sábado, 15 de janeiro de 2022

ANASTÁSIA-A PRINCESA ESQUECIDA

 

A LENDÁRIA PRINCESA RUSSA

 

A famosa  lenda da Princesa Russa Anastásia Romanova ter  sobrevivido a Revolução Bolchevique de 1917. Inspirou muitas histórias adaptadas para livro e cinema. 





Uma dessas foi uma  animação lançada em 1997, que inclusive eu assisti quando criança, produzida pela Fox Animation. A mesma que também produziu  esse filme maravilhoso Anastásia-A Princesa Esquecida(Anastasia, EUA, 1956).  Nessa produção da Fase Clássica de Hollywood que contou com a direção do ucraniano Anatole Litvak(1902-1974) que se baseou na peça homônima da francesa Marcelle Maurette(1903-1972), cujo roteiro foi adaptado pelos americanos  Arthur Laurents(1917-2011)  e Guy Bolton(1884-1979).




Nessa trama que conta a história do General Bounine(Yul Brynner) que está a procura da suposta Princesa Anastásia a pedido dos últimos remanescentes Romanov que ofereceram uma boa grana, onde ela é a única que pode milhões de libras bloqueadas pelo banco suíço,  isso passado uma década após a Revolução de 1917. É nas ruas da capital Moscou, que ele se encontra com uma jovem com amnésia e que vai convencê-la a assumir como Anastásia(Ingrid Bergman) e prepara-la para agir como uma princesa, para assim receber algo em troca.  O filme apresentou um lindo e incrível design de produção, que reproduziu perfeitamente os trajes de gala das realezas europeias, figurinos impecáveis, que com as paletas de cores da fotografia tornaram a sua estética impecável, fora o próprio roteiro que é muito crível, bastante melodramático na pegada de contos de fadas. Fora que também  contou com um elenco estelar, destaque para a sueca Ingrid Bergman(1915-1982) como a protagonista  que dá título à obra, atriz que já tinha uma consolidada carreira em Hollywood depois de protagonizar filmes como Casablanca(EUA, 1942). 






E também mencionar Yul Brynner(1920-1985) ator russo que representou brilhantemente o General Bounine, o sujeito que fica orientando a suposta Anastásia a treinando por puro interesse, ele emprestou até sua experiencia de bailarino para orienta-la na dança.  Este filme está disponível completo no YouTube com o áudio dublado pela antiga Herbert Richers, provavelmente nos anos 1970 que contou com o casting de vozes só de feras, boa parte já falecida. Destaco para a voz do locutor Ricardo Mariano anunciando o título, o falecido Newton da Matta(1946-2006) narrando os letreiros iniciais e para o também saudoso Darcy Pedrosa(1930-1999), que fez um trabalho incrível ao dar ao ator Yul Brynner.   Assim como boa parte do elenco do filme. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário