sábado, 27 de outubro de 2012

ESPECIAL 50 ANOS DE JAMES BOND: OS GRANDES VILÔES.

E para encerrar minhas homenagens aos 50 anos do grande agente secreto com licença para matar e para entrar no clima para o lançamento de  007-Operação Skyfall, estrelado por Daniel Craige e sob a direção de Sam Mendes. Que já entrou em cartaz. Depois de recordar as melhores músicas tocadas nos filmes da franquia e as melhores atrizes que fizeram as bond girls, ambas selecionadas por mim. Desta vez termino selecionando os  diversos tipos de vilões que o sedutor agente já teve de enfrentar, e era cada um com uma idéia megalomaniaca. Para minha seleção dos grandes vilões, utilizei o mesmo critério quando postei as músicas e as bond girls, me baseei só nos títulos que tenho disponivel em meu acervo pessoal de DVDs, e nos que eu já tive a oportunidade de assistir mesmo que uma ou diversas vezes quando passou na TV. Bom espero que gostem da minha seleção.


Nome: Auric Goldfinger.
Profissão: Contrabandista de Ouro.
Organização: Auric Enterprises AG.
Status: Morto.
Interprete: Gert Fröbe.
Filme no qual aparece: 007 Contra Goldfinger(1964).
















Caracteristica:

Auric Goldfinger é um rico contrabandista de ouro, que tem como capanga Oddjob, um sujeito fortão, de cara sisuda, aparência oriental sem falar uma palavra sequer, mas que atuava como faz tudo para ele, até mesmo jogar sua cartola com lãminas cortantes, que foi vivido pelo atleta norte-americano de descendência japonesa Harold Sakata(1920-1982). Foi Oddjob que a mando de Goldfinger matou no filme Jill Masterson, quando esta a traiu se envolvendo com Bond na antológica cena dela aparecendo deitada na cama morta pintada de ouro. Nesse filme a maior mente criminosa planeja fazer um assalto ao prédio que concentra grandes somas barras de ouro esse local é Fort Knox. Auric Goldfinger foi morto por James Bond quando estava num avião pilotado por sua ex-assistente Pussy Galore, depois de encerrada a missão de impedir o assalto de Goldfinger ao Fort Knox, com o plano frustado Goldfinger resolve fugir a francesa. E de repennte, não mais que de repente ele aparece para tentar matar Bond utilizando um pistola dentro  do avião. O tiro dado por Goldfinger, atinge a janela, que com a vibraça quebrada, gerando uma forte ventania o faz sair do avião voando. Auric Goldfinger foi interpretado pelo alemão Gert Fröbe(1913-1988), cuja sua  participação quase gerou problema em Israel, principalmente depois que foi descoberto que Fröbe tinha sido membro do temido Partido Nazista durante a  Segunda Guerra Mundial, o que gerou a ameaça de banimento do filme nesse pais.






Nome: Donald "Red" Grant. 
Profisão: Capanga da Spectre.
Status: Morto.
Interprete: Robert Shaw.
Filme no qual aparece: Moscou contra 007(1963).

















Caracteristica:

Red Grant é um irlandês que trabalha para a SPECTRE, na primeira cena em que aparece Grant treina com um  agente usando um disfarce de James Bond para analisar todos os pontos forte e fracos dele. Tem como marca registrada para executar suas vítimas  uma fina linha de aço dentro de seu relógio de pulso para elimininar colocar no pescoço e assim deixá-las sem ar. Seu confronto com James Bond só aconteceria a partir da metade do filme, onde enfrentou um tenso confroto com 007 dentro do trem Orient Express, de onde ele entrou acompanhando Bond e sua companheira Tatiana Romanova, se fazendo passar por um agente aliado. E nesse local que Red Grant é morto por Bond que primeiro o esfaqueia na perna e o enforca com a linha de aço de seu próprio relógio no momento em que o trem estava em movimento, de onde é jogado. Como diz um velho ditado: "O Feitiço virou contra o feiticeiro". Red Grant foi vivido pelo inglês Robert Shaw(1927-1978), que antes de ganhar fama internacional  depois de participar deste filme, já tinha feito cinema antes na década de 1950 e ao mesmo tempo constriu uma sólida carreira na televisão. Depois desse filme ele conseguiu construir uma boa carreira no cinema, chegando a receber uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante pelo filme "O Homem que não vendeu sua alma"(1966).






Nome: Jaws.
Profissão: Assassino Profissional.
Organização: Karl Stromberg e Hugo Drax.
Status: Vivo.
Interprete: Richard Kiel.
Filmes nos quais aparece: 007-O Espião que me amava(1977) e 007 Contra o Foguete da Morte(1979).



















Caracterísitica:

O gigante com dentadura de aço, que a utiliza para eliminar as vitimas mordendo na jugular, uma espécie de sanguessuga humano. Foi um dos poucos vilões que 007 enfrentou que apareceu em dois diferentes filmes da franquia. Quando apareceu em 007-O Espião que me amava. Trabalhou para Karl Stromberg, um bilionário da empresa de navegação. Nesse filme, tentou diversas vezes  eliminar Bond e sua amada, a agente russa Anya Amasova. Em seguida apareceu em 007 Contra o Foguete da Morte, onde atuou como capanga do megalomaniaco Hugo Drax. Desta vez tentando eliminar Bond acompanhado da agente Holly Goodhead. Jaws é um desses vilôes que posso descrever que foi o único entre todos que o agente já enfrentou em seus filmes que ele abriu uma excessão, deu uma segunda chance deixando ele ter uma rendenção, principalmente depois que no final de O Foguete da Morte, Jaws ao acompanhar Drax, Bond e Holly na estação espacial secreta Moonraker 5  construida pelo próprio Hugo Drax, ao ouvir que o vilão queria eliminar todas as pessoas que não fossem perfeitas genéticas, as que eram consideradas aberrações da natureza, assim como Jaws, e assim convencido por James Bond resolve se rebelar contra Drax e para não bastar só isso para fazer com Bond abrisse uma excessão para ele poupar sua vida, é lá que Jaws conhece uma bela mulher por quem se apaixona e o humaniza mais ainda para sua rendenção. O que o amor não é capaz de fazer. Jaws foi vivido por Richar Kiel, além de participar desse filme Richard Kiel fez O Elo Perdido e  participou da série televisiva Jeane é um gênio, foi cogitado para ser o dublê de Bill Bixby como o monstro verde Hulk na série televisa dos anos 1970-80, mas acabou sendo substituído por Lou Ferrigno.





Nome:Gustav Graves/Coronel Moon.
Profissão: Militar, Empresário Bilionário.
Status: Morto.
Interpretes: Toby Stephens(Gustav Graves) e Will Yun Lee(Coronel Moon).
Filme no qual aparece: 007-Um Novo Dia Para Morrer(2002).

















Característica:



Tan-Sun Moon é filho do general do exército norte-coreano, foi estudar em Havard e Oxford, onde seu pai esperava que com todo esse conhecimento adquirido nas conceituadas universidades do exterior, ele fosse preparado para agir diplomaticamente entre as duas Coreias.Mas em vez disso Tan-Sun resolveu utilizar para fins propiamente ganaciosos, virando um contrabandista de armas e diamentes. Em seu primeiro encontro com James Bond, ainda utilizando essa identidade  de Coronel Moon, Bond acaba sendo preso pelo exercito norte-coreano e Moon tenta fugir, mas ao cair num penhasco é dado como morto. Mas não sabe 007 que Moon sobreviveu e tinha ido parar em Cuba fazer uma cirurgia no rosto, em uma clínica experiemntal secreta. Onde dessa cirurgia resultou em seu rosto perder as feições orientais, adquiriu mais feições ocidentais, e mudou sua identidade para o bilionário Gustav Graves, que constroi fortuna com os diamantes que explora na Argentina.  E descobrindo uma grande mina na Islãndia, resolve construir o satélite Icarus, com uma incrivel capacidade de captar a energia solar e assim transmiti-la de uma forma compacta para qualquer lugar da Terra. Sua intenção ao utilizar esse Icarus é destruir os campos minados e qualquer missil balístico lançados contra  a Coreia do Norte, para assim permitir que suas tropas pudessem livremente invadir a Coréia do Sul sem resistência. O seu plano é impedido por 007 no momento em que ele enfrenta Graves dentro de seu avião Antonov. Bond consegui eliminar Graves ativando o seu pára-quedas, junto com o equipamento de eletrochoque de sua armadura metálica, que ele utiliza para controlar o Icarus. Para assim ejetá-lo do avião e ser despedaçado das turbinas da aeronave. Will Yun Lee foi o responsável por fazer o papel do Coronel Moon antes da cirurgia. E o inglês Toby Stephens foi o responsável por fazer o papel da nova identidade de Moon, Gustav Graves.








Nome:Emílio Largo
Organização: SPECTRE.
Status: Morto.
Interprete:Adolfo Celi
Filme no qual aparece: 007 Contra a Chantagem Atômica(1965).
























Característica:


Largo é um cara que tem o menor excrupulo para mandar matar, seja quem ousar se aproximar do seu caminho ou mesmo algum capanga da organização que falhar na missão. O milionário terrorista usa como tática de chantagem mundial o sequestro e desaparecimento de um avião bombardeiro Vulcan, que carregava duas bombas nucleares. Sendo dessa maneira, a SPECTRE planeja exigir um resgate de 100 milhões de libras, ou se não mandará explodir esse armamento nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Emilio Largo foi eliminado por James Bond quando este estava dirigindo o seu iate, e enfrentaram uma batalha intensa, e que se não fosse pela ajuda de  Dominique Deval, ter o atirado com um arpão nas costas, Bond não cumpriria sua misão. Emília Largo foi vivido pelo italiano Adolfo Celi(1922-1986). Que para quem não sabe, Adolfo Celi ajudou a contribuir na história do cinema e do teator brasileiro entre os anos 1950/60. Foi um dos que ajudou a criar a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, e  além dessa empresa de empresa de cinema, também ajudou a criar  o Teatro Brasileiro de Comédia(TBC). Além de fundar a importante companhia cinematográfica, também ajudou a dirigir alguns longas por esta mesma companhia como Caiçara e Tico-Tico no Fubá, ambos lançados na década de 1950 e  grandes sucessos de bilheteria e critica. Depois da fama internacional conquistada por esse filme participou grandes produções européias. E no final da década de 1970, chegou a retornar ao Brasil, trabalhando em grandes projetos teatrais.
















Nome: Aristotle Kristatos.

Profissão: Contrabandista, espião.

Status: Morto.
Interprete: Julian Glover.

Filme no qual aparece: 007 Somente para seus olhos(1981).































Característica:


O contrabandista grego Kristatos é um cara que apesar de ser considerado um herói pelos britãnicos pela maneira como conseguiu impedir o comunismo na Grécia, com direito a condecoração. Também teve uma atuação como um agente duplo, atuando em nome de agências inimigas e cujo principal objetivo era roubar o ATAC, um perigoso objeto que controla os misseis polaris britãnicos, para negociar com o representante do Governo Soviètico, General Gogol. Foi Kristatos o responsável por mandar Hector Gonzales matar os pais de Melina Havelock.  Chegou a tentar despistar Bond apontando que seu desafeto Milo Columbo é quem era o responsável pelo roubo do ATAC, e fazendo 007 se encantar pela Condessa Lisl Von Schlaf, morta na praia por um capanga de Kristatos. Columbo terminou se aliando a Bond. Kristatos foi morto pelo próprio Columbo em seu quartel-general numa ilha grega. Foi vivido por Julian Glover que além de participar deste filme, também fez Star Wars-Episódio V- O Império Contra-Ataca(1981), Indiana Jones e a Última Cruzada(1989) e Tróia(2004).














Nome:Hugo Drax.
Profissão: Empresário.
Status: Morto.
Interprete: Michael Lonsdale.
Filme no qual aparece: 007 Contra o Foguete da Morte(1979).


























Caracteristica:

Hugo Drax  é um rico empresário, dono das Indústrias Drax, cuja especialidade é no ramo da alta tecnologia. É por essa sua formação que ele manda construir o Ônibus Especial Moonraker 5.  Com uma grande obssessão por criar uma sociedade de seres humanos perfeitos. Foi no espaço que James Bond deu fim para Drax, o encurralando num canto da estação e injetando um dardo de cianureto no seu coração. Onde depois abre a comporta para deixá-lo vagando no espaço. Hugo Drax foi vivido pelo francês Michael Lonsdale, cujo vasto curriculo cinematográfico antes desse filme inclui já ter participados de grandes produções dirigidas por consagrados diretores  de sua terra natal como Alain Resnais, François Truffaut e do espanhol Luís Buñuel, que contribuiu bastante para o cinema da França.  Fez carreira internacional atuando em O Dia do Chacal(1973), depois de fazer o Hugo Drax nesse filme da franquia de 007, participou posteriormente de O Nome da Rosa(1986), fazendo o Abade, e em Munique(2005), como chefe de clá de espiões, onde era denominado de Papa.











Nome: Karl Stromberg.
Profissão: Empresário Bilionário.
Status: Morto.
Interprete: Curd Jügens.
Filme no qual aparece: 007- O Espião Que Me Amava(1977).





















Característica:


Stromberg é um importante homem de negócios no ramo da navegação. Nutre uma paixão obssesiva pelos oceanos. Que inclusive vive dentro de um submarino particular que ele batizou de Atlantis.  E será em nome dessa sua paixão pelos oceanos que ele será capaz de roubar os pesados armamentos bélicos atômicos, com o intuito de destruir a civilização do Planeta Terra, para assim possa ressurigr uma vida nova do fundo do mar. Stromberg é morto dentro do seu próprio submarino, primeiro por um tiro dado por James Bond e depois pelos bombardeiros responsáveis por afundarem o seu submarino. Foi vivido pelo alemão Curd Jürgens(1915-1982), que antes de viver esse papel, participou da famosa produção francesa "E Deus Criou a Mulher"(1956), responsável por lançar a sex simbol Brigitte Bardot depois participou de "A raposa do mar"(1957), em seguida "O mais longo dos dias"(1962). Apesar da boa carreira internacional conquistada no teatro. Curd Jürgens preferiu dedicar-se mais ao teatro.






Nome: Julius No.
Organização: Spectre.
Status: Morto.
Interprete: Joseph Wiserman.
Filme no qual aparece: 007 Contra o Satãnico Dr. No(1962).


















Característica:


Claro não podia deixar de fora o vilão que deu inicio a primeira franquia cinematográfica  de 007. Julius No, também chamado de Dr.No. Um brilhante cientista que carrega um comportamento de quem sofre de Complexo de Napoleão, isso porque no filme ele se descreve como uma "criança rejeitada, filho de pai missionário alemão e de mãe chinesa de boa família". Iniciou sua vida criminosa trabalhando como tesoureiro para uma importante soicedade criminosa da China, de onde resolve passar a perna ficando com os US$10 milhões em ouro que essa organização havia roubado, de lá fugiu para os EUA. Com esse dinheiro roubado, Julius No se especializou em estudar a radiação. Isso acabou por lhe custar a perda de suas duas mãos, que depois a substituiu por próteses biônicas metálicas.  Dr. No só aparece a partir da metade do filme, mas mesmo assim criou uma presença impactante, principalmente quando aparece as suas mãos metálicas. Ao se aproximar de James Bond e Honey Rider, quando estes estavam prisioneiros em sua base secreta na ilha de Crab Key, na Jamaica. Dr. No morreu durante uma luta fisica com Bond, no momento em que sua base estava explodindo e 007 o deixa cair na água do reator, de onde morre queimado. Dr. No o vilão pioneiro de 007 foi vivido pelo canadense Joseph Wiseman(1918-2009).

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Adele - Skyfall (007 song)

   


Uma nova postagem dedicada a músca do filme Operação Skyfall da saga de 007.

Curtam a trilha sonora do novo filme de James Bond, 007-Operação Skyfall, interpretada na bela voz de Adele.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ESPECIAL 50 ANOS DE JAMES BOND: AS GATONAS BOND GIRLS PARTE FINAL.

Agora a parte final da minha seleção de bond girls gatonas.


Nome: Tatiana Romanova.
Organização: Exército Soviético-SMERSH.
Profissão:Militar.
Interprete: Daniela Bianchi.
Filme no qual aparece: Moscou contra 007(1963).














Caracteristica:

A bela agente da KGB, Tatiana Romanova, outro retrato alegórico da Guerra Fria. Foi selecionada pela Spectre para atrair James Bond para uma armadilha, mas depois acaba se apaixonando por ele, com direito a uma romãntica cena boiando em um barco em Veneza ao som de From Russia With Love, interpretada na bela voz de Matt Monro. A bela Romanova carrega uma beleza que remete a uma atmosfera de donzela de conto de fada. Visto que o próprio nome que ela carrega é referente a uma donzela real, homõnima da Grã-Duquesa Tatiana Nikolaeva Romanova, uma das quatro mulheres que compunham a última família imperial russa. Os últimos czaristas dos Romanov, formado pelo patriarca Nicolau II, sua esposa Alexandra Fedorovona, e suas respectivas filhas, onde incluia além de Tatiana, Anástásia, Maria e Olga, e mais o  pequeno Alexei, o único filho do sexo masculino do casal imperial. Que tiveram um fim trágico depois que em 1917, a Rússia Imperial comandada por Nicolau II, sofreu um  duro Golpe de Estado. Resultando no tenso clima da Revolução Bolchevique, liderada por Lenin. Resultando assim neles serem destroçados do poder. Culminando no ano seguinte na trágica e ainda hoje eliminação da vida de todos da família. Pelo menos a Tatiana Romanova de James Bond teve a vida poupada pelo próprio espião, o único que tem a licença para matar. Foi vivida pela italiana Daniela Bianchi, que antes de virar atriz, tinha sido modelo  e chegou a ganhar o concurso de Miss Universo. Tinha só 21 anos quando fez o papel da Bond Girl Tatiana Romanova, o que a considera como a mais jovem atriz entre todas as posteriores que encaram essa função de belas amantes de 007. Depois de conquistar fama internacional com esse filme, ainda atuaria em filmes menores, que não chegaram a alancar sua carreira. A partir de 1970, resolveu abandonar de vez a carreira.









Nome: Jill Masterson.
Organização: Auric Goldfinger.
Interprete: Shirley Earton.
Filme no qual aparece: 007 Contra Goldfinger(1964).
















Caracterisitica: 
Apesar dessa ter uma aparição curta no filme,  quando 007 vai até o quarto do inescrupuloso milionário Auric Goldfinger, e a ver ajudando-o a trapacear no jogo de baralho, cujo nome bem apropriado e Gin Rummy. Onde de lá ela lia atravês de um binóculo a carta do adversário e assim informava para ele, via rádio. Ao descobrir aquilo 007 a convence a não continuar mais nisso, no primeiro mommento Jill fica arredia, mas acaba não resistindo aos encantos do agente, Jill acabou tendo uma noite picante com ele que teve como fim trágico a sua morte a mando de Goldfinger sem que 007 testemunhasse, pois naquele mesmo momento uma sombra misteriosa aparece na cozinha do seu quarto, e distraido ao abrir a geladeira, leva uma pancada, sem imaginar, que o responsável por isso é Oddjob, o fortão capanga de Golfinger. Assim que Bond acorda fica espantando ao ver Jill deitada na cama, sem vida, com o corpo todo pintando com uma tonalidade de ouro. A curta mais marcante aparição de Jill Masterson resultou numa das mais brilhantes, elogiadas e antológica cena de morte do cinema a quem criticos a consideram uma obra-prima. A garota dourada de James Bond foi vivida por Shirley Earton. Antes de fazer uma curta mais brilhante participação no filme, o terceiro da franquia do agente sedutor secreto Eaton já tinha um vasto curriculo no cinema britãnico,  atuou em comédias no tempo dos filmes em preto e branco, entre os anos 1950 e 1960. Depois do sucesso e da fama internacional conquistado com o filme, Eaton ainda faria alguns trabalhos pequenos, quando optou de vez se retirar da vida artistica, para se dedicar uma vida de mulher comum e  construir uma família.




Nome: Honey Rider.
Profissão: Caçadora de Conchas.
Interprete: Ursula Andress.
Filme no qual aparece: 007 Contra o Satânico Dr. NO(1962).






















Caracteristica:

Claro que não podia terminar  deixando de fora  Honey Rider, a primeira mulher  bond girl da história da franquia cinematográfica de 007. Que apareceu no primeiro filme 007 Contra o Satãnico Dr. NO, lançado em Outubro de 1962. Apesar de tecnicamente ela ser a segunda bond girl a aparecer no filme, antes dela ainda no comecinho do filme a primeira amante de 007 que o público conhece é Silvia Trench, vivida por Eunice Gayson que apesar de não ter causado tanto impacto  quanto a aparição de  Honey Rider, já que não fazia parte da categoria das amantes que participam das missões de James Bond, mas pelo menos foi a grande responsável por ter a primeira por quem 007 teve seu flerte e a primeira que ouviu a famosa apresentação, que virou a grande registarada dele: "Bond...James Bond". Bom, mas como Honey Ryder causou um tremendo impacto, principalmente quando aparece  na cena dela se encontrando pela primeira vez com Bond num arquipélago deserto, que servia de base de operação do Dr. Julius No, saindo de um banho de mar  trajada de biquini branco, com uma faca pendurada na cintura do lado direito e ainda por cima carregando duas conchas, que é a sua especialidade, uma paixão que herdou de seu falecido pai biólogo. A partir dela se criou o rótulo especifico para as belas mulheres que entram na vida do homem com licença para matar. De tão impactante que foi sua presença, que quarenta anos depois essa sua antológica cena de biquini ganhou uma homenagem da atriz Halle Berry que refez essa clássica cena na pela da bond girls Jinx em 007 Um Novo Dia Para Morrer(2002). Utilizando o mesmo modelo de biquíni, desta vez cor laranja, e com a faca na mesma posição de Honey Rider. Honey Ryder foi vivida pela suíça Ursula Andress, que se comparado as outras atrizes que assumiram a benção e ao mesmo tempo a maldição de fazerem as bond girls, foi a que conseguiu ter a sorte de avançar na carreira artistica. Antes de tentar ser atriz, Ursula tentou a carreira de modelo em Roma. Foi na capital italiana que ela iniciou seus primeiros passos na carreira cinematográfica ainda na década de 1950. Depois da fama internacional conquistada pelo primeiro  filme de 007, Ursula Andress conseguiu se firmar na carreira fazendo sem parar diversos filmes conseguindo conquistar uma sólida carreira no cinema e em paralelo com a televisão. 


Bom é isso, concluo aqui as minhas postagens dedicadas as bond girls.


















sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ESPECIAL 50 ANOS DE JAMES BOND: AS GATONAS BOND GIRLS PARTE 2.

Agora a segunda parte dedicada as gatonas das bond girls.

Nome: Fiona Volpe
Profissão: Assassina Profissional. Capanga de Emílio Largo.
Organização: Spectre.
Interprete: Luciana Paluzzi.
Filme no qual aparece: 007 Contra a Chantagem Atômica(1965). 

















Caracteristica: 

Um dos exemplos de Bond Girl, de quem James Bond seduziu perigosamente sem imaginar que esta trabalhava para quem ele estava investigando, que no caso de Fiona Volpe estava trabalhando para o milionário agente da Spectre Emilio Largo. Fiona Volpe carrega como grande atributo para atrair 007 ao perigo, algo que costuma  fazer muito para vitimar muitos homens, é utilizar-se do  charme  e poder  sedução natural, e também utilizando-se do seu corpo para depois eliminar sem deixar rastros. E isso ela havia utilizado quando se aproximou do Major François Derval, que o elimina para substitui-lo por um sósia, cujo rosto identico foi  consequência de uma cirurgia plástica. Para que ele roubasse segredos militares que diziam respeito a utilização de bombas atõmicas. O que dá inicio a ação. Essa sensual vilã femme fatale, que se utiliza para conseguir seus objetivos maquiavelicos mas que teve um fim trágico como qualquer vilão, foi interpretada pela italiana Luciana Paluzzi. Que de inicio havia sido escalada para fazer a heroina amante de 007 Dominique Derval, não por acaso era irmã de François Derval, que acabou ficando com a francesa Claudine Auger. Antes desse papel, Luciana Paluzzi havia começado a carreira  cinematográfica na Itália nos 1950, fazendo papeis secundários, depois desse papel da qual ele considera uma faca de dois gumes para sua carreira, porque além de ter lhe dado fama internacional, também foi responsável por estigmatizá-la, assim não sendo levada muito a sério, acabou perdendo a oportunidade de trabalhar com cineastas de respeito. É tanto que depois de participar desse filme 007, os filmes que ela posteriormente seriam em produções européias de segunda linha. No final dos 1970, decide se afastar das telas, e atualmente vive uma dia pacata em Bel-Air, bairro nobre residencial de Los Angeles, California, EUA.




Nome: Vesper Lynd.
Profissão: Agente Especial.
Organização: Tesouro de Sua Majestade.
Interprete: Eva Green.
Filme no qual aparece: 007-Cassino Royale(2006).





















Característica:

Vesper foi o primeiro interesse romãntico de James Bond teve, e a única mulher, além de Tereza de Vicenzo, vivida por Diana Rigg, cuja aparição foi em 007-A Serviço Secreto de sua Majestade(1969), com quem ele chegou a pedir em casamento. E que assim como Tereza ela também teve um destino trágico. Vesper Lynd foi a primeira bond girl que surgiu nas  páginas de Ian Fleming publicada em 1953. Essa personagem já havia sido levada a primeira vez no filme  não-oficial da franquia lançado em 1967, também intitulado Cassino Royale, vivida pela suiça Ursula Andress, a mesma que deu vida a Honey Rider no primeiro filme da franquia do agente britãnico em 007 Contra o Satãnico Dr. No(1962). A personagem carrega um nome que faz um trocadilho com a Berlim Ocidental da época da Guerra Fría, que é justamente como os alemães se referiam vesperlynd. Que assim como o pais,   a personagem vivia sempre dividida no meio pelo seu amor a James Bond. Será no Cassino Royale que ela, a agente da Força Tarefa de Ação Financeira do Tesouro de Sua Majestade se encontrará com James Bond, primeiro para se certificar que ele use corretamente o dinheiro que lhe dado pelo Governo Britãnico para enfrentar as partidas contra o vilão-mor desse filme Le Chiffre, e depois viver uma aventura amorosa. Vesper Lynd nesse filme Cassino Royale, lançado em 2006, foi vivida pela francesa Eva Green. Cuja trajetória cinematográfica antes e depois desse filme que a levou ao estrelato, em comparação com atrizes anteriores que depois de ocuparem essa função não alavancaram muito na carreira, com Eva pode-se dizer que foi bem diferente. Antes estrelar Cassino Royale, Eva atuou no polêmico filme francês intitulado Os Sonhadores(2003), dirigido pelo mestre italiano Bernardo Bertolucci, cuja história era de uma jovem lolita amante do cinema que em plena efesvescente Paris de 1968, protagonizava excessivas cenas de nudez num dermage a trois dela entre dois homens. Na época ela inclusive chegou a fazer uma declaração pública voltada principalmente a imprensa americana que massacrou o filme com criticas pesadas por causa do excessivo de erotismo que  carregava: "Não entendo porque os americanos ficaram incomodados com isso. Não entendo porque eles não podem ver uma pessoa nua  na tela e nós podemos ver um bebê ser assassinado num filme deles". Realmente isso que colocou mostra a idéia do quanto vivemos num mundo onde não importa o lugar ou mesmo a mentalidade cultural que se tem em cada sociedade, sempre vivemos na incoerência. Bom, mas polêmicas a parte, depois desse filme ela participou de Arséne Lupin-O Ladrão Mais Charmoso do Mundo(2004), uma produção italo/franco/hispãnica e inglesa do gênero aventura, e fez Cruzada(2005), um  filme dirigido por Ridley Scott, contando o periodo histórico das guerra entre cristãos europeus contra os muçulmanos mouros. Mas foi com Cassino Royale que ele virou uma estrela internacional. Depois de CR, ela fez A Bussola de Ouro(2007), uma aventura mágica que contou com seu colega em Cassino Royale no elenco e depois em Camelot(2011), e recentemente em Sombras da Noite dirigido por Tim Burton.

















Nome: Miranda Frost.
Profissão: Espiã
Organização: MI6-Capanga do vilão Gustav Graves.
Interprete: Rosamund Pike.
Filme no qual aparece: 007-Um Novo Dia Para Morrer(2002).


















Caracteristica:

Miranda é o típico exemplo das Bond Girls, que trabalha como capanga de gente quer eliminar 007, que se aproxima dele para seduzi-lo e depois dar o bote, e o entrega para o seu chefão para manté-lo como refém. Habilidosa em criptologia, e praticante de esgrima, foi nesse esporte que a agente do MI6 conheceu Gustav Graves, de quem passou a trabalhar como agente de publicidade e conseguiu conquistar a confiança dela depois que a dopou com sucesso para que ela conseguisse conquistar a medalha de ouro olímpica. É num clube de esgrima, junto de Graves  que ela tem seu primeiro encontro com o agente James Bond. É nesse ambiente que James Bond chega a desafiar a enfrentar Graves numa partida nesse esporte. Depois disso é convidado por Graves para ir a uma festa num Palácio de Gelo na Islãndia. Lá encontra-se de novo com Miranda. Nesse lugar, Graves apresenta para todos ali presentes o seu satélite denomidado de Icarus, um objeto com ampla energia solar, capaz  de causar um descogelamento em todas as calotas polares da terra. E será esse o objetivo da investigação de Bond.  Lá acaba tendo uma noite quente com Miranda. E depois descobre quem realmente Miranda estava trabalhando. Como todo vilão que tentou matar 007, Miranda teve como fim trágico não ser morta pelo próprio James Bond, mas por sua parceira Jinx. No momento em que os dois estavam dentro de um particular de Graves, um modelo russo Antonov, enquanto Bond estava ocupado com Graves, Jinx estava lidando com Miranda que a eliminou cravando-lhe uma adaga no peito. Miranda Frost foi interpretada por Rosamund Pike, atriz iniciante, fazendo sua estréia no cinema em grande estilo. Uma das poucas atrizes a participar de um filme de James Bond que a sorte de se firmar na carreira na fase pós-007, depois de James Bond, Rosamund Pike estrelou O Libertino(2004), Orgulho e Preconceito(2005), A Porta do Inferno(2005), Um Crime de Mestre(2007), Educação(2009), Os Substitutos(2009), O Retorno de Johnny English(2011) e Fúrias de Titãs 2(2012).






Nome: Melina Havelock.
Profissão:Arqueóloga Marinha Amadora. 
Interprete: Carole Bourquet.
Filme no qual aparece: 007-Somente Para seus olhos(1981).

















Característica:
Com raízes gregas e britãnicas, Melina é filha única do casal de arqueologos marnhos Iona e Sir Timonty Harvelock que são assassiandos em seu barco, pelo mesmo homem que a havia dado carona no ultraleve, o contrabandista espanhol Hector Gonzales. E ao observar aquele acontecimento ela decide então começar uma odisséia de  fazer justiça com as próprias mãos. É na mansão de Gonzales,  que ela  conhece Bond, e solta uma flexa para eliminar Gonzales, para assim  até descobrirem que o verdadeiro homem por trás desse tramoia toda é o contrabandista grego Aristotl Kristatos, que está atrás de um material denominado ATAC, em negociação com o General Gogol, da famosa agência de espionagem soviética KGB. Essa bela mulher com rosto de estátua de deusa grega foi vivida pela francesa Carole Bouquet. Antes de virar uma grande estrela internacional estrelando este filme, Carole já tinha começado a carreira cinematográfica estreando em 1977 Este Obscuro Objeto do Desejo, dirigdo pelo espanhol Luís Buñuel e depois disso passou a estrelar importantes marcas de grifes, tornando-se assim um simbolo da elegãncia feminina.

domingo, 7 de outubro de 2012

ESPECIAL 50 ANOS DE JAMES BOND: AS GATONAS BOND GIRLS PARTE 1.






















Ao longo dos 50 anos de vida nas telonas, o sedutor agente secreto 007 conheceu cada mulher bonita, que se transformariam nas famosas Bond GirlsA fama que as atrizes que tiveram o privilégio de fazerem as bond girls, seja como mocinha ingênua, seja como aliada ou quem sabe até uma espiã a mando do inimigo. Não importa todas elas se tornaram sexy simbols e até chegaram a posarem nua para a capa de uma das revistas masculinas mais famosas do mundo, a Playboy. Elas carregavam como principal caracteristica, além da beleza, os nomes bem inusitadamente exóticos. Além do fato de nem todas ou mesmo a maioria conseguiu ir adiante na carreira.  Para homenagear, eu selecionei aqui uma lista das mais bonitas e mais marcantes. O critério que utilizei foi baseado nos seis filmes da saga dos quais possuo em minha coleção, e em alguns dos quais eu já assistir nas diversas vezes que passa ou mesmo repassa na televisão. Portanto, espero que esteja do agrado de gregos e troinanos. Aqui então vai a primeira parte.

Nome: Holly Goodhead.
Profissão: Cientista e espiã.
Agência: CIA.
Filme no qual aparece: 007 Contra o Foguete da Morte(1979).
Interprete: Lois Chiles.















Caracteristicas:

Mulher de grande físico e intelectual. Holly Goodhear era uma espiã da CIA, infiltrada na Organização Criminosa, comandada pelo milionário empresário e completamente lunático Hugo Drax. Com o objetivo de investigar a construção da nave dele denominada Moonraker 5. Do qual ele precisava descobrir se havia irregularidades nesse projeto e se a real intenção dele é de causar destruição a humanidade. Essa bond girl foi responsavel por fazer muitas cenas de ação em locações no Rio de Janeiro, numa antológica cena deles escapando no Bondinho em pleno Pão de Açucar. E com direito a uma inusitada cena de amor dentro do foguete vagando em pleno espaço. Lois Chiles a interprete dessa bond girl, já tinha um relativo currículo cinematográfico fazendo papeís secundário em filmes de sucesso como: Nosso amor de ontem(1973) e O Grande Carby(1974) e Morte sobre o Nilo(1978). Mas com essa personagem que ela  ganhou fama, que acabou não sendo muito duradoura, apesar de ter recebido boas críticas ao estrela filmes na década de 1980, e trabalhar no seriado de TV DallasDepois disso, Holly Goodhead passou a fazer pequenas participações especiais em séries de TV,  em 2001 superou um drama pessoal,  conseguiu se curar do câncer de mama.


Nome: Patricia Fearing.
Profissão: Enfermeira.
Interprete: Molly Peters.
Filme no qual aparece:007 Contra a Chantagem Atômica(1965).
















Caracteristicas:

Essa bela enfermeira trabalhava em um spa em Shrublands, onde o sedutor agente secreto estava hospedado. Nos primeiros momentos ela se mostra resistente as investidas de Bond. Mas em um determinado momento depois de colocar o agente numa máquina de tração para se exercitar, quando ela fica um tempo ausente uma misteriosa mão aparece para aumentar a velocidade e assim causar exaustão para matá-lo sem que ninguém percebesse. Mas para sorte de Bond, a enfermeira Patrícia aparece para salvá-lo. E com medo de perder o emprego por causa desse incidente, ela resolve então ceder as investidas de 007, e então os dois entram numa sala de banho turco, no mesmo onde houve o incidente e fazem uma sensual cena de amor no chuveiro. Quem não gostaria de fazer amor ou mesmo sonhar com uma enfermeira tão bonita como essa. Quem foi responsável por esse papel foi Molly Peters, cuja carreira após esse filme não chegou a ir em frente. É considerada como a primeira bond girl a protagonizar em uma cena de nudez dentro da saga cinetmatográfica de 007.


Nome: Pussy Galore.
Profissão: Piloto.
Para quem trabalha: Auric Goldfinger.
Interprete: Honor Blackman.
Filme no qual aparece: 007 Contra Goldfinger(1964).
















Caracteristicas:

Esse nome exótico da personagem é um trocadilho de duplo sentido a respeito justamente da ligação  sensual da qual. Já que Pussy em inglês pode significar tanto gata, quanto vagina, e Galore significar abundãncia de qualquer coisa que seja. E no caso da Pussy ela tem uma beleza tão abundante. Pussy trabalhava para Goldfinger, era uma das que tentavam resisitir as investidas de James Bond. Ela chegava a liderar uma equipe de aviadoras que ficariam responsáveis por soltarem um gás sonifero na guarda para deixar caminho para Goldfinger fazer o seu assalto ao Fort Nox. Pussy Galore foi vivida por Honor Blackman, considerada uma das atrizes mais velhas a fazer o papel de uma bond girl, tinha na época 39 anos. Ganhou esse papel depois de fazer sucesso numa sére de tv britãnica intitulada "Os Vingadores", que não tinha nada com os heróis homónimos dos quadrinhos da editora americana Marvel Comics. Depois de participar de outros filmes como Jasão e os Argonautas(1963), Shalako(1968), e uma pequena participação em O Diário de Bridget Jones(2001). Nos anos 1980, se destacou bastante no teatro fazendo My Fair Lady e Cabaret. Muito bem politizada, Honor Blackman é militante dos liberais democratas-ingleses e da organização denominada Republic. Cujo principal objetivo é substituir o sistema político inglês, da atual Monarquia para um Chefe de Estado.  Ela tem uma posicção tão anti-monarquica, que em 2002 se recusou a receber a comenda da Ordem do Império Britãnico.


Nome: Anya Amasova.
Profissão: Espiã, Militar.
Agência: KGB.
Interprete: Barbara Bach.
Filme no qual aparece: 007-O Espião que me amava(1977).
















Caracteristica: 

A Major Anya Amasova também chamada pelo codinome de Triplo X/Agente XXX. É um típico exemplo de alegoria da Guerra Fría sendo logicamente uma espiã da temida agênicia da extinta URSS, a temida KGB. Considerada a melhor agente, chegando ao nível de James Bond. Amasova tem uma inteligência e uma perícia nas artes de espionagem, que isso se torna um dos fatores para encantar James Bond.  O primeiro encontro de Triplo X com 007 foi no Egito onde estavam atrás de um misterioso objeto com informações sigilosa de um projeto armamento nuclear que envolvia o milionário megalomaniaco Karl Stromberg, que estava nas mãos de dois cienstistas egipcios, que foram elimininados pelo gigante com dentadura de aço Jaws, um mercenário que trabalha para Stromberg. E a partir dai, que tem a parceria profissional, que quase termina com ela o matando depois que esta descobre que ele foi o responsável por matar o seu amado também espião em uma operação nos alpes austriacos. Depois de terminada a missão, ela chega a ameaçar Bond apontando uma arma. Dentro de uma bola aquática. Mas terminam é fazendo amor. Essa bela agente com olhar de tigresa siberiana foi vivida pela americana  Barbara Bach, esposa de Ringo Starr, ex-baterista da mundialmente famosa banda inglesa Bealtes.  Antes de se tornar famosa como Bond Girl, Barbara já havia sido modelo de sucesso nos Estados Unidos e Europa. Posou para a capa de diversas revistas como Vogue, Elle e Playboy. Começou sua carreira cinematográfica na Itália, estrelando o erótico trash La Tarantola dal Ventre Nero(1971), seguindo a outras participações em outras obras cinematográficas italianas. Em todas agenciada pelo seu primeiro marido, o empresário Augusto Gregorini. Assim que se separou deste em 1975, Barbara resolveu voltar para o Estados Unidos, levando os dois filhos pequenos, onde volta a trabalhar como modelo. Depois de ganhar fama internacional por esse filme, protagonizou posteriormente o filme Caveman(1980), onde conheeu Ringo Starr, seu futuro novo marido com quem vive hoje. Depois dessa fase, Barbara Bach passou a afastar-se do mundo artistico. E passou a se dedicar a caridade. Dirigi junto com o marido a Lotus Foundation. Em 1993, se fomou psicologa pela UCLA(Universidade da California em Los Angeles).







 

















quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Tema do Filme : Um Tira da Pesada - Musica Axel F [Instrumental]

   


Confiram a bela música instrumental do filme "Um tira da pesada", clássica comédia de ação oitentista estrelada pelo careteiro Eddie Murphy.