Neste
mês de Março, estreia “Ghost in the shell”, filme sy fy futurista inspirado
numa obra-prima japonesa em mangá que tem Scarlett Johansson protagonizando a
policial cyborg Mokoto Kusanagi.
Quem a conhece como a Natasha Romanoff/Viúva
Negra do Universo Cinematográfico Marvel, já vem acompanhando faz tempo os
rumores de um suposto filme solo dela. E a cada dia isto vem ganhando mais
força com as declarações públicas da própria atriz e dos executivos da Marvel
Studios dizendo que vai ter sim um filme solo da heroína. No ano passado chegou a vazar uma informação
dos supostos filmes da Fase 4 do UCM, onde ela aparecia estando previsto para
ser lançado em 2021. Enquanto ficam só nos rumores, nas especulações eu aproveito este hype da interprete em “Ghost in the Shell” que faço a minha análise
crítica dos cinco filmes do UCM do qual
ela participou pela ordem cronológica de lançamento. Os cinco são divididos em
dois da Fase 1, dois da Fase 2 e um da
iniciante Fase 3. Onde analisarei quais mudanças foram feitas na representação
da personagem, que não envolvem só obviamente as visíveis mudanças nos cortes e
penteados no cabelo, do longo crespo, passado pelo penteado curto em chapinha,
depois o alongado liso, com franjinha e depois alongado com outro penteado. Mas
sim também na construção de sua personalidade para gerar um peso e uma
importância para cada arco da trama. Aqui vai então minhas análises críticas de
cada um destes filmes.
HOMEM
DE FERRO 2(2010)
Esta
continuação solo do Vingador Dourado, que foi lançado na ocasião em que a Fase 1 do UCM ainda engatinhava nos cinemas. Foi
a sua primeira introdução que a Marvel estava planejando investir. Eles
souberam bem como apresentar a personagem a uma boa parte do público que não
lia quadrinhos trabalhando a sua essência detetivesca, boa de briga e bem
sensual no estilo das espiãs bonitonas
dos filmes de James Bond. Neste filme ela
foi bem apresentada de uma maneira discreta, sem precisar de tanta explicação
didática do que ela se tratava, na primeira cena onde ela aparece que é se
fazendo passar por uma tabeliã responsável por carregar o dossiê com a
assinatura de Tony Stark(Robert Downey Jr para passar as Industrias Stark sob a
responsabilidade de Pepper Potts(Gwyneth Paltrow) no momento onde Stark estava
no ringue em sua mansão praticando boxe com o Happy Hogan(Jon Favreau).É neste momento
que ela chama a atenção pelo jeito de olhar e surpreendi na coreografia de luta
botando Happy no chão. Neste primeiro momento onde ela foi apresentada já
podíamos deduzir que ela estava ali a
serviço da SHIELD, isto ficará evidente quando ocorre uma importante
reviravolta na trama, e já era uma maneira de introduzi-la para o projeto do
crossover com os Vingadores. É curioso pensar que a primeira aparição
cinematográfica tenha sido em um filme
solo do Vingador Dourado, já que foi justamente numa edição da revista do Homem
de Ferro em Tales of Suspense 52, publicado em 1964, que ela teve sua primeira
aparição. O diferencial é que enquanto no filme ela já era estabelecida atuando
como agente da SHIELD, nos quadrinhos não,
ele foi apresentada primeiro como vilã que trabalhava para temida agencia de
espionagem da extinta União Soviética
KGB*. Ela representava uma clara
alusão alegórica aos temidos tempos de
Guerra Fria, reflexo daquele conturbado cenário politico mundial. Ou seja,
neste filme ela foi mostrada com a casaca virada. Mais curioso ainda é pensar
que inicialmente o papel da Viúva Negra tinha sido pensado para Emily Blunt,
que se recusou devido a questões contratuais com outro estúdio. Nesta sua
primeira introdução do UCM, não foi muito explorado do seu passado de assassina
fria antes de entrar para a SHIELD. Scarlett Johansson surpreendeu bastante no
papel, principalmente ao desempenhar perfeitamente as cenas coreográficas de
lutas, principalmente onde ela ao entrar nas Industrias Hammer para ir atrás do
Ivan Vanko(Mickey Rourke) onde ela passa pelo corredor do prédio, e sozinha
bota no chão todos os seguranças, no estilo bem típico de um filme de ação
sendo uma quase versão feminina dos heróis brucutus. Da maneira como ela também
conquistou o público com este papel a
representando com o jeito de olhar que
roubava a cena completamente, e da maneira como ela ficou caracterizada no
apertado uniforme da heroína que moldou bem o corpão dela, chamando inclusive
atenção ao seu bem esculpido quadril. Tudo
isso foram os fatores que ajudaram a atriz a ficar mais conhecida
mundialmente, ou seja, famosa. Tornando-se inclusive a grande musa do universo
pop nerd, a queridinha de Hollywood, e símbolo sexual.
VINGADORES(2012)
Já
neste primeiro crossover, que representou o fechamento do ciclo da Fase 1 do
UCM. Aqui a Viúva Negra, já está bem apresentada e estabelecida como agente da
SHIELD. Novamente aqui não foi apresentado muito do seu passado sendo treinada
para ser uma assassina profissional no treinamento duro que enfrentou na URSS.
Apenas há uma menção. Neste filme, ela
surpreende na sua primeira cena em que aparece sendo mantida refém por uns
mafiosos russos, quando recebe uma ligação de Coulson que lhe concebe a missão
dela ir atrás do Bruce Banner para recrutá-lo a entrar nos Vingadores e eles
enfrentarem Loki, a trapaceira divindade asgardiana que se apossou do Tessaract
para abrir um portal dimensional para trazer a raça alienígena Chitauri para
dominar a Terra. Neste momento ela surpreendente com uma coreografia de luta
incrível. Um fato curioso a se observar sobre a presença dela no arco do filme é que ela
além de ser a única mulher, que compunha a equipe. Era também junto do Gavião Arqueiro,
os únicos humanos normais, sem super-poderes. Encaravam o perigo no corpo a
corpo numa missão de impedir um plano mirabolante e megalomaníaco de um ser de
outro de mundo, trazendo seres também de outro mundo com um objeto místico para
dominar a humanidade, puro escapismo fantasioso. Numa equipe formada por um
milionário egocêntrico e playboy como Tony Stark e suas criações tecnológicas
com suas armaduras, um super soldado como Steve Rogers de outra época que permaneceu
décadas congelado, um ser asgardiano como Thor, irmão do Loki e um cientista
como Bruce Banner que vive um grande dilema em ficar raivoso e despertar o seu
Gigante Esmeralda Hulk. Posso resumir que aqui neste filme eles souberam como
explorar a sua importância, principalmente na cena onde ela faz uma encenação
para Loki, fingindo chorar para colher alguma informação do seu plano. Foi a
partir deste filme que a carreira de Scarllet Johansson decolou de vez.
CAPITÃO
AMÉRICA: SOLDADO INVERNAL(2014)
Nesta
continuação solo do Sentinela da Liberdade, que foi o terceiro filme da Fase 2
do UCM. A presença dela no arco da trama é trabalhado com mais importância e
mais fluidez, principalmente no que envolve a grande reviravolta no enredo, que
vai ocasionar na extinção da SHIELD e ser responsável pelos novos rumos dos
heróis nesta iniciante Fase 3. Com uma atmosfera de thriller politico, com toda
uma ambientação de suspense de espionagem nos moldes dos filmes de James Bond. Passados
uns dois anos após ela ter encarado junto aos Vingadores a difícil missão de
impedir Loki e a raça Chitauri de invadir Nova York para causar a dominação
mundial. O filme começa com ela ajudando o Capitão América na sua missão de
impedir um terrorista chamado Baltroc que estava mantendo refém alguns agentes
da SHIELD para que eles dessem informações sigilosas da agencia. Numa trama mais consistente, com um tom mais
realista, cujo plano de ameaça do vilão, não era tão mirabolante. Aqui eles
estavam lidando com uma conspiração dentro da SHIELD, arquitetado por Alexander
Pierce(Robert Redford), um dos chefões da agência, que agia bem secretamente
infiltrando a HIDRA no meio e contratou o mercenário assassino Soldado
Invernal(Sebastian Stan) para promover a eliminação de muita gente, inclusive
do Nick Fury(Samuel L.Jackson), em clima de constante caçada e de muita tensão.
Posso descrever que ela foi bem utilizada não só nas cenas coreográficas de
luta, como também para ajudar o Capitão América a investigar quem estava por
trás de toda esta conspiração e é neste momento que conhecemos um pouco do seu
passado como assassina profissional, quando ela menciona suas outras missões
contra o Soldado Invernal. Até o momento que aparece a grande e bombástica
revelação do renascer da HIDRA dentro da SHIELD. Resumindo, depois de todos
estes acontecimentos, a SHIELD deixa de existir e a partir dai, a Viúva Negra
passa a atuar apenas para os Vingadores que a partir deste momento ficarão sob
a responsabilidade do Tony Stark. Uma transição importante que serviu de base
para definir os novos rumos na Fase 3.
VINGADORES-ERA
DE ULTRON(2015)
Já
neste filme, que foi o penúltimo da Fase 2 do UCM. A presença da Viúva Negra no
arco da trama gerou algumas opiniões bem divergentes. Principalmente no que diz
respeito ao romance forçado que ela teve com o Hulk, o que lhe gerou a má fama
de safadinha, assanhada. De fato, a ideia deles jogarem este romance foi um
tanto quanto imprudente. Mesmo porque isto não combina com as essências dos
personagens como é nos quadrinhos. Na cena onde aparece os dois discutindo a
relação, aquilo deixou o filme com um clima muito canastrão, novelesco, água
com açúcar, como se fosse uma comédia romântica ou um dramalhão mexicano dentro
de um filme de super-heróis, ficando bem bizarro. Na época a internet, comparou
ela a Fiona do filme Shrek, o que não é para menos, já que além das duas terem
o tom de cabelo ruivo, também eram apaixonadas por serem monstruosos e de pele
verde. Porém, este não chega a ser o maior dos problemas que o filme apresentou
como o fato deles mostrarem três vilões em um único filme sendo dois
subutilizados e pouco desenvolvidos como o Barão Strucker que aparece logo no
começo e o Garra Sônica para atrair a plateia para o filme do Pantera Negra e o
principal Ultron uma inteligência artificial robótica com um plano muito
mirabolante de dominar a humanidade tudo isso gerou opiniões muito divergentes
na época que foi lançado. De todo modo ele foi importante para mostrar mais do
passado dela, principalmente na cena sombria dela recebendo o poder mágico da
Feiticeira Escarlate(Elizabeth Olsen) mostrando o duro treinamento pesado e
desumano que ela passou na antiga União Soviética inclusive para se tornar a
Viúva Negra como a conhecemos.
CAPITÃO
AMÉRICA:GUERRA CIVIL(2016)
Já
neste filme lançado no ano passado que abriu a Fase 3 do UCM. Nele foi mostrado
a Viúva Negra no Time do Homem de Ferro contra o Capitão América. Principalmente
após o incidente em uma operação desastrosa dos Vingadores em um país africano
para impedir um grupo terrorista
comandado pelo Ossos Cruzados. Foi a partir deste episódio que originou a Lei
do Registro para os heróis e será em consequência disso que temos então uma
divisão da equipe de um lado o Capitão América é contra por tirar a liberdade
civil, e já o Homem de Ferro aprova em nome do controle das atividades dos
super-heróis, isto ocasionará no clima de intrigas entre eles. Mantendo o mesmo
clima de thriller de espionagem, cheio de intrigas e muita tensão de Soldado
Invernal. Numa trama mais consistente, com um tom mais realista e sem precisar se
utilizar de tanto recurso de escapismo
mirabolante. Foi neste filme que a gente pode ver ela bem trabalhar a sua
habilidade de virar a casaca de acordo com sua necessidade própria, como
costuma fazer nas próprias Hqs.
Fonte:
KGB-Sigla russa para Comitê de Segurança de Estado. Foi fundado em 1954, passados nove anos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Tinha como principal objetivo espionar, prender e torturar os subversivos ao Governo Totalitarista Soviético. Foi atuante até 1991, ano que a União Soviética foi extinta e dissolvida. Antes da KGB, os serviços secretos soviéticos eram denominados de NKVD e Tcheka.
I love her acting. She is a very very talented actor. Thanks for this post.
ResponderExcluirI have some suggestions. Here is a blog - Photo editing & photography tips.
This may help you to find something useful