domingo, 12 de janeiro de 2014

CINE-RETRÔ 2013

Ao iniciar a minha  primeira postagem de 2014, vou começar colocando os melhores filme  que eu assisti em 2013.  Eu acabei de fazer uma contagem dos filmes  que conferi nas salas de cinema  ao longo dos doze meses e 365 dias do ano que passou. Calculei ao todo  foram 14, mas bem que poderia ser mais, ainda mais junto com  alguns que eu só pude conferir após terem saido em DVD.

Portanto, vou compartilhar com vocês nesta  primeira postagem uma lista de 10 desses 14 filmes que conferi nas telonas das salas de cinema dos três shoppings de Natal/RN, Midway Mall, Praia Shopping e na recém-inaugurada sala do Natal Shopping. Os meus favoritos que elegi como  os melhores.  Na próxima postagem vou mostrar dos 5  melhores filmes que conferi só depois que comprei em DVD junto com outros das telonas que eu deixei aqui de fora.


Aviso: Infelizmente parece que não vou perder poder postar a segunda parte como havia prometido, porque no momento em que estava preparando. A CPU do computador coletivo de minha casa deu problema que já dura semanas e parece que vamos ter de precisar trocar por outro já que esse pelo meu pai me informou está sem condições de voltar. O que é uma pena, porque todas as imagens que eu havia para ilustrar a postagem estavam gravados nos arquivos estavam todos na minha pasta de lá. E no momento que eu estava aprontando a segunda eu ainda não havia incluindo algumas imagens. Neste momento em que estou lhes escrevendo é por meio do notebook da minha mãe. Portanto, enquanto não é resolvido esse problema da inclusão da CPU. Deverei passar sem postar um comentário aqui no blog e outros que tenho porque só escrito e sem ilustração fica meio graça. Há ainda uma postagem salva que há tempos eu vinha que está com todas as imagens como eu havia que só eu termina de escrever para depois publicar assim como nos outros blogs. Termino aqui dando um forte abraço aos que vem acompanhando a jornada nesse blog que leem e compartliham com outros. A ajuda de vocês  me dá um feedback único. Neste meu espaço onde posso comentar a vontade uma das paixões preferidas que é o cinema. Um abraço forte e continuamos na luta.










10) DETONA RALPH















Primeiro filme  do ano de 2013 que fui conferir nas salas de cinema, essa animação da Disney mostrou está em nivel  perfeito, seja  na técnica da animação ou mesmo na maneira como a trama foi construida e elaborada de uma maneira a sair das fórmulas clichês de uma animação com a marca Disney.  O motivo de eu eleger essa animação como o melhor foi pelo fato do filme ter conseguido mexer um pouco comigo. Me fez remeter a minha infãncia de quando jogava meu videogame no pré-histórico SuperNintendo. E ainda mais o fato do Ralph já  ser um sujeito cansado de ser sempre estigmatizado como vilão do jogo resolve bancar o herói. Subiu no meu conceito.





9)O LADO BOM DA VIDA

















Com uma história simples, mas, bem conduzida, ao  retratar de uma maneira inusitada que de perto ninguém é normal.  Num filme que rendeu o Oscar de melhor atriz para Jennifer Lawrence, a quem eu  sempre costumo associá-la a mutante azul Mistica de X-Men: Primeira Classe.  Numa bela história mostrando  um cara como Pat(Bradley Cooper) com transtorno bipolar pode formar um bom par romãntico com uma mulher que tem vicio em sexo como Tiffany(Jennifer Lawrence). Onde no início o interesse dele em se aproximar dela foi para ele se comunicar com sua ex-esposa Nikki, de quem ele não a via desde o incidente no qual ele provocou em que ao chegar em sua casa depois de mais um dia exautivo de trabalho lecionando a disciplina de História numa escola do Ensino Médio, ao entrar percebe algo estranho quando sobe a escada e percebe que no meio do corredor há um monte de roupa espalhada com o aparelho de som ligado tocando a música tema de seu casamento que foi My Cherie Amour, do cantor Stevie Wonder.  E nisso gera o seu estado de surto, ao dar o flagra nela no chuveiro fazendo sexo com outro cara, do qual ele se aproxima e bate até a morte. Um incidente que o levou para ser internado numa clínca, e só conseguiu liberação para ser solto por insistência de sua mãe.  Pois bem será por causa dela que ele de inicio tentará se reaproximar de Nikki, de quem ele não pode vê por causa do impedimento da Ordem Judicial de Restrição.  O porque dele no ínico tanto insistir em se aproximar de Tiffany para se corresponder tem haver com o fato da irmã mais velha dela Veronica ser muito amiga  dela, que coincidentemente  esta mesma é casada o melhor amigo de Pat, Ronnie. Pois será a partir destas circunstãncias meramente casuais entre esse pessoal com sua doidices todas que teremos então o gancho que ocassionará em Pat descobrir estar apaixonado pela Tiffany, principalmente no momento em que os dois passam a se encontrarem constantemente  por causa da dança, que gerará uma inusitada aventura sendo alvo de apostas do seu pai.  Um excelente filme que consegue traduzir o significado de como lidar as adversidades das  situações incomuns.










8) JOÃO E MARIA: CAÇADORES DE BRUXAS

 












Uma fantástica aventura de fantasia mesclada a elementos de terror com ação e boas pitadas cômicas proporcionando uma boa diversão para um público adulto. Uma excelente livre adaptação cinematográfica de uma clássica obra-prima infantil dos Irmãos Grimm. Mostrando que mesmo os personagens de contos de fadas um dia e podem também como qualquer pessoa adulta terem algumas atitudes não muito politicamente corretas. Filme de ação incrivel com cenas de alta dose de adrenalina e bastante impactantes.









7) MEU PASSADO ME CONDENA


 













Comédia nacional de primeira qualidade, estrelado pelo humorista da nova geração Fábio Porchat, que protagoniza o seu xará Fábio que resolve se casar as pressas com Miá(Miá Mello) com apenas um mês de namoro, para curtir uma lua de mel num cruzeiroÉ nesse lugar de onde a história toda terá o pano de fundo que eles terminaram descobrindo alguns segredos da vida um do outro. Principalmente quando eles se deparam   com dois velhos conhecidos de cada um, o ex-namorado dela e uma antiga paixão platõnica dele dos tempos de colégio estão no cruzeiro onde eles curtem a lua-de-mel dele e ainda por cima estão namorando. E será por conta desse acidente do destino que eles ao se verem obrigados a terem de conviverem com essa nova realidade do momento é que ocassionará  o motivo para as situações cômicas do filme que marca a estrèia na direção de Júlia Resende.


















6) ÚLTIMA VIAGEM A VEGAS



 














Imagine um filme como esse juntando quatro grandes astros da primeira grandeza de Hollywood vencendores de Oscars como Michael Douglas, Robert De Niro, Morgan Freeman e Kevin Kline para viverem um grupo de velhos amigos coroas que se conhecem desde a infãncia. Que resolvem se reencontrarem depois de muitos anos, principalmente depois que Billy Gerson(Michael Douglas)  o único do grupo que  permaneceu solteirão até agora resolve anunciar que iria se casar com a sua atual namorada 20 anos mais nova que pede  em casamento numa  situação muito inusitada, durante o enterro de seu melhor amigo. E será nisso que marcará a grande confusão, quando Billy resolve reunir seus três velhos companheiros Paddy(Robert De Niro), Sam(Kevin Kline) e Archie(Morgan Freeman) ambos já com a vida de cada um já feita depois de já terem casados, sendo que Archie e Paddy já são viúvos, Archie vive sendo cuidado com muito zelo pelo seu único filho, já Paddy vive desanimado em seu apartamento desde que sua esposa faleceu. Já Sam é o único do grupo que vive muito bem casado, mas numa relação que se mostra bastante morna. Pois bem, Billy chamará seus antigos camaradas do Brooklin para curtirem a sua milagrosa despedida de solteiro indo viajarem na conhecida cidade que é considerada como o paraíso dos gastadores e de muitas orgias, Las Vegas. E muita confusão irá nesse ambiente. Uma excelente comédia para compreender verdadeiras lições de vida com estes caras da meia-idade.















5) HOMEM DE FERRO 3




















O terceiro filme solo do Homem de Ferro, que marcou o começo da Fase 2 da Marvel no Cinema Pós-Vingadores, mostrou uma visão um pouco  diferente  de Tony Stark(Robert Downey Jr.) mas sem tirar a caracteristica bem debochada do herói. A direção de Shane Black não causou muitas mudanças  tão drásticas assim. Apesar da participação do cômico guarda-costa Happy Hogan(Jon Favreu) tenha ficado um  tanto quanto reduzido, mas ainda assim causou uma boa leveza na trama. Um dos pontos mais fortes que eu gostei no filme foi quando a Pepper Potts(Gwynetth Paltrow) passa a ganhar mais importãncia principalmente que usa rapidamente a armadura de Tony, adquirindo também super poderes ao se transformar num dos seres extremix, humanoides com alto poderes de invocar fogo nos corpos que foram uma criação Aldrich Killian(Guy Pearce) que para surpresa de muitos ele era mente por trás do terrorista Mandarim(Ben Kingsley) que ao contrário do vilão descrito nos quadrinhos, esta não passava de um  charlatão que servia de fantoche de Killian.   Além disso,também destaco a maneira como foi incluida a criação dos mecanismos que dão as armaduras vidas próprias de fazerem elas se fragmentarem no ar e sendo empregada pedaço por pedaço no corpo de Stark, algo parecido com o que acontecia no anime de Cavaleiros do Zodíaco. Será que Shane Black se inspirou no famoso desenho de Masami Kurumada para essas armaduras de Stark poderem fazerem isso. As cenas desses seres de latas sendo movimentado sem Tony estar carregam elementos que rementem a Transformers. Ainda não há previsão de quando irá surgir um quarto filme do Homem de Ferro, até porque até agora esse projeto não ficou nada acertado na renovação de contrato entre a Marvel Studios com Robert Downey Jr. A Marvel renovou o seu contrato  para fazer mais dois filmes dos Vingadores, sendo que Vingadores 2: A Era de Ultron, já está com data de estréia prevista para 2015. Mas por enquanto ainda não está incluido no pacote mais filmes solos de Homem de Ferro. O futuro a Deus pertence.























4)HOMEM DE AÇO







Esse  reboot de Superman dirigido por Zack Snyder e tendo Christopher Nolan como produtor conseguiu transpor uma atmosfera bem diferencial com relação a todos os outros filmes anteriores dele já produzidos.  Um dos pontos altos e bastante acertado colocado nesse filme foi a história abordar a visão do herói sob um ponto de aproximá-lo  mais da realidade ao retratá-lo como um sujeito em crise existencial e pela primeira fez uma interssante abordagem dele surgindo não como o salvador da terra, mas sim como um alienígea de quem todos desconfiam de suas reais intenções na Terra. Ainda mais no contexto dela sendo invadida pelo General Zod(Michael Shannon). Uma inteligente sacada de mestre para fazer dessa nova versão um atrativo inovador a mais para o público da atualidade. Além desse ponto importante, também destaco o design do uniforme do Superman sem a cueca vermelha deu uma repaginada legal. Com o  sucesso da bilheteria do filme, a Warner já anunciou que vai produzir uma sequência prevista para 2015, contará no pacote com uma leva grande de heróis DC. Entre eles terá Batman que será o grande vilão do Homem de Aço. Será que essa ideía vai vingar? De todo jeito pode-se dizer que a DC Comics já está começando a mexer seus pauzinhos para tentar se estabelecer depois de ter sido super massacrada pela Marvel.











3) ELYSIUM



















Brilhante  ficção cientifica  com um enredo que tem como  pano de fundo o ambiente  social vivido numa Terra de um futuro Pós-Apocaliptico em pleno século 22 contando com a competente  direção do sul-africano Neil Blomkamp tendo no elenco, os brasileiros Wagner Moura e Alice Braga, e de dois consagrados nomes hollywoodianos como de Jodie Foster e Matt Damon. Um filme feito para refletir a respeito da questão de diferenças de classes socias ser sempre recorrente em todo lugar, onde a camada minoritária dos  privilegiados  sempre arrumarão uma forma de ter acessos a residir em lugares confortaveis como a Estação Espacial de Elysium e os não-privilegiados viverem na Terra completamente escassa, exposto a doenças. Chegando ao ponto de aparecer um lider rebelde e heróico como Max(Matt Damon) para dar um basta nisso resolvendo até arriscar a própria vida para acabar com essa desigualdade social. 







2)THOR-O MUNDO SOMBRIO






Genial essa sequencia solo do deus asgardiano da Marvel, no  filme que marcou o ínicio da Fase 2 da Marvel Studios no cinema. Cheios de belos efeitos  visuais impressionantes e de muita magia com a linda cenográfia explorando mais o mundo dos nove reinos de Asgard que não puderam ser mostrado no primeiro.  A direção de Alan Taylor não deixou nada a desejar, foi bastante precisa. Loki mais uma vez conseguiu ofuscar com novas artimanhas de trapaças. Não vou entregar muitos spoilers. Mas ao longo do filme pode-se notar que ele carrega muitos ganchos que darão pista das futuras produções como Capitão América: O Soldado Invernal e Guardiães da Galáxia. Previstos para chegarem as telonas neste ano de 2014 dando a segunda fase desse empreitada Marvel.


















1) LINCOLN




Brilhante cinebiográfia de um maiores politicos a se tornar o mais  importante Chefe de Estado  da nação mais potente do mundo. Unindo a maestria da direção de Steven Spielberg, com a brilhante reconstituição de época tanto na cenográfia quanto na maquiagem e nos figurinos. E a excelente interpretação de Daniel Day-Lewis que ficou brilhantemente caracterizado como Abraham Lincoln que lhe rendeu o Oscar de melhor ator.  E a maneira como a trama do filme soube bem como mostrar junto a todo  um elenco estelar os bastidores como o Congresso americano aprovou a Lei da Abolição em pleno momento crítico onde os EUA vinha combatendo internamente na época da Guerra Civil, que quase ocassionou a fragmentação do EUA entre sulistas e nortistas. E como o então Presidente Lincoln foi o grande cérebro ao saber como conduzir e principalmente como soube encontrar meios para conseguir apoio.
Por esse motivo ele recebeu a primeira colocação dos melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário