terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
MINHA CRÍTICA AO FILME FROZEN-UMA AVENTURA CONGELANTE
Sempre que alguém ouve falar num longa de animação com selo de qualidade Disney, que ainda por cima tem como protagonista uma princesa com certeza devem imaginar que obviamente deve ter aquelas coisas bastantes clichês previsiveis de ver, do tipo a Princesa ser caracterizada como uma heróina de caratér frágil e docil, que sempre depende da superproteção heróica do Principe Encantado ou da Fada Madrinha para salvá-la das garras malignas da Bruxa Malvada, que sempre é simbolizada como a figura da antagonista nas clássicas histórias dos contos de fadas dos Irmãos Grimm, de Perrault ou mesmo de Andersen.
No caso do mais recente título "Frozen-Uma Aventura Congelante", filme que eu conferi na tarde de Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2014 na sala de cinema do Shopping Midway Mall. Posso descrever que essa caracteristica clichê neste filme está completamente fora de cogitação.
Eu sempre costumo postar comentários longos, principalmente quando estou inspirado e acaba ficando mais dificil escrever textos curtos, desta vez vou procurar não entregar spoilers sobre o filme, vou apenas resumir em descrever qual foi a impressão que o filme me proporcionou.
Confesso que gostei demais, apesar de ter esperado um algo a mais. O que eu poderia colocar de mais legal e positivo e onde vi que foi bastante acertado em Frozen foi a maneira como a Disney soube construir uma história fabular de Princesa com todos elementos mágicos e fantasiosos caracteristico do gênero, mas, ao mesmo tempo soube também como inovar para não dar a impressão de ficar na mesmice. Agora onde eu poderia colocar que não achei muito legal e por isso mesmo pecou demais foram em incrementar muitas cenas dos persanagens cantando, até mesmo em alguns diálogos que no meu entender não haviam necessidade para isso. Pela minha concepção isso termina tornando a animação clichê demais, a forçando a ser uma trama musical. Não que eu tenha algo contra esse elemento ser colocado nos desenhos, mas acontece que numa cena onde existe diálogos muitos densos como a discussão entre as Irmãs-Princesas Elsa e Anna por viverem distantes uma da outra, com dialogo cantado coloca por um lado uma caracteristica de mais leveza a história, mas por outro lado tira um pouco da autencidade. Mas eu acho que essa escorregada que eu coloquei é o menor de todos os problemas.
Em muitos quesitos, o filme consegue mostrar ser bem acertado, artisticamente a construção do pano de fundo da história consegue transmitir características bastante inovadoras como eu bem pude observar.
A inclusão do boneco de neve Olaf na voz do comediante Fábio Porchat ficou incrivel dando uma leveza maior na trama. Vale dá uma conferida em Frozen.
FONTE:
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2014-01-02/animacao-frozen-atualiza-historia-criada-por-hans-christian-andersen.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário