terça-feira, 4 de outubro de 2016

MINHA LISTA DE SEIS FILMES PARA COMPREENDER A POLÍTICA



Nestes tempos difíceis de crise política no Brasil, e finalmente já acabou a campanha eleitoral municipal, a não ser  para algumas capitais brasileiras que vão ter segundo turno. Faço aqui minha lista de recomendação de seis  bons filmes que tratam da política em diferentes aspectos para você compreender como ela funciona.



6)JOGOS DO PODER(2007)











Trata-se de um filme dirigido por Mike Nichols(1931-2014)que conta a história verídica mostrando a influencia que teve o deputado playboy texano Charles Wilson(1933-2010) interpretado por Tom Hanks representando como ele foi o importante  cabeça de uma grande operação sigilosa  nos anos 1980, para fornecer armamento aos afegãos mujahidin para se protegerem da invasão militar dos soviéticos. O filme é um bom exemplo para se entender como funciona a complexidade da política americana, principalmente nas suas relações diplomáticas internacionais  ou mesmo mostrando como cada deputado consegue aprovações sigilosas para financiar as guerras e com quem podem conseguir auxiliar na negociações como no caso de Wilson, ele contou com o apoio da milionária Joanne Hearing(Julia Roberts) e do agente da CIA Gust Avrakotos(Phillip Seymour Hoffman) falando com um  mercador de armas israelense com os políticos egípcios e com o presidente paquistanês Mohamed Zia ul-Haq(1924-1988). Por este motivo recomendo este filme.





5)MACHUCA(2004)











Este filme chileno dirigido por Andres Wood aborda por meio do cenário barra pesada que o país estava passando em 1973,  nos dias antecedentes do Golpe Militar  que destroçou Salvador Allende(1908-1973) do poder e colocou o General Augusto Pinochet(1915-2006) que governou o país com mãos de ferro por 17 anos. Pela visão de dois moleques  que simbolizam  realidades sociais bem contrastantes. De um lado há Gonzalo, um garoto de família de classe média, completamente alienado da realidade, principalmente por viver num ambiente familiar que vive mascarando para ele uma aparente normalidade. Sendo que sutilmente pode ser notar alguns sinais de que ninguém na sua família é muito santinho. O pai parece trabalhar como contrabandista de jornais, a mãe deixa alguns sinais de que pratica adultério ao se envolver com um senhor que é muito amigo da família de Gonzalo. E pior mesmo é a sua irmã porra louca que namora um cara muito mais  porra louca como ela e o oferece drogas para ele experimentar. Já de outro lado há o Pedro Machuca, um menino vindo da periferia, que ao contrário de Gonzalo, este se mostra muito bem politizado, e engajado nos movimentos sociais e bem consciente de sua realidade familiar, cuja desestrutura não é mascarada como a de Gonzalo. Estes dois se tornam muito amigos após Machuca se ingressar na conceituada escola da elite da capital Santiago em que Gonzalo estuda, graças ao programa de cotas do Governo Allende. É a partir dai  que vamos nos deparar com muitas estranhezas de ambas as partes. Mesmo sendo um filme protagonizado por crianças, ele não é do tipo de filme que você adulto que estiver lendo esta minha postagem e tem filho pequeno,  eu não recomendaria você assistir ao lado de seu filho. Até pelo fato dele estar situado num cenário muito pesado e triste que foi o golpe militar chileno, isto já torna o conteúdo do filme muito adulto, ainda mais que há momentos mostrando os dois  protagonizando situações muito adultas, como uma cenas em que se drogam numa festa promovida pela louca da irmã de Gonzalo, e insinuam um demage a trois com uma amiga de Machuca cheirando um produto químico. Mesmo este tipo de coisa sendo encenado por adultos já choca, imagine então com dois pirralhos que ainda cheiram a bebezinhos.






4)DANTON-O PROCESSO DA REVOLUÇÃO(1982)









Este filme francês dirigido pelo polonês Andrzej Wajda reflete as consequências do que o idealismo do ditado maquiavélico “os fins justificam os meios” pode trazer de consequências negativas se forem colocados na prática. Isto pode ser sentido pelo cenário que o filme aqui em questão reconstitui bem da França em 1794, cinco anos  após destroçar  a monarquia do poder  com a Grande Revolução em 1789, vivendo num período  de terror, com Maximillem Robespierre no poder governando com mãos de ferro. É neste momento que também somos apresentados a Georges Jacques Danton sendo interpretado pelo celebre ator francês Gerard Depardieu entrando em conflito com Robespierre e nisto acompanhamos todo o desenrolar do fim de Danton sendo preso, julgado e depois tendo a cabeça cortada na guilhotina, o mesmo destino que por ironia teve os monarcas que eles tiraram do poder.  Trata-se de uma boa forma de  representar o que uma guerra civil pelo clima político tenso é capaz de fazer num pais. 






3) O CANDIDATO HONESTO (2014)












Comédia brasileira  dirigido  por Rodrigo Santucci e estrelado pelo Leandro Hassum que protagoniza o político corrupto e  candidato  a Presidência da Republica João Ernesto Praxedes. Onde ele representa uma  escracha critica social com muita dose  exagerada de humor   o complexo cenário da nossa politica, como nossos políticos fazem para nos roubarem. E João Ernesto cria bem este reflexo, principalmente quando recebe uma mandiga de sua avó que no leito da morte o faz prometer  falar a verdade e é o que acontece, ele fala abertamente de tantas falcatruas que faz as coisas virarem um verdadeiro circo com as CPIs entre outros fatores. Um dos momentos mais sensacionais do filme é  na cena final onde ele  fala  abertamente num canal com um tom de seriedade como funcionam as coisas na política, principalmente quando você se torna presidente. Onde em algum momento você vai precisar se aliar com quem você menos gosta para ter a aprovação de um projeto entre outros fatores. E diz que o Brasil merece um presidente melhor que ele e dando uma verdadeira aula de cidadania ao falar que a corrupção está na coisas menores que a gente prática, como vender um voto em troca de pequenos favores.  Um excelente filme que reflete bem o nosso cenário político atual.






2)ADEUS MINHA CONCUBINA(1993)










Este filme chinês dirigido por Chen Kaige com roteiro baseado num romance de Lilian Lee, traz também uma abordagem interessante de como funciona o complexo sistema politico da China para nós ocidentais  em diferentes décadas do século 20.  Mostrando pela ótica dos protagonistas Cheng e Duan, dois atores da antiga companhia da Ópera de Beijing  que encenavam juntos a peça homônima do filme que contava a história do amor trágica do  imperador com sua concubina sofreram em diferentes épocas das mudanças políticas que a China sofreu, entre elas a Revolução Cultural,  ocorrida logo após a implantação do Regime Comunista de Mao Tsé-Tung(1893-1976) no país em 1949. E foi a partir desta Revolução Cultural que a Ópera foi censurada por anos. Uma excelente obra-prima cinematográfica  que exemplifica muito bem  o que um sistema politico pode atrapalhar qualquer manifestação cultural, já que é com ela que ajuda o cidadão a ter conhecimento, e quanto mais conhecimento mais poder, mais senso critico. E isto é algo que ameaça qualquer sistema político, um cidadão consciente com conhecimento. E o filme reflete bem isto na China comunista após a Revolução Cultural, passou a adotar a postura de censura qualquer coisa que fosse estrangeiro ou mesmo qualquer coisa que tivesse tom de critica política, como a própria peça que os dois atores encenavam bem mostrava.   





1)       O REI LEÃO(1994)









Pode parecer estranho eu recomendar justamente um clássico desenho da Disney que marcou minha infância para compreender de política. Ainda mais pelo tom escapista fabular e lúdico dele ser protagonizado por animais representando situações humanas e trazendo encenações musicais, um elemento típico da Disney. Mais ainda assim eu recomendo vocês assistirem “O Rei Leão”, para compreender um pouco da política, principalmente pelo fato do reino dos leões da savana no filme representarem o típico sistema monárquico. Principalmente após Simba crescer longe do reino, depois que  seu pai Mufasa morreu, ele resolver retornar para acabar com a tirania do Tio Scar que usurpou do trono que é dele por direito. Um fato curioso que  prova o quanto que “O Rei Leão” tem um político é  na famosa cena das hienas marchando para Scar, ela foi inspirada na marcha do Exercito Nazista. E de sua inspiração shakespeariana na peça Hamlet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário