A história de John Merrick (John Hurt), um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado até então, tendo 90% do corpo deformado. Exibido como monstro em circos e considerado débil mental pela sua dificuldade de falar, é salvo por um médico, Frederick Treves (Anthony Hopkins). No hospital Merrick se libera emocionalmente e intelectualmente, além de mostrar ser uma pessoa sensível ao extremo. Sra. Kendal (Anne Bancroft), uma grande atriz, torna-se sua amiga e até a coroa britânica sensibiliza-se com o caso.
Direção: David Lynch.
Produção: Jonathan Sanger, Mel Brooks
(não creditado).
Produção executiva: Stuart Cornfeld.
Roteiro: Christopher De Vore, Eric Bergen, David Lynch.
Elenco: John Hurt, Anthony Hopkins, Anne Bancroft, John Gielgud, Wendy Hiller, Michael Elphick, Hannah Gordon e Freddie Jones.
CURIOSIDADES DAS FILMAGENS
A maquiagem do Homem-Elefante levava cerca de oito horas para ser feita a cada vez que era aplicada em John Hurt. Ao fim do dia mais doze horas eram necessárias para que ele voltasse a ter a cara limpa.
O diretor Mel Brooks foi um dos produtores executivos do filme, tendo sido o responsável pela contratação de David Lynch e pela decisão de filmar em preto e branco. Entretanto, para evitar que o público considerasse o filme uma sátira pela simples presença de seu nome, Brooks pediu que não estivesse presente nos créditos do filme.
Prêmios
OSCAR
1981
Indicações:
Melhor Filme
Melhor Diretor
Melhor Ator - John Hurt
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Trilha
Melhor Edição
Melhor Figurino
Melhor Direção de Arte
GLOBO DE OURO
1981
Melhor Filme/Drama
Melhor Diretor
Melhor Ator/Drama - John Hurt
Melhor Roteiro
CÉSAR
1982
Melhor Filme Estrangeiro
BAFTA
1981
Melhor Filme
Melhor Ator - John Hurt
Melhor Direção de Arte
Indicações
Melhor Diretor
Melhor Roteiro
Melhor Direção de Fotografia
Melhor Edição
Nenhum comentário:
Postar um comentário