domingo, 11 de agosto de 2019

HOOK-A VOLTA DO CAPITÃO GANCHO- PARA LEMBRAR OS CINCO ANOS SEM ROBIN WILLIAMS.

No dia 11 de Agosto de 2014, partia para o plano espiritual o grande astro da comédia Robin Williams. Para homenageá-lo reposto aqui um texto de uma resenha crítica que fiz em 2013 do filme Hook-A Volta do Capitão Gancho, desta vez com algumas alterações. 











Na época quando publiquei uma postagem comentando sobre os filmes João e Maria: Caçadores de Bruxa(Hansel and Gretal: Witch Hunters, EUA, Alemanha, 2013) e Os Miseráveis(Lés Miserables, Reino Unido, EUA, 2012). Dos quais  conferi durante as festividades do Carnaval de 2013. Foi mais especificamente em  Caçadores de Bruxa que conta com a direção do norueguês Tommy Wirkola, que traz uma nova roupagem sobre os protagonistas de um clássico da literatura infantil, rotulado de  conto de fadas.   Mostrando uma visão diferente dos dois irmãos criados pelos  alemães Jacob e Wilhelm Grimm, comumente conhecidos como Irmãos Grimm que publicaram esse conto  lá no século XIX, que se perdem na floresta e são encontrados por uma bruxa que os manda entrarem  na sua casa de doces,  mandam eles se deliciarem e se empaturrarem com os doces oferecidos por ela, para depois serem devorados.

Nesse filme como bem expliquei, João e Maria são apresentados não mais como crianças, mais sim  como dois adultos, que em nada lembram as crianças descritas e sempre passadas e repassadas por nossas professorinhas de maternal como indefesas, ingênuas e inocentes. 


Os protagonistas adultos apresentados nesse filme, interpretado por astros como Jeremy Renner fazendo João e Gemma Arterton fazendo Maria são agora mostrados como adultos especializados em  caçar as bruxas, sendo mostrado como  super valentes, utilizando como adereços flechas e espadas, remetendo a atmosfera de Robin-Hood e  não tem mais medo de cara feia e além disso mostram também não terem inibição para terem umas atitudes nada inocentes.
 
 
 
 







Foi também naquela postagem que fiz um breve  comentário sobre outro filme que Caçadores de Bruxas  me remeteu, de outra  famosa criança protagonista de um  clássico da literatura infantil que há  22 anos também ganhou as telonas e também sendo mostrado por essa visão adulta. Estou me referindo ao Peter Pan em Hook-A Volta do Capitão Gancho.


No breve comentário que fiz ao citar  Hook, eu coloquei como principal  semelhança a Caçadores de Bruxa, o fato do famoso menino que não queria crescer, uma criação do britânico J.M.Barrie(1860-1937)  cuja primeira publicação como livro impresso data de 1911, ser transformado num adulto. Muito diferente desse filme recente  sobre João e Maria adultos, onde a construção, a modelação, a estética  e a ótica deles nessa fase como bem coloquei na resenha são apresentados de uma maneira que em nada lembram as características essênciais  deles descritas como as crianças  dos livros. Caçadores de Bruxas carrega uma atmosfera bastante barra pesada, com muitas cenas de lutas sangrentas e muitas cenas de esmagamentos. Dessa pode-se colocar que se encaixa perfeitamente na categoria de um típico filme de gêneros bem mesclados, carregando um pouco de elementos típicos de um filme de ação com aventura e fantasia.  E dessa forma, posso assim colocar que o filme  foi transformado num típico entretenimento  indicado apenas para adultos.


Quanto a Hook-A volta do Capitão Gancho(Hook, EUA, 1991) pode-se ver que da maneira como foi construida a roupagem do Peter Pan adulto, a principal diferença para Caçadores de Bruxa é que nele houve também a preocupação de transformá-lo num típico entretenimento indicada para todas as idades como posso assim resumir.










Ao dar uma nova conferida no filme pelo site do Youtube, esse que hoje eu ousaria defini-lo como um clássico infantil, que nas diversas oportunidades onde pude conferi-lo quando passava nas sessões vespertinas na grade de filmes da Globo, seja na Sessão da Tarde, na antiga Sessão de Sábado ou mesmo nas Temperaturas Máximas da vida, quando  citei na postagem sobre Caçadores de Bruxas, eu carregava umas lembranças vagas sobre este filme, mas agora depois de tê-lo conferido de novo, depois muitos anos pelo Youtube, pude observar atentamente e analisar detalhadamente  algumas passagens e momentos interessantes, que não tinha percebido antes e  vou passar a comentar a partir desse momento.


No começo da trama, o filme já apresenta um Peter Pan adulto, que logo de cara pode-se observar que ele em nada lembra a essência do menino destemido da Terra do Nunca que não queria crescer. Nesse primeiro momento, Peter Pan é apresentado com uma nova identidade, agora ele se chama Peter Banning(Robin Williams). Peter aparece acompanhado de sua família,  formada por  sua esposa  Moira Darling(Caroline Goodall), a quem eu equivocadamente havia colocado como afirmação na postagem do filme Caçadores de Bruxa, que essa seria a  Wendy com quem Peter casou e também  era a mesma que ele havia levado para a Terra do Nunca junto com seus dois irmãos menores John e Michael.( Obs: Muitos anos atrás quando passei em uma livraria e dei uma folheada numa edição ilustrada de coleção de Peter Pan, os nomes de John e Michael aparecem alterados para dois nomes variantes desses na língua lusitana.  John é apresentado como João e Michael como Miguel. Algo parecido também aconteceu com João e Maria, que que a primeira vez que os Grimm publicaram na Alemanha, eles tinham os títulos homônimos de Hansel Und Gretel, e quando foi publicado em português pela primeira vez, foi preferido modificar seus nomes originais para dois mais famíliariares e de forte significação cristã. Hansel virou João e Gretel virou Maria.)

Moira Darling, a esposa de Peter é  neta de Wendy Darling. Cuja aparição nesse filme só irá ocorrer mais para frente. Além de Moira, a família de Peter também é constituída pelos seus  dois filhos Jack(Charles Korsmos) e Maggie(Amber Scott). Nesses momentos iniciais, o enredo  vai-se construindo e se moldando no perfil do Pan como o homem feito  Peter Banning.  Como bem coloquei acima, a face de Peter Pan adulto em nada lembra o destemido menino que não queria crescer, e a prova disso é quando ele está  conferindo a apresentação teatral de sua filha Maggie, encenando uma peça logo de quem, Peter Pan, onde advinha quem  é a personagem que ela encena? Resposta: Wendy. Mas Peter Banning nem percebe que essa peça de Maggie faz uma referência a ele especificamente.  Nesse mesmo momento, Banning atende um telefonema do seu celular, num pré-histórico modelo comum do principio dos anos 1990, daqueles que eu cresci acompanhando o seu surgimento  do tipo  grossão, com antena e que abria as teclas como se fosse uma caixinha. Onde era um privilégio para poucos e era difícil ligar ou mesmo atender, principalmente em lugares que tinham poucos sinais.   
 
 
 
Pois então, nesse mesmo momento em que atende uma ligação de uma importante firma onde trabalha como advogado,  Jack se aproxima dele  lembrando-lhe de sua promessa de no dia seguinte conferir a  sua partida decisiva  de beseibol. Nesse primeiro momento, a trama vai girando em torno de apresentar o antigo Peter Pan criança agora como o adulto Peter Banning lidando com situações e problemas comuns de qualquer adulto, como lidar com as duras rotinas e as  imensas responsabilidades do trabalho e também lidar com os problemas familiares.


No dia seguinte, onde ocorre a partida decisiva de beisebol do time de Jack, Peter fica tão atarefado com os problemas da firma que acaba esquecendo de  ir conferir a partida de seu filho. Ao mesmo tempo, Jack fica tão preocupado com a ausência do pai, que nem consegue se concentrar na partida e acaba deixando seu time de beisebol perder. E só muito tempo depois de terminada a partida que Peter aparece.


Depois desse primeiro momento, a trama vai sendo desenvolvida durante a viagem de Peter e sua família para a Londres. No avião, Jack ainda magoado com o pai por ele não ter estado presente na sua partida de beisebol, tem um comportamento meio estranho de jogar a bola no teto, o que faz Peter tentar conversar com ele.


Assim que chegam em Londres, num clima nevado de inverno e vivendo o espírito natalino. Peter e toda a sua trupe vão se hospedar na casa da Vovó Wendy(Maggie Smith), é nesse momento que somos apresentados a  Wendy Darling que Peter havia levado para a Terra do Nunca e que agora é uma senhora idosa e caridosa, a avô da Moira, e bisavô de Jack e Maggie.


Nesse momento, em vez de Peter curtir o seu momento em família, o negligência dando mais importância aos problemas do trabalho, de instante em instante ele não desgruda um só momento do seu celular para resolver problemas da firma. Isso acaba tornando o clima da viagem em vez de relaxante, estressante para Peter.


É nessa passagem do filme  que ocorre uma grande reviravolta para Peter. Durante uma noite onde Jack e Maggie foram se deitar nas respectivas camas dos quartos em que dividiam, ocorre deles sentirem a presença de um vulto, e elas ficam completamente assustadas ao verem a figura estranha e apavorante que era esse vulto. A presença desse vulto é sentida de longe pela Vovô Wendy, por causa da ventania provocada por ele.

No momento em que estava sentada em uma bancada de palco sendo homenageada por Peter, em nome de sua contribuição das crianças órfãs e carentes em um evento beneficente. Nessa cena se constrói, o primeiro quebra-cabeças sobre qual o mistério de como  Peter Pan virou adulto. Porque Peter no momento do discurso, relata a sua versão vaga de como conheceu  a Vovô Wendy, ele relata em seu discurso de homenagem  que quando ela  o encontrou nas ruas e ela então o acolheu em seu orfanato e foi naquele lar  que ela conseguiu uma família adotiva para ele, e essa família o levou para ser criado na América. É o que explica o fato da primeira passagem do filme mostrar um Peter adulto  vivendo um típico modo de vida padrão do americano, ou como melhor pode ser definido como "American Way of life".



No momento em que Peter  retorna para casa da Vovô Wendy, todos ficam preocupados quando sentem pela ausência de Jack e Maggie e ao se dirigirem no quarto onde eles estavam hospedados ficam espantados com a bagunça que estava e com uma mensagem escrita em papel pregada na porta com uma faca grande, onde todos, principalmente a Vovô Wendy ficam mais horrorizados e perplexos ao saberem que o  responsável pela autoria do sequestro dos filhos de Peter é o temido Capitão James Hook/Gancho(Dustin Hoffman).


Peter ao saber disso, fica um tanto incrédulo, cético, acreditando aquilo é pura imaginação de todo mundo, inclusive da Vovô Wendy, ou mesmo uma  brincadeira de muito mau gosto de alguém, principalmente ao ficarem afirmando que ele era o Peter Pan.

É no mesmo momento que ocorre o sequestro das crianças, também ocorre  a inesperada situação  de Peter receber a visita da Fada Sininho(Julia Roberts). É a partir dessa situação que a vida de Peter terá uma nova reviravolta.  Quando ele vê a sua velha companheira fadinha ficando todo assustado, e nem acredita que ela seja mesmo de verdade. E acha uma tremenda loucura dizerem que ele é  o famoso  Peter Pan dos livros,  ele acha a existência da Terra do Nunca ou mesmo do Capitão Gancho que o filme deixa subentendido que a autoria dele seria da Vovô Darling, ou mesmo ela comenta que chegou a conhecer o próprio Barrie de quem foi a inspiração para o livro, é uma pura fantasia. Outro momento de quebra-cabeça para tentar entender e decifrar o porque  de Peter Pan ter  virado um adulto?


Sem ter muito tempo para se explicar Sininho resolve forçadamente levar Peter até a Terra do Nunca. Quando aparecem, já estão entre os piratas de Gancho, Sininho procura orientar Peter a procurar usar um disfarce de pirata para assim conseguir se infiltrar entre eles e não gerar muita suspeita. Tudo ocorre legal, até o momento em que Peter ao observar Jack e Maggie sendo exposto aos piratas numa rede de pescaria. Ele acaba não resistindo e grita pelo nome dos dois. E Gancho ao observar aquele adulto se apresentar como o Peter Pan fica todo desconfiado, porque ele ficava observando que em nada nele lembrava o antigo Pan destemido, e a prova é quando ele ao subir no mastro para resgatar Jack e Maggie ele não conseguir por seu medo de altura. Gancho fica decepcionado, pois esperava enfrentar um grande duelo com ele. E não vê outra escolha a não ser mandar afundar ele com as crianças, mas Sininho consegue interferir o convencendo a prepará-lo e treiná-lo para voltar a ser o Peter Pan em três dias. Gancho relutantemente aceita essa proposta.


Então Sininho terá o duro desafio de nesse pouco espaço de tempo preparar o medroso Peter Banning  no velho menino destemido Peter Pan. Para isso ela tentará contar com o auxilio e ajuda dos velhos companheiros de Pan, os Meninos Perdidos. No momento em que aparece avisando para eles  do retorno do Pan, todos ficam entusiasmados com essa notícia, fazem toda uma festa,  após anos do seu sumiço. 


No momento em que eles se deparam com o Peter como adulto, todos ficam bastantes perplexos e desconfiados, tentam apontar as armas para ele achando que ele seria um pirata. Que é como o antigo Pan e o grupo dos Meninos Perdidos os associavam. Nenhum dessas crianças formada por Pockets(Isaiah Robinson), Ace(Jansen Fisher), Don´t Ask(Jmaes Madio)e Thud Butt(Rausahn Hammond) leva muita fé que aquele homem gordo, feio, medroso e de óculos   que Sininho estava-lhes apresentando fosse mesmo o Pan que elas conheciam e para não bastar a desconfiança destes, Peter precisará convencê-los enfrentando  um desafio com Rufo(vivido pelo filipino Dante Basco), o responsável pela liderança do grupo desde sua saída da Terra do Nunca. Desafio que Peter terá de submeter-se pela frente se quer mesmo salvar os seus filhos das garras malignas de Gancho e levá-los de volta para casa. O único que acredita mesmo que aquele Peter era o Pan que elas conheciam é Pockets, o menor do grupo que se aproxima dele observando atentamente, mexendo no seu rosto até concluir que ele era mesmo Pan. Mas boa parte dos Meninos Perdidos ainda não acredita nessa hipótese.








É no decorrer desse longo, duro e exaustivo preparo e treinamento  para Banning voltar a ser Pan, que em paralelo o Capitão Gancho mantendo as crianças como reféns chega a ficar agoniado em ter de esperar esses três dias para enfrentar e ter o seu grande e desejado duelo com o Pan. É tanto que ele constamente ouve conselhos do seu famoso puxa-saco Smith(Bob Hoskins), que na versão dublada em português, seu nome  é alterado para Barrica. É ele o responsável pela ideia genial de para Gancho diminuir a sua angústia, resolve  convencê-lo a ser um sujeito agradável com os filhos de Peter, enquanto ele ficava  esperando pelo momento de Pan ficar pronto para combatê-lo. O  principal objetivo sugerido por Smith para Gancho nessa sua estratégia de ser agradável e amável com  Jack e Maggie é  a ponto de tentar convencê-los a tentarem colher uma sementinha de desprezo, discórdia  e ódio pelo pai. A sua estratégia tem por um lado uma derrota e por outro, uma vitória. Com Maggie o tiro sai pela culatra, porque ela consegui mostrar ter personalidade  forte para não se deixar seduzir na investida de Gancho de fazê-la conspirar contra o pai, mas acaba sendo certeiro em Jack, que ainda fragilizado pelo sentimento de mágoa pela recente mancada do pai em faltar de assistir a sua partida de beisebol, consegue cair facilmente cair na isca armada por Gancho.


 
É tanto que  Gancho utiliza-se disso para  levá-lo a  um lugar cheio de relógios, cujos barulhos o apavoram de medo e faz Jack usar o taco de beisebol para destruir esses relógios com o intuito de aumentar nele o sentimento desprezo e mágoa pelo pai, é nesse momento que Jack coloca até para fora outras mágoas que ele carregava do pai  por não ter estado ausente em outros momentos que também eram importantes para ele.





Gancho até manda os piratas realizarem uma partida de beisebol para Jack, nessa partida ele consegue sair vencedor e Pan fica observando discretamente  aquela situação  e fica indignado  com essa estratégia absurda de Gancho fazer lavagem cerebral em seu próprio filho  para transformá-lo num fantoche dele para conspira-lo contra o próprio Pan.


Consternado, Pan sente que o nível de  desprezo Jack por  ele aumentou ainda mais, naquele momento ele percebeu que não vai bastar só ele conseguir readquirir  muitas das coisas do que esqueceu depois que saiu da Terra do Nunca para resgatar os seu filhos das mãos de Gancho, como também reconquistar o amor de Jack.


Será durante esses dias de treinamento que Peter vai procurando reaprender as técnicas de combate, reaprender a utilizar sua capacidade imaginativa, reaprender a voar, as técnicas de luta, movimentar uma espada, voar e principalmente redescobrir dentro dele a essência de criança. Depois de reconquistar tudo isso, e conseguir superar todos os obstáculos e desafios e até sente sua sombra se movimentando sozinha como antigamente. Peter entra num túnel fechado onde estava escrito o seu nome, de Wendy, John e Michael.



Será nesse lugar todo destruído por Gancho depois que Peter sumiu, vai então  passar por um momento terapêutico de autoconhecimento através da Sininho que utilizando uma técnica de holograma para ficar do mesmo tamanho de Peter adulto, que vai ocorrer  o desenrolar do filme, a montagem dos quebra-cabeças para poder explicar por quais razões levaram Peter a esquecer de sua infância na Terra do Nunca. Em diferentes cenas de flashbacks, Sininho mostra para Peter como ele chegou lá ainda bebê. Os seus primeiros momentos voando, até chegar as diferentes situações onde ele  várias vezes fez  visitas para Wendy, da primeira que a levou para a Terra do Nunca, passando pelas diferentes fases onde ela foi crescendo e ficando uma linda mulher e mostrando até ela já idosa, a quem Peter conhece como a Vovô Wendy. Será nesse momento que Peter  ao vê-la idosa não consegue ficar inconformado. De não pode-la levar mais  para a Terra do Nunca. É nessa situação que  Peter descobre como repentinamente decidiu virar adulto,  foi quando fez um pacto com ela de que a partir daquele momento ele passaria a viver no mundo da Wendy para poder ficar ao seu lado, nisso ele promete esquecer de sua vida na Terra do Nunca. Inclusive é momento que mostra Peter beijando Moira pequena na testa.




Esse emocionante momento clímax do filme, que Peter vai se autoconhecendo, principalmente ao lembrar de quando esteve na maternidade e pegou Jack ainda bebê  no colo. Se deu conta do quanto tinha se tornado um adulto tão atarefado que nem tinha se dado conta de que o tempo passa muito rápido e de que a vida é curta.




É nessa situação que ele vai  adquirindo a força necessária para combater Gancho, e ao se redescobrir reconquista o carinho e admiração dos Meninos Perdido, principalmente de Rufo que chega-se ajoelha para Pan o entregando a antiga espada de líder do grupo que era seu por direito. 

Pan vai então junto com os garotos até o navio de Gancho para ajudá-lo a resgatar os seus filhos. Nesse momento, Pan tentará usar do dialogo para convencer Jack agora o odiando e vestindo um traje de mini-Gancho,  a perdoá-lo pelas suas ausências dos momentos que foram mais importantes para ele. Jack fica arredio, não chega a acreditar em nenhuma palavra do pai, e deixa-se manipular por Gancho. Jack só consegue ficar convencido do quanto era amado por seu pai, depois de ver o ex-líder dos Meninos Perdidos Rufo se sacrificar por Pan e no momento falar que gostaria muito de ter um pai como Peter. 

Com isso, Peter consegue obter o perdão de Jack enfrenta o seu desafio decisivo contra Gancho.


A minha impressão hoje sobre o filme, principalmente depois de tê-lo conferido no Youtube, e ao fazer uma atenta observação. Posso colocar que o filme  sobre diferentes aspectos,  quesitos e pontos de vistas  seja artístico ou mesmo técnico, conseguiu elaborar uma excelente construção da trama.  Tecnicamente, a direção genial e competente de Steven Spielberg junto com sua equipe de roteiristas conseguiram formular, esculpir e modelar a sua  estética ao transformar o Pan adulto com características de personalidades bem diversas no decorrer do filme vão sendo bem explorados. Tornando-o envolvente a cada segundo. 

Além da ótima construção da trama, o filme carrega excelentes planos e enquadramentos, principalmente nos paisagismos, nos  panoramas da Terra do Nunca. Achei brilhante os efeitos especiais, principalmente os shows de luzes nas cenas que cercavam a Sininho em tamanho maior, também gostei da maneira como foi feita com os recursos não tão escassos, mas também não tão sofisticados de 20 anos atrás, mas ainda assim já visto como avançados para época de fazer uns croma keys nas cenas de Peter Pan, os Meninos Perdidos e Sininho voando em tamanho bem minúsculo.


Artisticamente também achei excelente, uma maravilha, principalmente em tudo o que já coloquei no quesito técnico, em como os roteirista conseguiram elaborar, moldar e transformar a sua estética, mas conseguindo manter  a mesma essência imaginativa, e toda a magia, fantasia e emoção  dos sonhos das crianças e para elas nunca perderem essa capacidade dentro delas.  Além de contar com a excelente direção de Spielberg, o filme conta também no elenco com três grandes estrelas.  Robin Williams como o protagonista do Peter Pan adulto, já com um grande currículo em cinema desde o começo da década de 1980.  Depois de  observar atentamente pelo Youtube, pude  constatar que Williams conseguiu nesse filme  modelar, incorporar e captar a essência  de Peter Pan como adulto utilizando tanto de seu talento cômico como  dramático, soube como transformar o menino que não crescer em um homem pelos mais diferentes aspectos, sob diferentes óticas e com nuances de personalidades bastantes contrastantes, que ao longo do enredo vai sendo bem explorado. Começando por ele sendo apresentado como Peter Banning, lidando com uma situação típica  até mesmo atemporal de não saber como administrar os problemas de trabalho com os de família. O que o transforma numa pessoa entediante e aprisionado pelo vício do trabalho, esquece-se de viver e curtir bons momentos com a família. Passando pela sua crise de identidade, sua incredulidade e seu ceticismo até se redescobrir e procurar ser uma pessoa melhor. E isso eu pude observar que Williams conseguiu encontrar e colocar todos esses elementos para o mesmo personagem. Uma das coisas que eu mais admiro em Robin Williams, é que ele sabe como emendar a comédia com o drama em um mesmo personagem. Uma excelente característica que o difere bastante para alguns comediantes que adotam o humor forçado com a careta, ou mesmo os besteiróis e os politicamente incorretos. Da maneira como Pan foi esculpido adulto nesse filme, eu não duvido nada que se o próprio Barrie fosse conferir talvez ficaria espantado. Além de Williams, o filme também conta no elenco com Julia Roberts no papel da fadinha Sininho, nesse papel ela utiliza o seu  mesmo talento cômico com as personagens que costuma protagonizar em comédias românticas. Antes do filme a atriz já tinha um relativo currículo  desde o final dos anos 1980. Mas foi estrelando a prostituta Vivian Ward no filme Uma Linda Mulher(Pretty Woman, EUA,1990) que a consagrou ao estrelato, talvez tenha sido por isso que a atriz ao estrelar o papel coadjuvante em Hook tenha recebido na época uma indicação ao Framboesa de Ouro de pior atriz coadjuvante, a premiação mais indigesta dos artistas e diretores hollywoodianos.  Com certeza na mentalidade conservadora dos críticos eles ainda com a memória fresca da atriz como a sensual Vivian, tenham achado esquisito ela num papel de filme feito para atrair não só as crianças, como também os adultos. Mas isso é uma pura bobagem ortodoxa. E além desses que citei, outra grande estrela que conta no elenco é Dustin Hoffman como o Capitão Gancho, que antes desse filme também já  tinha um extenso currículo em cinema desde a década de 1960 e tinha até ganhado o Oscar de melhor ator por Rain Man(EUA, 1988), filme marcante, onde através do Ray brilhantemente protagonizado por Hoffman, as pessoas puderam conhecer as personalidades e nuances dos autistas.



As suas performances em cena desse arqui-inimigo de Peter Pan ficou uma maravilha, além de ficar bem caracterizado tanto no figurino, com os adereços do bigode, da maquiagem e da peruca que o transformou em algo bem amedrontador e irreconhecível. Hoffman soube como transpor em cena brilhantemente as nuances de Gancho. Além do figurino de Gancho, os figurinos dos figurantes desde os piratas até mesmo dos Garotos Perdidos também ficou uma perfeição, assim como também destaco o ótimo visual meio punk, meio moicano de Rufo,  com umas pontas pintadas de vermelho que ficou um arraso. 
Corte de cabelo de Rufo representou o típico modelo mais  rebelde. Além do seu traje representar tanto características punk quanto góticas. 
Além  de contar com essas três estrelas de quem citei, o filme também conta no elenco com Maggie Smith, a atriz britânica famosa por fazer a Professora de Hogwarts Minerva McGonagall na recente série de filmes do bruxinho Harry Potter, lançada entre os anos de 2001-2011. É a responsável pelo papel da Wendy Darling idosa, ou como Peter gosta de chamar Vovô Wendy. Mostrando que mesmo depois de velhinha, conseguiu  manter viva a essência da antiga Wendy criança a quem Peter a levou a primeira vez para a Terra do Nunca. Bob Hoskins compatriota de Maggie Smith é o responsável por fazer o papel do famoso pirata Barrica/Smith, o puxa-saco de Gancho com boas tiradas cômicas. Para concluir sobre o elenco, há também a presença de Gwyneth Paltrow, a hoje conhecida por fazer a  sensual Pepper Potts, secretária particular  do milionário playboy Tony Stark na trilogia dos filmes  do Homem de Ferro(2008-2013) no MCU. Nesse filme aparece  fazendo uma rápida  ponta como Wendy mais jovem nas passagens das lembranças de Peter Pan adulto.  



Barrie começou a criar  Peter Pan quando costumava se encontrar bastante com os filhos de sua amiga Sylvia Liewely Davies, com quem tinha uma forte proximidade, que quando essa morreu ele passou a ser co-tutor das crianças. Foi dai que ele começou a ideia de construir a sua obra.  Ela foi considerada uma grande bênção para Barrie porque antes ele já já tinha uma carreira de escritor teatral, mas ainda não tinha conquistado tanta afirmação como a obra de Peter Pan o proporcionou. Foi em homenagem a um dos filhos de Sylvia, chamado Peter Davies a quem acrescentou o nome Pan em referência a malévola figura dos deus grego dos bosques, que se utiliza de uma flauta para ficar atazanando os animais ou mesmo as ninfas. Dando ao personagem uma aliteração, que é quando duas palavras tem inicio com as mesmas letras.
 
 
Barrie começou então a partir disso a montar a construção de  sua famosa obra literária que surgiu primeiramente em 1902, em um livro intitulado The Littles White Birds, que dois anos  depois teria a sua primeira montagem teatral. Até chegar simplesmente a Peter Pan, foram feitas diferentes modificcações de títulos. A trajetória de como Barrie passou por todo esse processo criativo foi contado no drama biográfico intitulado Em Busca da Terra do Nunca(Finding Nerveland, EUA, 2004), com Johnny Depp protagonizando Barrie e Kate Winslet fazendo a Sylvia Davies e com a direção de Marc Foster. A essência de Peter Pan como o garoto que não queria crescer, já serviu de inspiração para que os psicólogos criassem uma denominação, analisando ele como arquétipo dos homens seja nas idades de mais vigor como aos 20,30, 40 ou mesmo 50 anos ou mesmo os já idosos de 60 para cima que ainda carregam a alma de crianças dentro deles como  Sindrome de Peter Pan, quem originou essa denominação comportamental foi Dan Kiley em seu livro "The Peter Pan Syndrome: Men Who Have Grow Up", publicado em 1983.

No todo, posso resumir que Hook-A Volta do Capitão Gancho é um excelente filme para se assistir sempre, diversas vezes. Uma obra-prima que precisa ser sempre vista revista para ser analisada por diferente ângulos. Eu mesmo confesso que o assistiria de novo da maneira que for.
Vale a pena assistir Hook, várias vezes, porque como já havia descrito acima,   da maneira como ele foi construido em diferentes aspectos é o que faz o filme ser apreciado não só como um filme de entretenimento  para crianças, mas também uma obra-prima para adultos, que ensina muitas lições atemporais, como por exemplo, administrar casa e trabalho. Com certeza, quem assim como eu cresceu acompanhando esse filme passando nas Sessões da Tarde, vai com certeza indicar ou mesmo recomendar e assistir de novo com os seus filhos. União do útil ao agradável.


 

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