Fazer
cinema não é tarefa das mais fáceis, mesmo porque ao contrário de um quadro que
costuma depender só do talento do pintor desenhar o traço e as tonalidades das
cores da pintura até chegar ao resultado final esperado. No cinema, o negócio é
mais complexo, porque dependem de muitas cabeças pensantes para chegar ao
resultado final. São muitos os profissionais envolvidos na produção. Principalmente nos bastidores, do diretor,
passando pelo roteirista, maquiador, iluminador, continuísta, escalador de
elenco, produtor executivo entre outras funções. O mais complexo mesmo é que para um filme ser
concretizado, ele não depende só da brilhante ideia de um diretor, de um
produtor ou mesmo de um roteirista. Ou seja, de nenhum destes profissionais
envolvidos na produção, para um filme ser realizado ele tem de depender primeiramente
da vontade dos executivos dos grandes estúdios, que convencidos pelo argumento
do projeto se interessam e vão investir a grana para o filme. Ou mesmo quando o estúdio
tem a ideia de fazer um filme e decide
contratar um diretor, que monta sua equipe para o filme. Mesmo com muito cuidado, um filme não deixa escapar de apresentar uns erros, que envolve
desde a continuidade de uma cena para outra, do tipo um objeto que estava
posicionado de um jeito, de repente sumir num passe de mágica. Coisas que a
olho nu passa batido. Agora o erro fatal
e mais difícil de dirigir do que em relação ao descuido dos continuístas, são
os chamados furos de roteiros, que são determinados quando por algum conflito criativo
na produção entre diretor e roteirista na hora de escrever o enredo, algo não
ficou bem claro nos diálogos o que pode
representar uma falta de coerência para todo o contexto do andamento da obra. Deixando
assim um tremendo buraco sem muita explicação para quem assiste. Separei aqui
alguns exemplos de filmes que apresentam uns furos de roteiro que você nunca
reparou, depois desta minha postagem terá uma visão bem diferente do que tinha
antes.
O
EXTERMINADOR DO FUTURO(1984)
Para
começar vou dar como exemplo, “O Exterminador do Futuro”, clássico filme de
ação e ficção cientifica marco dos anos 1980, que foi responsável por alavancar
a carreira de Arnold Schwarzenegger em Hollywood. Começo primeiramente por este
filme, porque, como ele é um filme cujo escopo envolve viagem no tempo ali é
aonde a quantidade de furos fica mais visível ainda mais pelo fato da regra de
teoricamente eles não podem alterar a cronologia, mas inevitavelmente acaba que
justamente ocorre o contrário. E neste filme em questão apresenta muitas destas
falhas, mas vou me concentrar apenas em duas situações que dizem respeito ao
seguinte raciocínio cronológico. Kyle
Reese veio do futuro com a missão de proteger Sara Connor, a mãe do John
Connor, líder da resistência humana contra as máquinas no futuro pós-apocalíptico
de ser morta pelo androide T-800. A missão dele é de não deixar que ela morra,
para poder gerar o futuro líder da rebelião humana para assim o futuro não ser
alterado. Acontece que em nenhum momento do filme é mencionado quem seria o pai do John Connor,
e é nesta lógica que a coisa vai se complicando mais ainda numa cena onde Kyle
transa com Sara e após ele morrer e ela conseguir destruir o T-800 aparece
grávida de John Connor na cena final. Dessa forma, sem querer Kyle Reese já
alterou o tempo ao ser progenitor de John Connor, então quem foi o progenitor
de John Connor antes de Kyle Reese fazer esta viagem no tempo. Pior mesmo é a gente reparar que
Kyle mesmo tendo cumprindo sua missão de não deixar o T-800 matar Sara Connor
em 1984, para assim poder permanecer a existência do John Connor, acontece que
ao mesmo tempo ele não impediu que o
T-800 fizesse algumas alterações temporais ao matar algumas pessoas, como as
homônimas da Sara Connor, ou seja, salvou uma vida do passado, no entanto, deixou
que outras morresse, apagando suas existências.
DE
VOLTA PARA O FUTURO(1985)
Outro
clássico filme dos anos 1980, com sua trama que envolve viagem no tempo que
também aparece muitos furos de roteiro difíceis de digerir é “De volta para o
futuro”. Dentre estes destaco para a cena onde Marty McFly se apresenta
tocando guitarra no baile da escola onde seus pais George e Lorraine estudavam em 1955. E lá eles
começaram o duradouro relacionamento deles. Neste momento Marty estava tão
preocupado em manter os pais unidos para continuar existindo, que ele não foi
capaz de perceber que a sua presença já
causou uma alteração no tempo ao tocar aquela guitarra modelo Gibson ES-335,
que só seria fabricado em 1958. É impressionante como Marty conhecendo tão bem
guitarra, inclusive no começo do filme, antes dele fazer sua viagem no tempo
ele era apresentado participando de um concurso musical da escola e não foi
aprovado e aparece ensaiando com sua guitarra tenha dado esta mancada de não
perceber que um instrumento que estava tocando ainda não tinha nascido em 1955.
O
RETORNO DA MÚMIA(2001)
Na
cena onde a arqueóloga Ivy está sobrevoando o deserto egípcio em busca de seu
filho que foi capturado pela quadrilha de Imothep. Ela entra num transe e neste
momento descobre que na sua vida passada
foi Nefertiti e nesta sua outra encarnação tinha testemunhado a tentativa de
conspiração dele com Anck-su-namum, que era pretendente do pai dela em sua vida
faraônica. Pode até parecer que não teria nenhum furo de roteiro, se a gente
lembrar que no filme anterior de 1999, Ivy já tinha se deparado com Imothep
desencarnado na Pirâmide, e ele pareceu em nenhum momento reparar que o rosto
de Ivy era familiar.
FRANQUIA
STAR WARS(1977-2005)
Que
Star Wars seja uma das grandes franquias lucrativas, isso não se pode negar.
Esta criação de George Lucas representou um marco revolucionário muito grande
para o cinema do final dos anos 1970. Principalmente por trazer um tom
escapista ambientado no espaço com uma rica mitologia, que simbolizou uma
maneira de atrair uma plateia que queria fugir da triste realidade que vivia o
caótico cenário mundial daquela época. Pelo fato de ter esta característica surreal,
com muitos elementos de fantasia e ficção cientifica onde a maior parte dos
personagens representam seres de outros planetas e outras galáxias, com poderes
sobrenaturais, com tudo isso até poderíamos
relevar muita coisa improvável de acontecer na real que o filme apresenta, até
o momento onde você ao
analisar friamente um comparativo dos filmes da trilogia clássica de
1977-1980-1983, com a trilogia prequel de 1999-2002-2005, situações muito sem
coesão. Poderia falar de muitas situações com muitos personagens, mas vou
concentrar apenas no amado e sábio Obi Wan Kenobi, nos filmes clássicos onde o personagem
foi representado bem mais velho, onde foi interpretado pelo saudoso Alec
Guinness(1914-2000) e após morrer já no clímax do filme 1977, que foi
rebatizado de “Uma Nova Esperança”, pelo Darth Vader e nos posteriores “O Império Contra-Ataca”(1980)
e o “O Retorno de Jedi”(1983) aparece como fantasmas podemos bem notar com
relação aos filmes da trilogia prequel “A Ameaça Fantasma”(1999), “O Ataque dos
Clones”(2002) e “A Vingança dos Sith”(2005), onde este mesmo personagem representado mais
jovem foi interpretado por Ewan McGregor,
o quanto de incoerência do que ele tenha
declarado nos filmes mais você pensar dele ter ficado caduca ou mesmo ficou com
alguma amnésia proposital após ter envelhecido. Os maiores fatos que comprovam a sua amnésia
forçada é logo no primeiro filme
clássico onde ele é apresentado vivendo em Tattoine, lugar onde morava Luke
Skywalker com os tios tutores na fazenda. Lá quando olha para o droide R2-D2
ele diz que não se lembrava dele, ou mesmo que nunca tinha tido um droide.
Quando nos deparamos que nos filmes prequels após ele virar o mestre jedi do
jovem Anakin Skywalker ele estava o tempo todo acompanhado dele, e não só deste,
mas também do C3PO. Mas o buraco da falha de memória de Kenobi velho na
trilogia clássica fica ainda maior
quando ele diz para Luke que foi treinado por Yoda. Quando na verdade, como “A
Ameaça Fantasma” bem mostrou, não foi Yoda o seu mestre, mas Qui Gon, que morre
no clímax do filme após uma batalha contra Darth Sidious, um guerreiro sith, e
após isso raramente Kenobi se interagia com Yoda. Kenobi um cara tão sábio como
você, dê uma escorregada dessa proporção.
FRANQUIA
HARRY POTTER(2001-2011)
Outra
grande franquia do cinema é Harry Potter, filme do garoto bruxo de óculos,
inspirado nos sete livros da britânica J.K.Rowling. Mesmo quem nunca leu os
livros deve com certeza se fascinar pelos filmes, já que eles assim como a
franquia Star Wars, carregam um elemento escapista com toques sobrenaturais de
fantasia fabular, ainda pelo fato de mostrar o mundo bruxo vivendo em paralelo
ao mundo trouxa(que é como os bruxo chamam os não-bruxos) com um modo de vida a
parte, com suas leis e seus costumes. Do mesmo jeito que ele se utiliza desse
cenário surreal, e mostrando o protagonista seguindo a formula campbeliana da
Jornada do Herói. Ainda assim ele
apresenta algumas situações que são difíceis de digerir, inclusive eu já tinha
postado um texto no ano passado listando os furos de roteiro da franquia
cinematográfica. Vou deixar o link aqui embaixo para vocês conferirem o que eu
já listei de furos nos filmes:
Pode
até ser compreensível que a ideia de adaptar grandes sagas literárias para as
telonas seja um trabalho ardoroso para quem é contratado por um grande estúdio
para dirigir e roteirizar a adaptação. Um aspecto que pode desagradar aos mais ardorosos leitores que além de grandes leitores são também muito fãs engajados. Quem nunca leu com certeza tende a gostar mais
do resultado final do filme, se bem que no caso de Harry Potter mesmo as ações
se passando todas no mundo bruxo e nisso podemos deixar passar qualquer situação
de irreal apresentado na obra, ambos vamos ter de concordar que se tem uma
coisa dificílima de digerir é o fato da conceituada Escola de Magia e Bruxaria
de Hogwarts não tenha um critério para analisar qual professor tem mais perfil e qualificação para lecionar
na disciplina mais perigosa da sua grade que é a Defesa Contra as Artes das Trevas. Isto
a gente pode perceber logo em “Harry
Potter e a Pedra Filosofal(2001)”, que mostra o primeiro ano letivo de Harry em
Hogwarts ocorrido entre 1991-1992. Onde o primeiro professor que ele teve
lecionando nesta disciplina era Quirino Quirrell, que se apresenta como um
bobalhão com gagueira, mas que escondia o perigo de ter sido um comensal da
morte no passado e estava ali a mando de Lord Voldermort no qual ele estava
como hospedeiro em seu corpo. Ou seja, ele tinha se bandeado para o Lorde das
Trevas, aquele cujo nome não deve ser mencionado. Como se esta não bastasse esta
escorregada, eles ainda cometem a escorregada de colocarem ao longo de cada
novo ciclo escolar de Harry em Hogwarts, caras com perfis muito mais
desajustados que o outro para lecionar esta perigosa disciplina. Em “Harry
Potter e a Câmara Secreta”(2002), que se
passa no segundo letivo de Harry em Hogwarts entre os anos de 1992-1993 eles
colocam o esnobe e narcisista do Gilderoy Lockhart pelas suas glórias e façanhas
contra criaturas perigosas, para
lecionar esta disciplina que no fundo
não passava de um impostor que usava dos relatos de proezas de outros bruxos e relata-las como
suas para se autopromover, que diretor de escola em sua sã consciência colocaria
um cara desses para lecionar seus alunos. Em “Harry Potter e o Prisioneiro de
Azkaban”(2004), que se passa durante o
terceiro ano de Harry em Hogwarts ocorrido entre os anos de 1993-1994. Quem lecionou esta disciplina na época foi
Remo Lupin, este apesar de ser um cara do bem e ter uma forte importância no
arco dos livros por se tornar seu aliado na batalha contra Voldemort. Ainda assim
carregava um grande perigo pelo fato dele esconder ter sido um lobisomem,
condição esta que ele adquiriu quando criança foi mordido por Fenrir Greyback o
que por si só já representaria um perigo para os alunos ainda mais nas noites
de lua cheia na qual ele se transformava. Além do agravante dele ser amigo de
um fugitivo de Azkaban, Sirius Black a qual terminou acobertando, trazendo a Hogwarts com este usando a sua forma de
animago de Lobo para irem atrás de Pedro Pettigrew que eles achavam que havia
morrido, mas que na verdade estava o tempo todo vivo acompanhado de Harry e de
seus amigos Rony e Hermione na sua forma animago de rato. Mas dentre estes todos escolhidos, o que posso
destacar de escolha mais agravante para lecionar Defesa Contra as Artes das
Trevas em Hogwarts é o de Alastor “Olho-Tonto” Moody assumir esta função em “Harry
Potter e o Cálice de Fogo”(2005) para lecionar esta disciplina no quarto de
Harry em Hogwarts entre os anos 1994-1995, período marcado pelo importante
evento esportivo do mundo bruxo que é o Torneio Tribuxo. Ele sendo um auror, que no mundo bruxo é o
equivalente a função de detetive era conhecido por ter ficado bastante biruta,
ainda mais depois que um feitiço atingiu o seu olho. Este assim como Lupin,
mesmo sendo do bem e tendo uma grande importância na saga por se tornar mais um
aliado de Harry na sua batalha final contra Voldermort, tudo isso já motivaria
o perigo de colocar um cara cuja personalidade sendo muito rígida, já
representaria perigo, ainda mais na profissão em que atuava no mundo bruxo, lecionando
uma disciplina pesada como esta. Que para piorar, nem era ele próprio que
estava lecionando, mas sim um fugitivo de Azkaban, Bartô Crouch Jr. que estava
usando aquele disfarce do Olho-Tonto Moody
para cumprir mais um plano de Voldermort que se aproveitou do Torneio
Tribruxo para preparar uma armadilha para Harry. O motivo dele usar aquele
disfarce tão perfeito era porque vivia tomando a poção polissuco, que fazia a
pessoa se transformar em alguém idêntico a outra pessoa pegando uma parte do
corpo. Como se não bastasse tamanha imprudência a direção de uma conceituada
escola do mundo bruxo cometer um
tremendo descuido de colocar qualquer um
para lecionar uma disciplina tão
perigosa de sua grade curricular que é Defesa Contra as Artes das Trevas sem
analisar o perfil psicológico, ainda ocorre o agravante como bem o falso Moody mostrou de Hogwarts não tomar muito cuidado na
questão do manuseio de suas poções mágicas, ou mesmo não saber como orientar
direito seus alunos em qual momento podem usá-los a ponto ou quais perigos
podem trazer com os efeitos colaterais. Depois destes exemplos péssimos que dei,
com certeza nenhum pai vai querer matricular seu filho nesta escola.
FRANQUIA
X-MEN(2000-2016)
Outro
exemplo envolvendo uma grande franquia de filmes com furos de roteiro envolve
desta vez X-Men. Baseada na famosa
equipe de heróis dos quadrinhos da Marvel, que no cinema é produzido pela Fox.
Que por este motivo muitos fanboys marvetes fazem o maior rebuliço, a ponto de
torcerem o nariz para estes filmes. Saindo um pouco desta parte polêmica e
comentando especificamente o foco em questão. Sendo inspirado numa equipe de
super-heróis, o que já gera uns toques de escapismo na obra e com isto a gente
até ignore situações muito incompatíveis de acontecer na realidade. Até o
momento quando nos deparamos com a falta de lógica de um filme para outro ai é
que a gente vê no erro absurdo que se torna. Eu já fiz no ano passado uma lista
de furos apresentados na franquia. Deixo aqui o link para vocês conferirem:
De
todos apresentados que eu apresentei reproduzo aqui as situações que envolvem o
Wolverine. Por carregar o fator de cura, isto o tornar um ser imortal, que pode
viver uma vida mais que centenária. Ele carrega a típica essência do animal que
inspirou sua mutação de viver uma vida individualista e mais solitária,
inclusive ele sequer se lembra do seu passado, o que foi explicado em X-Men:Origens(2009). Onde William Striker deu um tiro na sua
testa que foi capaz de fazer isso, o que
serve de explicação plausível para sua perda de memória. Se bem que por outro
lado, numa distância de um filme para o outro, as memórias dele se confundem.
No primeiro filme de 2000 em que ele apareceu, era mostrado os flashback de
suas memórias, onde apresentava uma
imagem bem sofrível saindo do laboratório ao receber o adamatium, onde podemos
ver as mãos dele ensanguentadas. E isto não é o que acontece realmente no
“Origens”, ele não aparente sofrer tanto nem mesmo ficar com as mãos
ensanguentadas. Como se não bastasse
este furo envolvendo as memórias do carcaju, ainda temos outro furo ainda neste aspecto que ocorre em Wolverine: Imortal(2013), onde
ele vai ao Japão visitar seu velho amigo Yashida, que conheceu bem antes de
adquirir o adamantium, lá em Nagasaki minutos antes da queda da bomba atômica
em 1945. Mas como ele pode se lembrar do Yashida se Striker tinha lhe dado um
tiro na testa no “Origens”, que resultou no apagamento total da sua memória, da
qual ele jamais se lembra como era a sua vida antes daqueles acontecimentos. Pior
mesmo é quando na premissa do “Origens” somos
apresentados Wolverine ainda pequeno lá
pelos idos de 1845, testemunhando os seus pais brigarem com um homem que revela
ser seu verdadeiro pai. É neste momento que ele muito furioso mostra as suas
garras e mata o homem que disse ser seu verdadeiro pai, então depois deste
incidente ele resolve fugir de sua casa, ao mesmo tempo que também somos
apresentados a Dente-de-Sabre também criança morando no mesmo teto que ele e
este também se apresenta como um mutante e passa acompanha-lo em sua jornada
solitariamente errante sem destino certo, explorando o seu relacionamento
fraternal. No momento onde aparecem os créditos de abertura do filme, nós
podemos ver a construção do personagem
mostrando em diferentes épocas ele participando de diferentes guerras marcantes
da história até chegar ao Vietnã, em todos estes momentos Dente-de-Sabre sempre
o acompanhou. Mas em “Wolverine: Imortal”, na cena inicial dele em Nagasaki
salvando Yashida da explosão da bomba atômica Dente-de-Sabre não estava
presente neste momento. Então onde ele se encontrava?
TRANSFORMERS-A
ERA DA EXTINÇÃO(2014)
Neste
quarto filme da franquia dos robôs gigantes pertencentes a linha de brinquedos
da Hasbro dirigido pelo Michael Bay, que mesmo não sendo nenhum cineasta genial da atualidade, a quem
uma boa parte não gosta do seu jeito de filmar muitas explosões ao extremo e
adorar explorar a anatomia feminina, ainda assim ele simboliza um nome de muito
peso para virar uma grande mina de ouro em Hollywood. Ainda que possamos
relevar o fato do filme ser protagonizado por uma raça alienígena de robôs gigantes batalhando
entre si uma coisa que “Era da Extinção” apresenta de muito improvável é numa cena
onde Optimus Prime, líder dos Autoboats tenha conseguido entrar tão facilmente
num prédio abandonado sem deixar buracos e virando um caminhão surrado o que
chamaria muita atenção, a ponto de despertar o interesse de Cage Yager o
adquirir. E os velhinhos dono do local nunca tinham o vendem sem nunca ter reparado
nada de estranho naquilo.
TOY
STORY(1995)
No
clássico Toy Story que simbolizou um marco importante para a história dos
filmes em desenho animado. Ainda mais por ter sido a primeira produção da
Pixar, que até aquela época, meados da década de 1990 ninguém nunca tinha ouvido falar na Pixar, que
teve como sua parceira a famosa Disney. Ele também marcou a história pela
revolução pioneira do uso técnica da animação computadorizada, que se tornou um
padrão atual. Até então os longa de animação eram produzido artesanalmente, e
esta técnica inovadora que Toy Story
apresentou em 1995 era visto como uma visão bem futurista. Mesmo que possamos relevar
que Toy Story seja um desenho, e por se utilizar como personagens principais os
brinquedos ainda assim se tem uma coisa que fica difícil digerir no filme é o
fato de mostrar o Buzz acreditando não ser um brinquedo, quando ao pressentir a
presença humana fica congelado. Eu admiro muito a excelente formar como a Pixar tem para produzir bons filmes de
animação, mas neste primeiro a escorregada foi difícil de digerir.
COMANDO
PARA MATAR(1985)
Neste
clássico filme de ação dos anos 1980, onde Arnold Schwarzenegger protagoniza
John Matrix, um combatente aposentado do exercito. Que mesmo não sendo nenhum
super-herói com grandes poderes ou mesmo um bruxo sabia como encarar qualquer
desafio em situações improváveis na cara
limpa, só com a brutalidade da força física e muita testosterona de tiros e
explosões. Mesmo que também possamos ignorar os montes das licenças poéticas
apresentadas no filme principalmente se
formos analisar didaticamente situações perigosas em que Matrix encarou para
sair ileso e que qualquer pessoa comum que estivesse no seu lugar poderia não sobreviver, agora de tudo isso uma situação difícil
de digerir é o fato do Matrix sendo tão
expert em armas consiga cair na conversa fiada ao questionar como Cindy, sua
companheira na jornada para salvar sua filha Jenny das mãos mal-intencionadas
de Bennet e Arius na ilha de Valverde. Ela inclusive é apresentada como um
aeromoça aspirante a piloto, consiga
manejar uma arma pesada que dispara misseis mirando no camburão da policia onde Matrix estava detido. Nesse momento onde
ele a questiona como ela aprendeu a maneja uma arma daquela, Cindy explica
simplesmente que aprendeu lendo o manual. E Matrix parece acreditar naquele argumento,
sabendo que só lendo manual não teria como ela por ela em prática o manejo para disparar um modelo de
arma pesada daquele calibre.
KARATÉ
KID(1984)
Este
obra-prima juvenil a quem com certeza muitas crianças e jovens gostavam de
assistir para torcer pelo Daniel San que representava ali uma situação bem típica
que envolvia a prática de bullying que ele sofria na escola. Principalmente os
valentões em questão envolvia o grupo dos Cobra Kay. Ele usava do esporte para
encarar as suas superações de medo. Karaté Kid pode até ser hoje como um
exemplo atemporal de cada superar os seus
medos, mesmo tendo mais pé no chão entre todos o que eu aqui destaquei ainda
assim ele não escapa de apresentar um grande furo de roteiro que envolve o
golpe final usado por Daniel San para
vencer o torneio que é chutando a cara do adversário. Golpe este ilegal, mas que
ninguém nem o juiz reparou. Que feio
Daniel San.
MATRIX(1999)
Para
finalizar, fecho com chave de ouro descrevendo do furo de roteiro em Matrix, uma
grande obra-prima cinematográfica do final dos anos 1990, que fechava o século
20 nos trazendo questionamentos profundamente filosóficos importantes de como seria as tendências cibernéticas
no cenário futurista do século 21. Ainda que o filme cumpra bem este dever, ainda
há uma muita coisa difícil de digerir no
filme como o fato deles estabelecerem o Cyber como o responsável por operar a viagem de todo mundo para a Matrix,
quem é então que fica responsável por operar a sua viagem para a Matrix. A
única resposta possível que é dada no filme e que serve para os outros que listei é “A ignorância
é uma benção”.
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