No dia 11 de Agosto de 2014, partia para o plano espiritual o grande astro da comédia Robin Williams. Para homenageá-lo reposto aqui um texto de uma resenha crítica que fiz em 2013 do filme Hook-A Volta do Capitão Gancho, desta vez com algumas alterações.
Na época quando publiquei uma postagem comentando sobre os filmes João e Maria: Caçadores de Bruxa(Hansel and Gretal: Witch Hunters, EUA, Alemanha, 2013) e Os Miseráveis(Lés Miserables, Reino Unido, EUA, 2012).
Dos quais conferi durante as festividades do Carnaval de 2013. Foi mais
especificamente em Caçadores de Bruxa que conta com a direção do
norueguês Tommy Wirkola, que traz uma nova roupagem sobre os
protagonistas de um clássico da literatura infantil, rotulado de conto
de fadas. Mostrando
uma visão diferente dos dois irmãos criados pelos alemães Jacob e
Wilhelm Grimm, comumente conhecidos como Irmãos Grimm que publicaram
esse conto lá no século XIX, que se perdem na floresta e são
encontrados por uma bruxa que os manda entrarem na sua casa de doces, mandam eles se deliciarem e se empaturrarem com os doces oferecidos por ela, para depois serem devorados.
Nesse
filme como bem expliquei, João e Maria são apresentados não mais como
crianças, mais sim como dois adultos, que em nada lembram as crianças
descritas e sempre passadas e repassadas por nossas professorinhas de
maternal como indefesas, ingênuas e inocentes.
Os
protagonistas adultos apresentados nesse filme, interpretado por astros
como Jeremy Renner fazendo João e Gemma Arterton fazendo Maria são
agora mostrados como adultos especializados em caçar as bruxas, sendo
mostrado como super valentes, utilizando como adereços flechas e
espadas, remetendo a atmosfera de Robin-Hood e não tem mais medo de
cara feia e além disso mostram também não terem inibição para terem umas
atitudes nada inocentes.
Foi
também naquela postagem que fiz um breve comentário sobre outro filme
que Caçadores de Bruxas me remeteu, de outra famosa criança
protagonista de um clássico da literatura infantil que há 22 anos
também ganhou as telonas e também sendo mostrado por essa visão adulta.
Estou me referindo ao Peter Pan em Hook-A Volta do Capitão Gancho.
No
breve comentário que fiz ao citar Hook, eu coloquei como principal
semelhança a Caçadores de Bruxa, o fato do famoso menino que não queria
crescer, uma criação do britânico J.M.Barrie(1860-1937) cuja primeira
publicação como livro impresso data de 1911, ser transformado num
adulto. Muito diferente desse filme recente sobre João e Maria adultos,
onde a construção, a modelação, a estética e a ótica deles nessa fase
como bem coloquei na resenha são apresentados de uma maneira que em nada
lembram as características essênciais deles descritas como as
crianças dos livros. Caçadores de Bruxas carrega uma atmosfera bastante
barra pesada, com muitas cenas de lutas sangrentas e muitas cenas de
esmagamentos. Dessa pode-se colocar que se encaixa perfeitamente na
categoria de um típico filme de gêneros bem mesclados, carregando um
pouco de elementos típicos de um filme de ação com aventura e fantasia.
E dessa forma, posso assim colocar que o filme foi transformado num
típico entretenimento indicado apenas para adultos.
Quanto a Hook-A volta do Capitão Gancho(Hook, EUA, 1991) pode-se ver que da maneira como foi construida a roupagem do Peter Pan adulto, a principal diferença para Caçadores de Bruxa é que nele houve também a preocupação de transformá-lo num típico entretenimento indicada para todas as idades como posso assim resumir.
Ao dar uma nova conferida no filme pelo site do Youtube, esse que hoje eu ousaria defini-lo como um clássico infantil, que nas diversas oportunidades onde pude conferi-lo quando passava nas sessões vespertinas na grade de filmes da Globo, seja na Sessão da Tarde, na antiga Sessão de Sábado ou mesmo nas Temperaturas Máximas da vida, quando citei na postagem sobre Caçadores de Bruxas, eu carregava umas lembranças vagas sobre este filme, mas agora depois de tê-lo conferido de novo, depois muitos anos pelo Youtube, pude observar atentamente e analisar detalhadamente algumas passagens e momentos interessantes, que não tinha percebido antes e vou passar a comentar a partir desse momento.
No
começo da trama, o filme já apresenta um Peter Pan adulto, que logo de
cara pode-se observar que ele em nada lembra a essência do menino
destemido da Terra do Nunca que não queria crescer. Nesse primeiro
momento, Peter Pan é apresentado com uma nova identidade, agora ele se
chama Peter Banning(Robin
Williams). Peter aparece acompanhado de sua família, formada por sua
esposa Moira Darling(Caroline Goodall), a quem eu equivocadamente havia
colocado como afirmação na postagem do filme Caçadores de Bruxa, que
essa seria a Wendy com quem Peter casou e também era a mesma que ele
havia levado para a Terra do Nunca junto com seus dois irmãos menores
John e Michael.( Obs: Muitos anos atrás quando passei em uma livraria e
dei uma folheada numa edição ilustrada de coleção de Peter Pan, os nomes
de John e Michael aparecem alterados para dois nomes variantes desses
na língua lusitana. John
é apresentado como João e Michael como Miguel. Algo parecido também
aconteceu com João e Maria, que que a primeira vez que os Grimm
publicaram na Alemanha, eles tinham os títulos homônimos de Hansel Und
Gretel, e quando foi publicado em português pela primeira vez, foi
preferido modificar seus nomes originais para dois mais famíliariares e
de forte significação cristã. Hansel virou João e Gretel virou Maria.)
Moira Darling, a esposa de Peter é neta de Wendy Darling.
Cuja aparição nesse filme só irá ocorrer mais para frente. Além de
Moira, a família de Peter também é constituída pelos seus dois filhos
Jack(Charles Korsmos) e Maggie(Amber Scott). Nesses momentos iniciais, o
enredo vai-se construindo e se moldando no perfil do Pan como o homem
feito Peter Banning. Como bem coloquei acima, a face de Peter Pan
adulto em nada lembra o destemido menino que não queria crescer, e a
prova disso é quando ele está conferindo a apresentação teatral de sua
filha Maggie, encenando uma peça logo de quem, Peter Pan, onde advinha
quem é a personagem que ela encena? Resposta: Wendy. Mas Peter Banning
nem percebe que essa peça de Maggie faz uma referência a ele
especificamente. Nesse
mesmo momento, Banning atende um telefonema do seu celular, num
pré-histórico modelo comum do principio dos anos 1990, daqueles que eu
cresci acompanhando o seu surgimento do tipo grossão,
com antena e que abria as teclas como se fosse uma caixinha. Onde era
um privilégio para poucos e era difícil ligar ou mesmo atender,
principalmente em lugares que tinham poucos sinais.
Pois
então, nesse mesmo momento em que atende uma ligação de uma importante
firma onde trabalha como advogado, Jack se aproxima dele lembrando-lhe
de sua promessa de no dia seguinte conferir a sua partida decisiva de
beseibol. Nesse primeiro momento, a trama vai girando em torno de
apresentar o antigo Peter Pan criança agora como o adulto Peter Banning
lidando com situações e problemas comuns de qualquer adulto, como lidar
com as duras rotinas e as imensas responsabilidades do trabalho e
também lidar com os problemas familiares.
No dia seguinte, onde ocorre a partida decisiva de beisebol do time de Jack, Peter fica tão atarefado com os problemas da firma que acaba esquecendo de ir conferir a partida de seu filho. Ao mesmo tempo, Jack fica tão preocupado com a ausência do pai, que nem consegue se concentrar na partida e acaba deixando seu time de beisebol perder. E só muito tempo depois de terminada a partida que Peter aparece.
Depois desse primeiro momento, a trama vai sendo desenvolvida durante a viagem de Peter e sua família para a Londres. No avião, Jack ainda magoado com o pai por ele não ter estado presente na sua partida de beisebol, tem um comportamento meio estranho de jogar a bola no teto, o que faz Peter tentar conversar com ele.
Assim
que chegam em Londres, num clima nevado de inverno e vivendo o espírito
natalino. Peter e toda a sua trupe vão se hospedar na casa da Vovó
Wendy(Maggie Smith), é nesse momento que somos apresentados a Wendy
Darling que Peter havia levado para a Terra do Nunca e que agora é uma
senhora idosa e caridosa, a avô da Moira, e bisavô de Jack e Maggie.
Nesse
momento, em vez de Peter curtir o seu momento em família, o negligência
dando mais importância aos problemas do trabalho, de instante em
instante ele não desgruda um só momento do seu celular para resolver
problemas da firma. Isso acaba tornando o clima da viagem em vez de
relaxante, estressante para Peter.
É
nessa passagem do filme que ocorre uma grande reviravolta para Peter.
Durante uma noite onde Jack e Maggie foram se deitar nas respectivas
camas dos quartos em que dividiam, ocorre deles sentirem a presença de
um vulto, e elas ficam completamente assustadas ao verem a figura
estranha e apavorante que era esse vulto. A presença desse vulto é
sentida de longe pela Vovô Wendy, por causa da ventania provocada por
ele.
No
momento em que estava
sentada em uma bancada de palco sendo homenageada por Peter, em nome de
sua
contribuição das crianças órfãs e carentes em um evento beneficente.
Nessa cena se constrói, o primeiro quebra-cabeças sobre qual o mistério
de como Peter Pan virou adulto. Porque Peter no momento do discurso,
relata a sua versão vaga de como conheceu a Vovô Wendy, ele relata em
seu discurso de homenagem que quando ela o encontrou nas ruas e ela
então o acolheu em seu orfanato e foi naquele lar que ela conseguiu uma
família adotiva para ele, e essa família o levou para ser criado na
América. É o que explica o fato da primeira passagem do filme mostrar um
Peter adulto vivendo um típico modo de vida padrão do americano, ou
como melhor pode ser definido como "American Way of life".
No
momento em que Peter retorna para casa da Vovô Wendy, todos ficam
preocupados quando sentem pela ausência de Jack e Maggie e ao se
dirigirem no quarto onde eles estavam hospedados ficam espantados com a
bagunça que estava e com uma mensagem escrita em papel pregada na porta
com uma faca grande, onde todos, principalmente a Vovô Wendy ficam mais
horrorizados e perplexos ao saberem que o responsável pela autoria do
sequestro dos filhos de Peter é o temido Capitão James
Hook/Gancho(Dustin Hoffman).
Peter
ao saber disso, fica um tanto incrédulo, cético, acreditando aquilo é
pura imaginação de todo mundo, inclusive da Vovô Wendy, ou mesmo uma
brincadeira de muito mau gosto de alguém, principalmente ao ficarem
afirmando que ele era o Peter Pan.
É no mesmo momento que ocorre o sequestro das crianças, também ocorre a inesperada situação de Peter receber a visita da Fada Sininho(Julia Roberts). É a partir dessa situação que a vida de Peter terá uma nova reviravolta. Quando ele vê a sua velha companheira fadinha ficando todo assustado, e nem acredita que ela seja mesmo de verdade. E acha uma tremenda loucura dizerem que ele é o famoso Peter Pan dos livros, ele acha a existência da Terra do Nunca ou mesmo do Capitão Gancho que o filme deixa subentendido que a autoria dele seria da Vovô Darling, ou mesmo ela comenta que chegou a conhecer o próprio Barrie de quem foi a inspiração para o livro, é uma pura fantasia. Outro momento de quebra-cabeça para tentar entender e decifrar o porque de Peter Pan ter virado um adulto?
Sem
ter muito tempo para se explicar Sininho resolve forçadamente levar
Peter até a Terra do Nunca. Quando aparecem, já estão entre os piratas
de Gancho, Sininho procura orientar Peter a procurar usar um disfarce de
pirata para assim conseguir se infiltrar entre eles e não gerar muita
suspeita. Tudo ocorre legal, até o momento em que Peter ao observar Jack
e Maggie sendo exposto aos piratas numa rede de pescaria. Ele acaba não
resistindo e grita pelo nome dos dois. E Gancho ao observar aquele
adulto se apresentar como o Peter Pan fica todo desconfiado, porque ele
ficava observando que em nada nele lembrava o antigo Pan destemido, e a
prova é quando ele ao subir no mastro para resgatar Jack e Maggie ele
não conseguir por seu medo de altura. Gancho fica decepcionado, pois
esperava enfrentar um grande duelo com ele. E não vê outra escolha a não
ser mandar afundar ele com as crianças, mas Sininho consegue interferir
o convencendo a prepará-lo e treiná-lo para voltar a ser o Peter Pan em
três dias. Gancho relutantemente aceita essa proposta.
Então Sininho terá o duro desafio de nesse pouco espaço de tempo preparar o medroso Peter Banning no velho menino destemido Peter Pan. Para isso ela tentará contar com o auxilio e ajuda dos velhos companheiros de Pan, os Meninos Perdidos. No momento em que aparece avisando para eles do retorno do Pan, todos ficam entusiasmados com essa notícia, fazem toda uma festa, após anos do seu sumiço.
No momento em que eles se deparam com o Peter como adulto, todos ficam bastantes perplexos e desconfiados, tentam apontar as armas para ele achando que ele seria um pirata. Que é como o antigo Pan e o grupo dos Meninos Perdidos os associavam. Nenhum dessas crianças formada por Pockets(Isaiah Robinson), Ace(Jansen Fisher), Don´t Ask(Jmaes Madio)e Thud Butt(Rausahn Hammond) leva muita fé que aquele homem gordo, feio, medroso e de óculos que Sininho estava-lhes apresentando fosse mesmo o Pan que elas conheciam e para não bastar a desconfiança destes, Peter precisará convencê-los enfrentando um desafio com Rufo(vivido pelo filipino Dante Basco), o responsável pela liderança do grupo desde sua saída da Terra do Nunca. Desafio que Peter terá de submeter-se pela frente se quer mesmo salvar os seus filhos das garras malignas de Gancho e levá-los de volta para casa. O único que acredita mesmo que aquele Peter era o Pan que elas conheciam é Pockets, o menor do grupo que se aproxima dele observando atentamente, mexendo no seu rosto até concluir que ele era mesmo Pan. Mas boa parte dos Meninos Perdidos ainda não acredita nessa hipótese.
É no decorrer desse longo, duro e exaustivo preparo e treinamento para Banning voltar a ser Pan, que em paralelo o Capitão Gancho mantendo as crianças como reféns chega a ficar agoniado em ter de esperar esses três dias para enfrentar e ter o seu grande e desejado duelo com o Pan. É tanto que ele constamente ouve conselhos do seu famoso puxa-saco Smith(Bob Hoskins), que na versão dublada em português, seu nome é alterado para Barrica. É ele o responsável pela ideia genial de para Gancho diminuir a sua angústia, resolve convencê-lo a ser um sujeito agradável com os filhos de Peter, enquanto ele ficava esperando pelo momento de Pan ficar pronto para combatê-lo. O principal objetivo sugerido por Smith para Gancho nessa sua estratégia de ser agradável e amável com Jack e Maggie é a ponto de tentar convencê-los a tentarem colher uma sementinha de desprezo, discórdia e ódio pelo pai. A sua estratégia tem por um lado uma derrota e por outro, uma vitória. Com Maggie o tiro sai pela culatra, porque ela consegui mostrar ter personalidade forte para não se deixar seduzir na investida de Gancho de fazê-la conspirar contra o pai, mas acaba sendo certeiro em Jack, que ainda fragilizado pelo sentimento de mágoa pela recente mancada do pai em faltar de assistir a sua partida de beisebol, consegue cair facilmente cair na isca armada por Gancho.
É
tanto que Gancho utiliza-se disso para levá-lo a um lugar cheio de
relógios, cujos barulhos o apavoram de medo e faz Jack usar o taco de
beisebol para destruir esses relógios com o intuito de aumentar nele o
sentimento desprezo e mágoa pelo pai, é nesse momento que Jack coloca
até para fora outras mágoas que ele carregava do pai por não ter estado
ausente em outros momentos que também eram importantes para ele.
Gancho
até manda os piratas realizarem uma partida de beisebol para Jack,
nessa partida ele consegue sair vencedor e Pan fica observando
discretamente aquela situação e fica indignado com essa estratégia
absurda de Gancho fazer lavagem cerebral em seu próprio filho para
transformá-lo num fantoche dele para conspira-lo contra o próprio Pan.
Consternado,
Pan sente que o nível de desprezo Jack por ele aumentou ainda mais,
naquele momento ele percebeu que não vai bastar só ele conseguir
readquirir muitas das coisas do que esqueceu depois que saiu da Terra
do Nunca para resgatar os seu filhos das mãos de Gancho, como também
reconquistar o amor de Jack.
Será
durante esses dias de treinamento que Peter vai procurando reaprender
as técnicas de combate, reaprender a utilizar sua capacidade
imaginativa, reaprender a voar, as técnicas de luta, movimentar uma
espada, voar e principalmente redescobrir dentro dele a essência de
criança. Depois de reconquistar tudo isso, e conseguir superar todos os
obstáculos e desafios e até sente sua sombra se movimentando sozinha
como antigamente. Peter entra num túnel fechado onde estava escrito o
seu nome, de Wendy, John e Michael.
Será nesse lugar todo destruído por Gancho depois que Peter sumiu, vai então passar por um momento terapêutico de autoconhecimento através da Sininho que utilizando uma técnica de holograma para ficar do mesmo tamanho de Peter adulto, que vai ocorrer o desenrolar do filme, a montagem dos quebra-cabeças para poder explicar por quais razões levaram Peter a esquecer de sua infância na Terra do Nunca. Em diferentes cenas de flashbacks, Sininho mostra para Peter como ele chegou lá ainda bebê. Os seus primeiros momentos voando, até chegar as diferentes situações onde ele várias vezes fez visitas para Wendy, da primeira que a levou para a Terra do Nunca, passando pelas diferentes fases onde ela foi crescendo e ficando uma linda mulher e mostrando até ela já idosa, a quem Peter conhece como a Vovô Wendy. Será nesse momento que Peter ao vê-la idosa não consegue ficar inconformado. De não pode-la levar mais para a Terra do Nunca. É nessa situação que Peter descobre como repentinamente decidiu virar adulto, foi quando fez um pacto com ela de que a partir daquele momento ele passaria a viver no mundo da Wendy para poder ficar ao seu lado, nisso ele promete esquecer de sua vida na Terra do Nunca. Inclusive é momento que mostra Peter beijando Moira pequena na testa.
Esse
emocionante momento clímax do filme, que Peter vai se autoconhecendo,
principalmente ao lembrar de quando esteve na maternidade e pegou Jack
ainda bebê no colo. Se deu conta do quanto tinha se tornado um adulto
tão atarefado que nem tinha se dado conta de que o tempo passa muito
rápido e de que a vida é curta.
É
nessa situação que ele vai adquirindo a força necessária para combater
Gancho, e ao se redescobrir reconquista o carinho e admiração dos
Meninos Perdido, principalmente de Rufo que chega-se ajoelha para Pan o
entregando a antiga espada de líder do grupo que era seu por direito.
Pan
vai então junto com os garotos até o navio de Gancho para ajudá-lo a
resgatar os seus filhos. Nesse momento, Pan tentará usar do dialogo para
convencer Jack agora o odiando e vestindo um traje de mini-Gancho, a
perdoá-lo pelas suas ausências dos momentos que foram mais importantes
para ele. Jack fica arredio, não chega a acreditar em nenhuma palavra do
pai, e deixa-se manipular por Gancho. Jack só consegue ficar convencido
do quanto era amado por seu pai, depois de ver o ex-líder dos Meninos
Perdidos Rufo se sacrificar por Pan e no momento falar que gostaria
muito de ter um pai como Peter.
Com isso, Peter consegue obter o perdão de Jack enfrenta o seu desafio decisivo contra Gancho.
A
minha impressão hoje sobre o filme, principalmente depois de tê-lo
conferido no Youtube, e ao fazer uma atenta observação. Posso colocar
que o filme sobre diferentes aspectos, quesitos e pontos de vistas
seja artístico ou mesmo técnico, conseguiu elaborar uma excelente
construção da trama. Tecnicamente,
a direção genial e competente de Steven Spielberg junto com sua equipe
de roteiristas conseguiram formular, esculpir e modelar a sua estética
ao transformar o Pan adulto com características de personalidades bem
diversas no decorrer do filme vão sendo bem explorados. Tornando-o
envolvente a cada segundo.
Além
da ótima construção da trama, o filme carrega excelentes planos e
enquadramentos, principalmente nos paisagismos, nos panoramas da Terra
do Nunca. Achei brilhante os efeitos especiais, principalmente os shows
de luzes nas cenas que cercavam a Sininho em tamanho maior, também
gostei da maneira como foi feita com os recursos não tão escassos, mas
também não tão sofisticados de 20 anos atrás, mas ainda assim já visto
como avançados para época de fazer uns croma keys nas cenas de Peter
Pan, os Meninos Perdidos e Sininho voando em tamanho bem minúsculo.
Artisticamente
também achei excelente, uma maravilha, principalmente em tudo o que já
coloquei no quesito técnico, em como os roteirista conseguiram elaborar,
moldar e transformar a sua estética, mas conseguindo manter a mesma
essência imaginativa, e toda a magia, fantasia e emoção dos sonhos das
crianças e para elas nunca perderem essa capacidade dentro delas. Além
de contar com a excelente direção de Spielberg, o filme conta também no
elenco com três grandes estrelas. Robin Williams como o protagonista do
Peter Pan adulto, já com um grande currículo em cinema desde o começo
da década de 1980. Depois de observar atentamente pelo Youtube, pude
constatar que Williams conseguiu nesse filme modelar, incorporar e
captar a essência de Peter Pan como adulto utilizando tanto de seu
talento cômico como dramático, soube como transformar o menino que não
crescer em um homem pelos mais diferentes aspectos, sob diferentes
óticas e com nuances de personalidades bastantes contrastantes, que ao
longo do enredo vai sendo bem explorado. Começando por ele sendo
apresentado como Peter Banning, lidando com uma situação típica até
mesmo atemporal de não saber como administrar os problemas de trabalho
com os de família. O que o transforma numa pessoa entediante e
aprisionado pelo vício do trabalho, esquece-se de viver e curtir bons
momentos com a família. Passando pela sua crise de identidade, sua
incredulidade e seu ceticismo até se redescobrir e procurar ser uma
pessoa melhor. E isso eu pude observar que Williams conseguiu encontrar e
colocar todos esses elementos para o mesmo personagem. Uma das coisas
que eu mais admiro em Robin Williams, é que ele sabe como emendar a
comédia com o drama em um mesmo personagem. Uma excelente característica
que o difere bastante para alguns comediantes que adotam o humor
forçado com a careta, ou mesmo os besteiróis e os politicamente
incorretos. Da maneira como Pan foi esculpido adulto nesse filme, eu não
duvido nada que se o próprio Barrie fosse conferir talvez ficaria
espantado. Além de Williams, o filme também conta no elenco com Julia
Roberts no papel da fadinha Sininho, nesse papel ela utiliza o seu
mesmo talento cômico com as personagens que costuma protagonizar em
comédias românticas. Antes do filme a atriz já tinha um relativo
currículo desde o final dos anos 1980. Mas foi estrelando a prostituta
Vivian Ward no filme Uma Linda Mulher(Pretty Woman,
EUA,1990) que a consagrou ao estrelato, talvez tenha sido por isso que a
atriz ao estrelar o papel coadjuvante em Hook tenha recebido na época
uma indicação ao Framboesa de Ouro de pior atriz coadjuvante, a
premiação mais indigesta dos artistas e diretores hollywoodianos. Com
certeza na mentalidade conservadora dos críticos eles ainda com a
memória fresca da atriz como a sensual Vivian, tenham achado esquisito
ela num papel de filme feito para atrair não só as crianças, como também
os adultos. Mas isso é uma pura bobagem ortodoxa. E além desses que
citei, outra grande estrela que conta no elenco é Dustin Hoffman como o
Capitão Gancho, que antes desse filme também já tinha um extenso
currículo em cinema desde a década de 1960 e tinha até ganhado o Oscar
de melhor ator por Rain Man(EUA, 1988), filme marcante, onde através do Ray brilhantemente protagonizado por Hoffman, as pessoas puderam conhecer as personalidades e nuances dos autistas.
As
suas performances em cena desse arqui-inimigo de Peter Pan ficou uma
maravilha, além de ficar bem caracterizado tanto no figurino, com os
adereços do bigode, da maquiagem e da peruca que o transformou em algo
bem amedrontador e irreconhecível. Hoffman soube como transpor em cena
brilhantemente as nuances de Gancho. Além do figurino de Gancho, os
figurinos dos figurantes desde os piratas até mesmo dos Garotos Perdidos
também ficou uma perfeição, assim como também destaco o ótimo visual
meio punk, meio moicano de Rufo, com umas pontas pintadas de vermelho
que ficou um arraso.
Corte
de cabelo de Rufo representou o típico modelo mais rebelde. Além do
seu traje representar tanto características punk quanto góticas.
Além
de contar com essas três estrelas de quem citei, o filme também conta
no elenco com Maggie Smith, a atriz britânica famosa por fazer a
Professora de Hogwarts Minerva McGonagall na recente série de filmes do
bruxinho Harry Potter, lançada entre os anos de 2001-2011. É a
responsável pelo papel da Wendy Darling idosa, ou como Peter gosta de
chamar Vovô Wendy. Mostrando que mesmo depois de velhinha, conseguiu
manter viva a essência da antiga Wendy criança a quem Peter a levou a
primeira vez para a Terra do Nunca. Bob Hoskins compatriota de Maggie
Smith é o responsável por fazer o papel do famoso pirata Barrica/Smith, o
puxa-saco de Gancho com boas tiradas cômicas. Para concluir sobre o
elenco, há também a presença de Gwyneth Paltrow, a hoje conhecida por
fazer a sensual Pepper Potts, secretária particular do milionário
playboy Tony Stark na trilogia dos filmes do Homem de Ferro(2008-2013) no MCU. Nesse filme aparece fazendo uma rápida ponta como Wendy mais
jovem nas passagens das lembranças de Peter Pan adulto.
Barrie
começou a criar Peter Pan quando costumava se encontrar bastante com
os filhos de sua amiga Sylvia Liewely Davies, com quem tinha uma forte
proximidade, que quando essa morreu ele passou a ser co-tutor das
crianças. Foi dai que ele começou a ideia de construir a sua obra. Ela
foi considerada uma grande bênção para Barrie porque antes ele já já
tinha uma carreira de escritor teatral, mas ainda não tinha conquistado
tanta afirmação como a obra de Peter Pan o proporcionou. Foi em
homenagem a um dos filhos de Sylvia, chamado Peter Davies a quem
acrescentou o nome Pan em referência a malévola figura dos deus grego
dos bosques, que se utiliza de uma flauta para ficar atazanando os
animais ou mesmo as ninfas. Dando ao personagem uma aliteração, que é
quando duas palavras tem inicio com as mesmas letras.
Barrie
começou então a partir disso a montar a construção de sua famosa obra
literária que surgiu primeiramente em 1902, em um livro intitulado The
Littles White Birds, que dois anos depois teria a sua primeira montagem
teatral. Até chegar simplesmente a Peter Pan, foram feitas diferentes
modificcações de títulos. A trajetória de como Barrie passou por todo
esse processo criativo foi contado no drama biográfico intitulado Em
Busca da Terra do Nunca(Finding Nerveland, EUA, 2004), com Johnny Depp protagonizando Barrie e
Kate Winslet fazendo a Sylvia Davies e com a direção de Marc Foster. A
essência de Peter Pan como o garoto que não queria crescer, já serviu de
inspiração para que os psicólogos criassem uma denominação, analisando
ele como arquétipo dos homens seja nas idades de mais vigor como aos
20,30, 40 ou mesmo 50 anos ou mesmo os já idosos de 60 para cima que
ainda carregam a alma de crianças dentro deles como Sindrome de Peter
Pan, quem originou essa denominação comportamental foi Dan Kiley em seu
livro "The Peter Pan Syndrome: Men Who Have Grow Up", publicado em 1983.
No todo, posso resumir que Hook-A Volta do Capitão Gancho
é um excelente filme para se assistir sempre, diversas vezes. Uma
obra-prima que precisa ser sempre vista revista para ser analisada por
diferente ângulos. Eu mesmo confesso que o assistiria de novo da maneira
que for.
Vale a pena assistir Hook, várias vezes, porque como já havia descrito acima, da maneira como ele foi construido em diferentes aspectos é o que faz o filme ser apreciado não só como um filme de entretenimento para crianças, mas também uma obra-prima para adultos, que ensina muitas lições atemporais, como por exemplo, administrar casa e trabalho. Com certeza, quem assim como eu cresceu acompanhando esse filme passando nas Sessões da Tarde, vai com certeza indicar ou mesmo recomendar e assistir de novo com os seus filhos. União do útil ao agradável.
Vale a pena assistir Hook, várias vezes, porque como já havia descrito acima, da maneira como ele foi construido em diferentes aspectos é o que faz o filme ser apreciado não só como um filme de entretenimento para crianças, mas também uma obra-prima para adultos, que ensina muitas lições atemporais, como por exemplo, administrar casa e trabalho. Com certeza, quem assim como eu cresceu acompanhando esse filme passando nas Sessões da Tarde, vai com certeza indicar ou mesmo recomendar e assistir de novo com os seus filhos. União do útil ao agradável.
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