quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

O DOCUMENTÁRIO SOBRE CARMEN MIRANDA

 Lançado em 1995, ano do 40°Aniversário de morte de Carmen Miranda (1909-1955) o documentário Carmen Miranda: Banana is Bussiness (1995).

Produzido pela produtora Channel 4 e contando com a direção da brasileira Helena Solberg que também assina como roteirista.




O documentário narra toda a trajetória da icônica Carmen Miranda, contando um pouco de sua infância em Portugal, onde nasceu em Várzea da Ovelha, uma vila localizada no município de Marco de Canaveses no Norte de Portugal.

Até haver a emigração da família para o Brasil, onde se estabeleceram no Rio de Janeiro.




 Ao longo da duração de 1 hora e 31 minutos, a obra vai contando   sua trajetória com depoimentos e muitas imagens de arquivos. Dentre os entrevistados há de mencionar a participação de César Romero (1907-1994) que acompanhou o clássico seriado do Batman dos anos 1960, deve se lembrar dele como Coringa.




Pois bem, no cinema ele fez par romântico com Carmen Miranda em sua passagem pelos Estados Unidos. Essa sua participação no documentário mostra o último registro público dele, já que ele faleceu um ano antes do lançamento em 1º de Janeiro de 1994.




Um material vastamente riquíssimo para explorar e conhecer sobre Carmen Miranda, uma mulher a frente do seu tempo. Que colecionou polêmicas entre os mais conservadores medíocres e era acusada de ser vendida ao Tio Sam.

Uma verdadeira preservação da memoria cultural brasileira tão negligenciada pelos Poderes Públicos, para lembrar os 70 anos que se completou em 2025 de sua partida. 

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

NUA, de Saul Dias *

 NUA, de Saul Dias *

.

I

Nua

como Eva.

A cabeleira

beija-lhe o rosto oval e flutua;

o corpo

é água de torrente...

.



Eva adolescente,

com reflexos de lua

e tons de aurora...!

.

Roseira que enflora...!

.

Desflorada por tanta gente...







II

Teu corpo,

mal o toquei...



.

Só te abracei

de leve...

.

Foi todo neve

o sonho que alonguei...



.

Asas em voo,

quem, um dia, as teve?

.

Os sonhos que eu sonhei!



.

III

Jeito de ave

e criança,

suave

como a dança

do ramo de árvore

que o vento beija e balança!



.

Nave

de sonho

no temporal medonho

silvando agoiro!

.

Quem destrançou os teus cabelos de oiro?

.

IV

Corpo fino,

delicado,

sereno, sem desejos...

.

Tão macio,

tão modelado...



.

Beijos... Beijos... Beijos...

.

V

No meu sono

ela flutua

a cada passo...

.

Nua,

riscando o espaço

numa névoa de outono...




.

Apenas nos cabelos

um azulado laço...

.


E assim enlaço

a imagem sua...



.

in "Sangue"

.


* pseudónimo de Júlio Maria dos Reis Pereira (Vila do Conde, 1 de Novembro de 1902 — 17 de Janeiro de 1983), poeta e artista plástico, irmão de José Régio.

 


segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

FILMES QUE SE PASSAM, MAS NÃO SÃO NATALINOS

 

Brasil-O Filme(1985)




Apesar de carregar o nome do nosso pais no título, ele não se passa no Brasil, mas sim  num cenário de futuro distópico do Reino Unido. O filme do diretor Terry Gilliam, um ex-membro do grupo humorístico Monty Pyton tem esse nome   por causa da canção "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso(1903-1964), que aparece em uma versão instrumental na trilha sonora, simbolizando um refúgio utópico para o protagonista em meio a uma sociedade distópica e burocrática, e não por ter qualquer ligação direta com o país ou sua política. Gilliam usou a música como um "estado de espírito" de sonho e escapismo, e o título se tornou uma referência à busca por um lugar ideal em um mundo opressor.  

Principalmente para o protagonista Sam Lowry(Jonathan Price) lidando com o cenário futurista totalitarista, tendo seus devaneios voando no céu como se fosse um anjo.

Esse filme com uma estética excêntrica e bem espalhafatosa, se passa durante as festividades natalinas, mas com certeza, ninguém observa por esse ponto.

 

      Duro de Matar(1988)




Quando você ouve a menção desse clássico filme de ação dos anos 1980 com certeza lhe vem à cabeça muito tiro, porrada e bomba e é essa impressão que temos sobre o filme Duro de Matar que contou com  a direção de John McTiernan.

Principalmente vendo o policial  John McClane(Bruce Willis) enfrentando sozinho um grupo de terroristas comandado pelo alemão Hans Gruber vivido pelo britânico Alan Rickman(1946-2016) que quem foi da geração que acompanhou a franquia do bruxinho Harry Potter(2001-2011) deve se lembrar dele como o sinistro Professor Severo Snape.

Onde nesse filme, ele  mantém pessoas que trabalhavam num prédio de uma empresa onde quem trabalhava era Holly McClane(Bonnie Bedelia), esposa do John McClane.

Sendo que o todo o mote desse filme, ocorre justamente na época do natal.

Mas jamais assimilaria o filme como natalino.

O Batman(1992)





Em se tratando de um filme estrelado pelo icônico herói dos quadrinhos da DC Comics, o que nos vem à cabeça é mais um filme mostrando o herói defendendo sua cidade de Gotham Citty de uma ameaça criminosa. Dessa vez dupla, contra o Pinguim(Danny DeVitto)  e a Mulher-Gato(Michelle Pfeiffer), fazendo Gotham parecer um zoológico.

Nesse filme dirigido pelo renomado Tim Burton, é toda ambientada em plena época natalina, por mais estranho que possa parecer. Principalmente pelo fato da gente observar as decorações natalina numa Gotham nevada pelo clima invernal, que é uma característica típica  do americano. Justamente por isso é que esse filme figura na minha lista.


 

O Estranho Mundo de Jack(1993)




A primeira impressão que temos quando nos deparamos com O Estranho Mundo de Jack é  de uma animação medonha de terror  para se dizer o mínimo, especialmente quando a gente se depara com personagens com aparências grotescas e comportamentos bizarros vivendo em um  local sinistro que é a Cidade do Halloween.

Porém, no decorrer da história mostra o protagonista Jack indo para a cidade do Natal tentando trazer o clima natalino ali dentro.

Essa animação em stop motion contou com a direção de Henry Selick e com a produção executiva do Tim Burton. Sobre este, um fato curioso que chama a atenção é que equivocadamente as pessoas tendem a creditar a direção desse filme ao Tim Burton, muito disso se deve em virtude da estética do filme carregar muito da assinatura autoral do Tim Burton por abordar uma temática de terror em animação stop motion, cujo design pavoroso dos personagens com um clima sombrio faz remeter o estilo excentricamente peculiar do diretor com seus toques mais góticos.

A primeira impressão que fica é um filme de terror, mas que se passa no Natal.



De Olhos Bem Fechados(1999)




Esse filme póstumo do  renomado cineasta Stanley Kubrick(1928-1999) é um filme cujo mote aborda o  complicado drama da  crise no casamento dos protagonistas Bill e Alice vividos pelo então casal 20 de Hollywood Tom Cruise e Nicole Kidman.

O filme traz uma abordagem com classificação para maiores de 18 anos por apelar ao erotismo, e isso a gente pode notar desde o começo mostrando o casal protagonista peladões após fazerem sexo e mostrando Bill vagando pelas ruas a noite após brigar com Alice a procura de qualquer mulher para realizar suas fantasias eróticas que termina  pelo acaso descobrindo  por meio de seu amigo uma mansão que promove orgias com o povo todo mascarado.

Mas o que a gente não percebe, é que sutilmente todo o mote da trama é ambientado durante as festividades do natal. Principalmente quando a gente em cada momento com as decorações natalinas em diferentes cenas.