quarta-feira, 18 de setembro de 2013
OS BASTIDORES DO GOLPE DE 1973 EM "CHOVE SOBRE SANTIAGO".
Depois de ter postado sobre o filme "Machuca"(2004), que abordou a ótica dos antecedentes ao Golpe de Pinochet no Chile em 1973 pelo ponto de vista vivenciado pelas pessoas comuns representado pelos protagonistas, dois garotos colegiais simbolizando as diferentes camadas sociais do país que criam um elo fraternal. De um lado tinhamos o Gonzalo, representante da classe-media elitizada e do outro o Pedro Machuca, representando as massas das periferias marginalizadas. Por meio deles, proucurava-se retratar como era a vida rotineira do Chile Pré-Golpe Pinochetista.
Agora vou abordar sobre um outro interessante filme que também aborda esse triste acontecimento na história chilena, onde nesse sim é mostrado como aconteceu o Golpe pela ótica da reconstituição dos bastidores. Esse filme de quem estou me referindo trata-se de "Chove sobre Santiago".
Recentemente, eu conferi esse filme numa sessão altenativa na noite de Terça-Feira, 10 de Setembro de 2013, um dia antes da data comemorativa dos 40 anos do Golpe de Pinochet no auditório do NEPSA(Núcleo de Estudo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas) no auditório da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte) do Projeto "América Latina no Cinema".
"Chove sobre Santiago" é uma produção Franco-bulgara de 1976, dirigido por Helvio Soto(1930-2001).
Como já havia antecipado acima, a sua trama gira em torno de mostrar como ocorreu os bastidores do Golpe Militar no Chile, pelas diferentes óticas, sejam do herói representado na figura de Allende ou no vilão representado por Pinochet ou mesmo de outras pessoas anônimas envolvidas nestes bastidores como os assessores parlamentares ou mesmo os jornalistas que faziam a cobertura.
Depois da exibição do filme quando houve um debate promovido pelo professor coordenador do evento que era chileno, ele havia nos explicado que esse filme lançado poucos anos depois do Golpe terminou não sendo concluido no próprio país, precisou ser todo filmado em locações na França e Bulgária. Por isso mesmo, confesso ter chegado a estranhar o fato do audio nos diálogos dos personagens ser todo na lingua francesa, e não hispãnica.
Portanto, posso descrever que apesar do filme carregar algumas falhas, principalmente no que diz respeito a questão da estética, dos enquadramentos e do aúdio também não ser dos melhores por causa dos problemas de produção durante a concepção do filme.
Ainda assim ele é um filme que vale a pena para quem assim como eu que é formado historiador ou de outras ciências humanas utlizá-lo como referência para estudo, análise ou mesmo compreensão do que foi esse triste episódio na história política chilena. Ele não só reconstitui os dias, semanas ou mesmo meses antecedentes de como Pinochet se organizou junto com toda a Força Militar para destroçar Allende do cargo de Chefe de Estado contado com a ajuda americana e também brasileira para concretizar esse feito. Como também reconstitui os anos antecedentes, como a eleição de 1970 marcada pela dificil vitória de Allende. Ele também reconstitui todo o cenário da destruição da capital Santiago durante a Luta Armada de quase toda a população contra as Tropas de Pinochet, assim como também retrata a maneira como Allende manteve uma postura firme em não ceder a ameaça dos militares para renunciar ao cargo e ir viver exilado no estrangeiro e se manteve firme lá até observar o Palácio La Moneda ser invadido pelas tropas pinochetistas e lá morrer sob circunstãncias muito misteriosas. Suspeitando-se até de suicidio, comprovado recentemete numa perícia ordenado pelo juíz Mario Carroza nos restos mortais de Allende.
Assim como também reconstitui a maneira brutal como boa parte dos guerrilheiros foram rendidos pelas tropas, e de como eram levados para a prisão onde sofreriam os mais diversos de torturas, das dores físicas para as dores psicológicas.
Esperemos que depois de conferirmos a esse filme e não só a este como também o "Machuca", que eles sirvam para a gente pensar e reflitr sobre o que foi um foi Golpe Militar num país como o Chile pelo ponto de vista dos que vivenciaram aquele triste episódio seja de qual maneira for representado, dos protagonistas, aos anônimos ligados nos bastidores ou mesmo pela ótica de pessoas de vidas comuns como os representado no filme "Machuca". E pessoalmente desejo sinceramente que nunca mais em pleno 21 ocorra seja no Chile, ou mesmo aqui no Brasil ou em quaisquer outros países espalhados por todos os cinco continentes do globo um Golpe Militar para implantar um Regime Totalitário.
FONTE:
http://filmow.com/chove-sobre-santiago-t11382/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_Allende
http://es.wikipedia.org/wiki/Helvio_Soto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário