Com a proximidade do Natal, nada melhor que entrar nesse clima lembrando os melhores filmes com temáticas natalinas. Utilizei como critério apenas eleger os que eu tive a oportunidade de ter conferido infinitas vezes em alguma sessão da tarde na TV. Espero que gostem dessa minha seleção.
Aqui vão os quatro filmes que elegi para essa minha primeira postagem que são de minha preferência.
4)BATMAN-O RETORNO(1992)
Apesar do filme inspirado no Morcego da DC, não se encaixar especificamente como um filme natalino. De todo jeito a trama por carregar o pano de fundo por ocorrer na época do Natal desde o íncio mostrando um prólogo passando-se numa Gothan City de 33 anos atrás quando o casal Cobblepott ao ficarem com a criança e viram nascerem deformada e a jogam no esgoto, que se tornaria futuramente um dos criminosos mais perigosos da cidade, o Pinguim.
O mesmo clima natalino também pode ser sentido ao longo do filme na passagem do tempo na Gotham City do presente ao mostrar uma modelo vestida com trajes bem provocativos para acender as luzes da árvore gigante, umas das tradições típicas dos americanos nessa época. Nessa árvore gigante de Gotham que carrega uma exótica caracteristica de sair os morcegos. Isso o torna a meu haver um bom filme natalino para algum batmaniaco se deliciar ainda mais com a bela Michelle Pfeiffer se transformando na sensual Mulher-Gato numa cena antológica da Selina Kyle entrando em estado de surto e fazendo rosnados, miados e umas acrobacias circenses e trajando bem provocante que modela o seu corpo, então só por isso vale a pena de assistir.
3)O GRINCH(2000)
O comediante careteiro Jim Carey protagoniza nesse filme, a temível figura verde denominada de Grinch, personagem inspirado numa adaptação do livro de Theodor Seuss Geisel, mais conhecido pelo pseudõnimo de Dr.Seuss(1904-1991),num livro homônimo publicado em 1957. O Grinch é uma criatura que tem horror pelo Natal, principalmente porque foi durante sua infãncia que viveu um grande trauma no Natal, quando estava na escola sofria muito bullying de colegas por ser um individuo cuja aparência o diferenciava muito dos outros. Só por causa disso já gerava para ele sofrer gozações dos colegas, o que piorou foi quando ele apaixonou-se por uma bonita garotinha que era sua colega de turma que consequentemente ele sentiu uma reciprocidade da parte. Essa reciprocidade acabou tornando-se impossível depois que todos os valentões passaram a fazer mais gozações com ele, foi então que a partir daquele momento revoltou-se com todos, resolveu isolar-se de todos no alto das montanhas. Foi a partir dai que ele passou a declarar odiar o Natal. Ele passou a partir dai apavorar todo o povoado da Cidade dos Quem, principalmente roubando os presentes sempre contando com a ajuda de seu parceiro o cão Max. Caberá a uma menina do povoado chamada de Cindy Lou Quem(Taylor Momsen) a missão de convencê-lo do verdadeiro significado do espiríto do Natal, principalmente depois que ela observar esta certas incoerências praticadas pelas pessoas do povoado durante as festividades natalinas. Um bonito filme que transmite uma excelente mensagem para não mal julgarmos os outros pela aparência, onde atravês do protagonista a gente pode observar uma abordagem sutil sobre a prática do bullying e principalmente ensinando o conceito do respeito.
2)O EXPRESSO POLAR(2004)
Qualquer bem que gostaria de conhecer o local onde o Papai Noel vive e fábrica todos os seus brinquedos favoritos. É essa sensação mágica que O Expresso Polar proporciona. Apesar da qualidade técnica filme ser completamente em animação digital onde boa parte dos atores, como o astro Tom Hanks terem ficado com uma aparência caricata parecendo bonecos moldados para manequim, o que gerou até na época umas críticas negativas. Ainda assim a qualidade artística do filme não ficou tão prejudicado. O Expresso Polar foi o segundo filme que Hanks estrelou 10 anos após ter protagonizado o histórico Forrest Gump(1994) onde ganhou o Oscar de melhor ator. Neste filme, apesar de sua interpretação ter ficado um tanto artificial, ainda assim ele mostrou uma boa desenvoltura para encanar os diferentes personagens ao longo do filme cujo enredo foi inspirado no conto natalino de Chris Van Allsburgh. A meu ver, o filme conseguiu unir boa qualidade artistica com a qualidade técnica.
1)UM HERÓI DE BRINQUEDO(1996)
Nesta curiosa comédia natalina que conta com o fortão de Hollywood Arnold Schwarzenegger como protagonista. Nele, o famoso astro dos filmes de ação, irá encarar como grande desafio que irá exigir muito mais do que uma boa briga com arma como ele está acostumado a fazer com os durões heróis brucutus. Nele, o ator irá encarar uma longa jornada para procurar o brinquedo que representava a grande febre da criançada chamado de Turbo Man. O enredo gira em torno de Schwarzenegger interpretando um homem de vida comum chamado Howard Langston, um importante empresário que de tão envolvido no trabalho passa a desenvolver as caracteristicas comportamentais de um Workaholic( denominação para definir os viciados em trabalho). É por causa de sua rotina exaustiva no trabalho que ele tem tido pouco para seu filho Jamie(Jake Loyd), inclusive chegando atrasado a aula de caratê dele, perdendo até de apreciar ele ser premiado com uma faixa azul. Será nessa situação que gerará o gancho para criar todo o molde da trama que é quando Howard para compensar essa mancada com seu filho resolve prometer presenteá-lo com qualquer coisa que ele lhe pedir no Natal. É quando Jake pedi para o pai comprar o boneco sensação do momento Turbo Man que a coisa pega. Porque será a partir dai que inicia-se a grande odisséia de Howard para procurar esse boneco em um monte lojas onde suas vendas foram estouradas e não bastando isso ele também terá que encarar pela frente muitos desafios para conseguir o tão sonhado presente do filho. Ainda mais quando irá se deparar com Myron Larabee(Sinbad) um carteiro e pai também desesperado como ele é que gerará motivos para confuões e disputas, cujas circunstãncias o levaram a ser escolhido para o ser escolhido como o próprio herói de briquedo Turbo Man num carro alegórico durante uma parada natalina.
O filme carrega uma abordagem bem atemporal ao mostrar figuras de pais como Howard que buscam compensar a ausência e falta de tempo aos filhos dando-lhe bens materiais com uma sútil crítica a visão capitalista-mercadológica do Natal pelo modo de vida American Way of Life. Por esse motivo o elegi em primeiro lugar.
Na próxima postagem, vou montar outro ranking com os quatros filmes natalinos de minha preferência.
FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batman_Returns
http://pt.wikipedia.org/wiki/How_the_Grinch_Stole_Christmas
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Polar_Express
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jingle_All_the_Way_%28filme%29
Nenhum comentário:
Postar um comentário