quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

RESENHA DO FILME O ÚLTIMO DESAFIO

No Domingo, 20 de Janeiro de 2012. Fui conferir no Cinemark do Shopping Midway Mall ao filme "O Último Desafio".  O mais recente filme estrelado pelo fortão Arnold Schwarzenegger.























Admito que gostei demais de conferir  esse filme. Que traz de volta como protagonista o velho  astro musculoso dos clássicos blockbusthers de ação anos 1980, Arnold Schearzenegger na casa dos sessenta e cinco anos de idade, mantendo a boa forma  e muito pique para enfrentar os mais diversos  momentos de adrenalina que esse filme proporciona. É o primeiro  filme que o ator protagoniza  depois de um longo tempo afastado das telonas para se dedicar a carreira politica no dois mandatos como Governador da California.


Ao comentar sobre esse novo filme estrelado por Schwarzenegger, me traz a um momento nostalgia ao lembrar os diversos títulos de  filmes de ação que ele estrelou em seu auge,   quando criança, eu tive o prazer de conferir quando passava constantemente na grade da Sessão da Tarde os seguintes títulos: desde o espadachim  crimeiano em  Conan-O Destruidor(1984), passando pelos durões bons de tiros como o soldado John Matrix em Comando para Matar(1985),  o oficial da Polícia Soviética Ivan Danko em Inferno Vermelho(1988),  Douglas Quaid no primeiro O Vingador do Futuro(1989), ao androide que primeiro tentar matar e depois protege John Connor em O Exterminador do Futuro 2- O Julgamento Final(1991). Também conferir no cinema ele fazendo o papel do vilão de pele gelada Mr. Freezer em Batman & Robin(1997).  E algumas de suas  experiências fazendo comédias como no papel do detetive Kimble que tenta bancar o professor de um bando de pirralhos em Um Tira da Pesada(1991), co-estrelando com Danny DeVito em Irmãos Gêmeos(1988), um homem grávido em Junior(1994) e até mesmo protagonizando o papel de um pai que fará de tudo para  procurar o boneco favorito de seu filho em pleno natal em  Um herói de brinquedo(1996).E mais recentemente pude conferir a retomada do ator as telonas, depois de sua passagem na politica no papel de Trent Mauser nos dois filmes de Os Mercenários


Bom, mas depois de citar esse extenso curriculo do ator no passado, vamos voltar para o momento presente. Nesse recente filme, sob a direção do sul-coreadno Kim Jee-Woon em sua primeira experiência hollywoodiana depois de ter dirigido ao filme mais caro já produzido na Coréia do SulOs Invenciveis(2008).



Nesse filme, Schwarzenegger faz o papel do Xerife Ray Owens. Responsável por comandar uma delegacia  em um municipio de clima desertico no estado de  Los Angeles que interliga a fronteira dos EUA com o México, um lugar tão pequeno e pacato. Nessa cidade, o índice de criminalidade é tão pequeno que acaba entediando o número reduzido de agentes comandados por Ray, formados por Jerry(Zac Gilford), Mike(Luiz Guzman) e o exentrico Dirkum(Johnny Knoxville) estes são os que mais roubam as cenas com momentos muito hilários e a única mulher do grupo Sarah(Jaimie Alexander). O que Ray Owens não esperava é que Gabriel Cortez(Eduardo Noriega) o cérebro do tráfico internacional de drogas, que estava numa prisão em Los Angeles. Cortez consegue fugir durante o trajeto de uma sigilosa operação de transferência  comandada pelo Chefe de Policia  John Bannister(Forrest Whitaker) 





Acontece que para a surpresa de muita gente, a informação foi vazada por alguém da própria polícia que deixou ser comprado pelo dinheiro  de Cortez como ele já costumava fazer com outros políciais em seu país.  Que ao entregar para ele, conseguiu organizar com os seus comparsas um plano de fuga, que o levará a dirigir em alta velocidade levando consigo como sequestrada, a agente Ellen Richards(Genesis Rodriguez) que se descobre que ela é quem foi a responsável por informar  essa operação para Cortez. E nessa correria de carro, Cortez quer fazer de tudo para chegar justamente a cidade de Ray. E cruzar uma ponte que interliga os territórios americanos e mexicanos sem contar com um posto de fronteira. Owens terá de contar com os poucos recursos que tem e com o minimo de pessoal para enfrentar a artilharia pesada dos comparsas de Cortez.  O seu reduzido  pessoal sofre uma baixa com a morte de Jerry, mas contará com o reforço de Frank( Rodrigo Santoro), um militar que foi preso na delegacia de Owens por dirigir em alta velocidade. Este será o grande  desafio  enfretado por Owens depois que fracassou ao comandar uma grande operação policial em Los Angeles onde ele terminou rebaixado para esse local.







A minha observação sobre esse filme em diferentes aspectos  é a seguinte: achei o enredo  um tanto mediano, a meu ver ele não carrega muita inovação na sua estética, onde segue um padrão tipicamente clichê  do gênero de ação, com os elementos próprios para este estilo de filme. Como as tensões provocadas pelos tiroteios, as perseguições, os sequestros e as lutas corporais. Não tem quem ao assistir o filme e ainda por cima sendo estrelado por Schwarzenegger, e  observe alguma semelhança desse recente filme com outros de ação que ele estrelou. 








No entanto, todas as tensões provocadas por estes carregados  elementos clichês que eu citei acima nos quais a trama foi construida, também é medido com pitadas de humor, como os provocados pelo pessoal  reduzido de Ray Owens e como havia  citado no inicio, eles roubam as cenas provocando muita risada com a construção de criativos dialogos com piadas bem bestinhas e proporcionam mais leveza ao filme até mesmo quando estes aparecem nas tensas cenas de tiroteios com o bando de Cortez. 





Assim posso descrever que com essa estética clichê, o filme mesmo não sendo inovador ele é ótimo para puramente entreter. E posso acrescentar a respeito das tensões provocadas pelas  cenas de perseguição e tiroteio foi muita bem feita de uma maneira a não exagerar tanto em licenças poéticas, coisas que filmes desse calibre fazem muito. E para terminar, não poderia deixar de colocar a minha surpresa e o meu elogio quanto ao bom empenho do brasileiro Rodrigo Santoro nesse filme. Eu nunca fui muito de apreciar o trabalho dele mesmo quando estrelava novelas globais, mas nesse ele se superou. Para ele que 10 anos atrás deu seus primeiros passos hollywoodianos fazendo uma ponta como um motoqueiro mudo em "As Panteras-Detonando"(2003). Nesse filme o papel que ele faz do prisioneiro Frank mostrou um pouco do seu amadurecimento profissional. Mesmo antes de tentar construir lentamente sua carreira hollywoodiana, Santoro deu seus primeiros cinematográficos em produções nacionais como em Bicho de Sete Cabeças(2001) onde fez uma elogiosa interpretação de Wilson Souza Neto um jovem  que foi internado equivocadamente  numa clinica psiquiatrica a mando dos seus país depois que estes encontraram um suposto cigarro de maconha dentro de seu casaco. Aquela história  tinha sido inspirado na história veridica de Austregésilo Carrano Bueno(1957-2008). Seguido de outro também elogiado filme nacional Abril Despedaçado(2001) e fazendo a drag queen Lady Di em Carandiru(2003). E depois dessa pequena experiência em As Panteras-Detonando, Santoro passaria a se revezar entre cinema nacional e hollywoodiano. E posso assim eleger, que esse dos poucos hollywoodianos estrelado por ele  nos quais pude conferir. Este foi o melhor filme onde ele soube desempenhar um bom papel.


E para concluir: o filme como bem fui descrevendo ele segue elementos padrões dos filmes de ação sem inovar em muita coisa, o enredo foi construido de uma maneira a puramente  entreter com a dosagem e alternancias  entre as  tensões dos tiroteios com o humor provocado pela turma do Ray Owens. E sendo a trama puramente para entreter, quem assisti não vai precisar quebrar a cabeça para tentar compreender qual a mensagem inteligente  passada no filme. No mais, assim para quem busca assistir um filme só para se divertir comendo pipoca, esse sim eu recomendo.
Todos os ingredientes que o filme carrega, eu poderia assim descrever que pessoalmente eu o assistiria novamente  quando for lançado em DVD ou talvez Blu-Ray para ter em minha coleção de filme para assistir sempre que quiser ou quem sabe quando ele chegar a passar em algum canal aberto ou fechado. Bom é isso.










Nenhum comentário:

Postar um comentário