Nesse
ano de 2025, em que vai se completar 20 anos da partida do comediante Richard Pryor(1940-2005), a melhor maneira de
conhecer o seu estilo peculiar de humor
que ele levou para o cinema é assistindo ao filme Richard Pryor: Live in Concert(EUA, 1979).
Trata-se
de uma produção que acompanha a
apresentação de stand up do comediante
mais boca suja que o humor já conheceu.
Nessa
obra que conta com 1 hora e 18 minutos de duração e conta com a direção de Jeff Margolis(1946-2025)
e produção de Stephen Blauner(1933-2015) e Hillards Elkins(1929-2010) ele é caracterizado como uma comédia stan up
de concerto um subgênero de filme que
apresenta uma apresentação ao vivo sob a perspectiva de um espectador, cujo
tema é uma apresentação ao vivo estendida ou um concerto, seja por um músico
ou um comediante stan up.
Filmado no Terrace Theater em Long Beach,
California, em 10 de dezembro de 1978. Foi produzido e distribuído de
forma independente, sendo o primeiro longa-metragem composto apenas por
stand-up comedy.
Na
obra, a gente acompanha a apresentação de Pryor contando suas piadas desbocadas
e autodepreciativas de cunho erótico, escatológico e racial só com o microfone mesclando o verborrágico
com o humor físico divertindo a plateia com as câmeras centralizadas neles, que
mudam de posição a medida que ele vai contando mais piadas, o que torna o tempo
de duração não tão cansativo.
É
uma boa maneira de conhecer um pouco do estilo de humor que Pryor bastante explorado
nos filmes onde ele não tinha medo de escancarar e criticar o problema
racial na sociedade americana.
A
crítica de cinema americana Pauline Kael(1919-2001) comentou assim sobre o
filme:
"Provavelmente
o maior de todos os filmes de performance gravada. Pryor fazia personagens e
vozes explodirem dele.... Assistindo a esse comediante físico misteriosamente
original, você não consegue explicar seu talento e tudo o que ele faz parece
ser a primeira vez."
O
comediante Eddie Murphy chegou a definir o filme como "a maior
performance de stand-up já capturada em filme."
É
uma obra que de um artista único que a comédia americana já conheceu.


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