressando pelo ponto de vista dos videogames pelos próprio videogames, principalmente ao lidarem com as rejeições.
O que mais identifiquei no personagem é a maneira como ele faz uma crítica construtiva a realidade humana, principalmente pelo fato dele representar uma figura social dentro do mundo dos videogames de um ser marginalizado, estigmatizado pela função que foi programado. Para compreender melhor aqui vai então um resumo da sinopse do filme.
Detona Ralph conta a história de um personagem grandalhão, fortão e todo atrapalhado, criado há 30 anos para um jogo de arcade, ou também podem ser chamados de fliperama. Com a função de ser o destruidor de um edificio num jogo denominado Conserta Felix Jr.
Felix Jr. é um sujeito bem baixinho, um nãnico que usa um traje típico de operário e um martelo mágico que dá o poder para ele consertar tudo com uma rapidez incrivel. Ele por ser representado como o vilão do jogo o faz sempre se sentir excluido dentro da vida social dos outros personagens costumam se interagirem principalmente a noite quando o estalecimento fica fechado. É tanto que na hora do descanso enquanto que Felix e maioria dos moradores do prédio que Ralph destroi dormem tranquilamete no conforto. Ele é sempre relegado a dormir no lixão vizinho ao prédio, um lugar muito escuro que não fica visivel dentro do jogo. Sempre que senti assim deprimido Ralph vai para uma consulta terapeutica em grupo denominada Vilões Anõnimos onde se reunem muito dos grandes vilões do jogos clássicos como Bison de Street Figther, os Nijas de Mortal Combat, Bowser Koopa de Super Mario, Robotinik do Sonic e o fantasma Galaxians de Pac-Man entre vários dos que eu tive a oportunidade de jogar no meu antigo aparelho de SuperNintendo do qual eu vivia jogando muito ao lado dos meus primos quando criança.
É nessa sessão terapeutica junto com os vilões de outros jogos que Detona Ralph vai desabafar o seu incomodo e o seu cansaço de sempre pertencer a essa condição. E sonha querer mudar para virar bonzinho, o herói. Esse seu incomodo de ser estigmatizado como o vilão chega ao estopim no momento em que ele observa no prédio onde costuma destruir, Felix Jr. e a maioria dos moradores se juntam tendo Pac-Man como convidado para lembrar os 30 anos de seu surgimento. E Ralph ficando incomodado por não ter sido convidado resolve aparecer como penetra onde causa o maior estrago. E nessa situação ele resolve fugir atravês dos cabos de conexão que o faz entrar em um jogo de guerra chamado Missão de Herói, é nele que Ralph vê a oportunidade de virar um herói.
Nesse jogo onde ele entra como recruta do exército comandado por uma mulher durona como a Sargento Calhoun, que por trás daquele jeito frio e mandona esondia-se uma mulher sensilvelmente sentimental, que adquiriu aquele tipo de comportamento depois que no dia de seu casamento com um Sargento da Corporação os seres aliegineas em forma de insetos chamados de Insetrônicos do jogo dela apareceram para matá-lo e desde então ela resolveu se focar na missão de destrui-los para além de vingar a morte do seu ser amado que eles tiraram a vida, também precisará impedir que eles continuem se reproduzindo e se multiplicando para não trazer tanto caos e desequilibrio ao mundo do seu jogo.
Ralph na malandragem consegui chegar até a torre dos Insetrônicos e consegue pegar a medalha de herói. Mas acontece que não demoraria muito para ele entrar numa nave e levar como desagradavel companhia o ovo do Insetrõnico, e o leva para outro jogo chamado Corrida Doce. Um lugar que com certeza qualquer criança sonha estar porque todo o universo panorãmico é feito das mais diversas guloseimas. Se para uma criança estar ali seria um sonho, para Ralph aquilo ali era um pesadelo mesmo porque ele não gostava de doces, principalmente chocolate. Ralph nem imagina que essa sua tentativa de bancar o herói em outro ambiente de videogame traria situações catastroficas, e principalmente que ao sentirem sua ausência no Jogo de Conserta Felix Jr. ameaçaria a morte do jogo. Enquanto Ralph fica preso no Corrida Doce, a procura da medalha do jogo Missão de Herói que ele acidentalmente levou junto com o Insetrõnico, que vai se reproduzindo para logo em seguida causar destruição nesse ambiente que ele invadiu, sendo sem querer o responsável pela catástrofe em outro jogo. E que será raptada por Vannelope, uma meninninha muito travessa e espertinha, que vai querer essa medalha como ponto para poder participar da corrida. Enquanto ele fica preocupado em recuperar essa medalha no Corrida Doce, dentro do ambiente do Conserta Felix Jr. assim que é ligado e uma criança bota a moeda para iniciar o jogo ocorre um fato estranho, Ralph não aparece, e muitos dos moradores do edificio e o próprio Felix começam a ficarem preocupados, porque sem ele para causar a destruição nas janelas do edificio, o jogo perderia o sentido para Felix Jr. poder reconstruir. É nesse momento que acontece a situação mais triste, pois é quando os jogos passam a mostrar sinais de defeitos, o dono do estabelecimento resolve pregar um papel com o desenho de um fliperama com um termômetro na boca simbolizando que ele já está acabado, inutilizado, vai para manutenção ou simplesmente morto, descartado. E quando ocorre este de tipo de situação para os personagens do videogame, isso se torna um pesadelo, porque com fliperama deles virando sucata eles acabam por perderem os seus lares, os seus espaços sociais. E com isso eles acabam indo pararem como mendigos no metrõ onde eles todos se interagem quando estão em descanso, como é bem mostrado numa cena quando Ralph passando por ali, lhes dando uma fruta para alimentá-los.
E Felix Jr. temendo por terminar tendo o mesmo destino de outros persongens que foram seus contemporãneos tendo uma espécie aposentadoria forçada pelos mais diferentes motivos, desde falhas mecãnicas até mesmo quando foram substituido pela novas tendências. Resolve não perder tempo, chegando aos 30 e virar um aposentado por invalidez isso é algo que ele não planeja mas de jeito nenhum.
Enquanto Felix Jr. começa sua odisséia em busca de Ralph, contando com a colaboração da Sargento Calhoun do jogo Missão de Herói que vai entrar no Corrida Doce para procurar o hospedeiro do Insentrõnico que Ralph levou junto na nave para aquele lugar.
É nesse momento que quando Felix Jr. ao vê-la pela primeira vez, nutre uma paixão a primeira vista.
Enquanto isso, Ralph ficando mais preocupado é em pegar de volta sua medalha conquistada na Missão de Herói que lhe foi tirado por Vanellope cujo principal motivo era porque com aquele objeto ela poderia ser liberada para participar das corridas.
Quando chega na pista de corrida, Vanellope consegue a medalha para ter pontos no jogo e poder disputar a corrida. O problema é que ninguém no jogo quer ela entrando na corrida. O motivo é que Vanellope é um "bug", termo usado para definir um programa que vive dando defeito. E é por pertencer a essa condição que ela é bastante rejeitada dentro do seu próprio jogo. E ao observar Vanellope sofrendo a discriminação de outros participantes do jogo. A mesma sensação que ele passa no seu jogo. Resolve então dá um grande reforço para ela conseguir esse objetivo. E ao saber essa determinação de Vanellope para participar de qualquer jeito do jogo. Mesmo o Rei Doce, um sujeito excentrico, mas nada bonzinho, não permitindo ela estará mesmo disposta a participar. Ao saber desse fato, o Rei Doce resolve pegar em lugar secreto onde só ele tem acesso pegar a medalha que tanto Ralpn deseja para assim convencê-lo a fazer intriga com Vanellope. O que acaba surtindo o efeito que ele queria. Vanellope passa a odiar Ralph, no momento em que este orientado pelo Rei Doce tenta convencê-la a não participar da corrida porque se não com a participação dela a máquina do fliperama seria desativado e com isso ela terminaria presa naquela máquina. É quando volta ao ambiente do seu jogo, e vê o local abandonado, é que se dá conta da burrice que fez em tentar agir como bonzinho fora do seu jogo e que ele tinha importãncia porque com a destruição que ele causava nas janelas do edificio era o que motivava a sobrevivência dele por tanto tempo e sem presença dele que sentido o jogo teria, e acabaria terminando no ostracismo como a exemplo dos outros jogos de videogames.
Para não acabar assim, Ralph resolve voltar para o Corrida Doce e investigar por quais razões só Vanellope tinha virado um bug. Ele resolve pedir informações ao Guarda Verde, um sujeito redondo em forma de chiclete para saber como Vanellope tinha se transformado assim. A única coisa que o Guarda Verde sabe lhe informar é que foi o próprio Rei Doce que a reprogramou para ser dessa maneira, agora pois quais razões isso ele não sabia responder. Mesmo sendo ameaçado de ser engolido pelo Ralph. Ele não sabia de muita coisa porque os dados das memórias de todos os habitantes do jogo foram guardados num baú. Nesse momento Ralph precisará correr contra o tempo, já que há ameaça do Insetrõnico dentro do Corrida Doce que pode provocar uma imensa destruição no ambiente. E para levantar a auto-estima de Vanellope, Ralph decide ir atrás de Felix que estava preso na cela do castelo do Rei Doce. Pede para reconstruir o carro cheio de doces de Vanellope, que ele ajudou a construir e depois destruiu por causa da intriga do Rei Doce. E assim no momento climax do filme, para surpresa de muitos irá se descobrir qual o segredo do Rei Doce e por qual razão ele tinha para transformar Vanellope num Bug? Não vou entregar essa parte, pois deixarei para quem for conferir tirarem suas próprias conclusões.
E para concluir, assim o que posso colocar sobre a impressão que tive do filme são das melhores. Achei muito bem bolado o enredo, a estética dos traçados no formato 3D mostrando o quanto tradicional estúdio da Walt Disney Animation Sudios mostra a sua boa forma para evoluir em traçados bem maneiros. Como bem descrevi, o que mais gostei e mais identifiquei no filme foi a maneira de por meio dele explorar essa coisa de num meio em que vivemos a gente sempre ser estigmatizado, ou esterotipado por pertencermos a determinados grupos que impõe cetos tipos de regras comuns impostas e que se a gente não seguir nós somos vistos como seres anormais. Também mostra o outro lado da moeda, principalmente no momento em que quando Ralph cansado de ser estigmatizado de vilão e excluido do seu ambiente social ao resolver abandonar a sua função no jogo para praticar o bem em outros jogos. Não imaginou que esse tipo de atitude seria de algum modo egoista. Porque no momento que ele resolve desaparecer do jogo, que sentido teria para Felix aparecer para reconstruir um edificio intacto e que depende dele destruir para ser construido de novo. Também observei que o tempo todo o filme passa bem a mensagem do quanto o novo pode causar medo em qualquer meio, e nos games isso também pode ser sentido. Do mesmo que qualquer pessoa, em qualquer ambiente quando vê perder seu espaço para a aparição de gente nova, isso é o que também os games passam do que acontece quando se é descartado ou mesmo negligenciado. Uma maneira inteligente de transmitir por meio dos seres inanimados como os personagens de videogames, os sentimentos humanos do que acontece quando você é descartado ou mesmo como bem transmiti o personagem protagonista Ralph essa coisa de você ser marginalizado por ser criado dessa maneira. No elenco da dublagem americana quem faz a voz do Ralph é John C. Reilly, e na brasileira é de Tiago Abravanel. Quem dubla Vanellope na versão americana é de Sara Silverman e na brasileira é dublada por Marimoon. Jack McBrayer é quem faz a voz do Felix Jr. na versão americana e Rafael Cortez é quem faz na versão brasileira
Bem posso encerrar aqui aconselhando a assistirem porque vale a pena.
FONTE:
*http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2013/01/estreia-detona-ralph-e-animacao-nostalgica-inspirada-em-videogame.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wreck-It_Ralph
http://cineweb.com.br/filmes/filme.php?id_filme=3926
http://omelete.uol.com.br/wreck-it-ralph/cinema/detona-ralph-critica/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostei muito!
ResponderExcluirA melhor animação que a Disney já produziu em sua longa vida.
ResponderExcluir