segunda-feira, 1 de maio de 2017

MÚSICAS REVITALIZADAS PELO CINEMA



Aproveitando o hype de Guardiões de Galáxia Vol.2 que promete trazer em sua trilha sonora, uma seleção de revivals de músicas de sucesso no passado assim como o primeiro lançado em 2014 que surpreendeu graças a isso eu seleciono aqui de 10   músicas que tiveram um revival, ou seja, foram revividas graças ao cinema.

10)MÚSICA:MY GIRL
     ARTISTA:THE TEMPTATIONS
     FILME: MEU PRIMEIRO AMOR(1991)










  Muitos podem não conhecer o quinteto do R&B e Soul Music The Temptations, mas com certeza devem conhecer  sua famosa canção My Girl, lançada em 1965, composta por Smokey Robinson cuja musa inspiradora para a canção foi sua esposa. A música fez muito sucesso e liderou o topo das paradas nas rádios. A canção voltou ao topo das paradas das rádios em 1991 graças ao filme homônimo estrelado pelo garotinho Macaulay Culkin,  então na época o conhecido astro de Esqueceram de Mim que aqui no Brasil,   My Girl ganhou o titulo de Meu Primeiro Amor





9)MÚSICA: MAKING LOVE OUT OF NOTHING AT ALL
   ARTISTA: AIR SUPPLY
   FILME: SR.E SRA. SMITH(2005)



 



Nesta comédia romântica mesclada com elementos de ação e espionagem, estrelado por Brad Pitt e Angelina Jolie que futuramente virariam um casal de verdade até separarem no ano passado. Tem em sua trilha sonora tocando alguns sucessos antigos, dentre eles destaco para balada romântica melosa e um tanto quanto brega dos anos 1980 que é Making Love Out of Nothing At All  da dupla Air Suply que foi lançada comercialmente em 1983. Escolhi esta especialmente pelo fato da cena onde ela foi inserida gerou efeito cômico. A cena ocorre quando o casal John(Brad Pit) e Jane Smith(Angelina Jolie) estão no carro fugindo das perseguições organizada em conjunto com as agencias de espionagem onde cada um trabalha. Correndo na rua com o carro em alta velocidade cheio de adrenalina, onde há momentos de tensão com John encarando uns caras que aparecem no carro, toca no rádio a canção que alterna estes momentos de leveza, criando inevitavelmente alguns efeitos cômicos quando eles decidem ali mesmo lavar a roupa suja abrindo o jogo sobre alguns segredos que cada um guardava da vida um do outro.  







8)  MÚSICA: FUNKYTOWN
      ARTISTA: LIPPS INC
      FILME:SHREK 2(2004)






O segundo filme de animação estrelado pelo ogro verde da DreamWorks trouxe em sua trilha sonora envolvente um revival de uma canção que fez bastante no sucesso inicio nos anos 1980 ainda no auge da era de ouro da disco music, a canção dançante Funkytown da banda Lipps Inc. Ela é tocada na cena onde Shrek, Fiona e o Burro estão chegando na charrete ao Reino de Tão, Tão Distante.



7)MÚSICA: RAINDROPS KEEP FALLING ON MY HEAD
    ARTISTA:B.J.THOMAS
     FILME:HOMEM-ARANHA 2(2004)

 






Neste segundo filme da trilogia original da Sony, dirigida por Sam Raimi, além de ser o mais memorável de todos, é também o que trouxe em sua trilha sonora um revival de uma canção de sucesso. Que no caso aqui é o sucesso country  Raindrops Keep Falling on my Head, sucesso de B.J. Thomas gravado em 1969, que curiosamente ela compôs para ser trilha de outro filme de sucesso que é  Butch Cassidy, ao qual recebeu até o Oscar de melhor canção original. A canção é tocada na cena onde mostra Peter Párker(Tobey Maguire) andando livremente por Nova York sem seus poderes de Homem-Aranha e dando uma queda no chão e depois se levantando. A música serviu bem para ilustrar o novo estado de espirito do Peter Parker.




6)MÚSICA: EVERYBODYS TALKIN
   ARTISTA:HARRY NILSSON
   FILME:FORREST GUMP-O CONTADOR DE HISTÓRIAS(1994)








O filme tem como pano de fundo mostrando o jovem Forrest Gump(Tom Hanks) agindo de uma forma bem peculiar sobre as coisas da vida. Inclusive adorava correr. Assim como mostra sua participação nos importantes eventos da história americana, inclusive como soldado em combate no Vietnã. A trilha instrumental além de ser muito bem orquestrada por Alan Silvestri, também apresenta alguns revivals de sucessos dos anos 1960, entre estas destaco para a canção Everdody´s Talkin, sucesso do cantor de música country  Harry Nilsson(1941-1994) gravado em 1969. Ela é tocada numa curiosa cena  de Forrest caminhando pela noite de Nova York acompanhado do Tenente Dan(Gary Sinise)cadeirante e sem as pernas soltando um insulto para um táxi. Uma clara referência ao filme Perdidos na Noite, ao qual a canção foi composta originalmente.



5)MÚSICA: UNCHAINED MELODY
ARTISTA: THE RIGHTEOUS BROTHERS
FILME:GHOST-DO OUTRO LADO DA VIDA(1990)



  

Muitos podem não conhecer a dupla  The Righteous Brothers de nome, mas com certeza devem conhecer a sua  interpretação  famosa e melódica da canção popular Unchained Melody, principalmente na maneira como ele começa o refrão “Oooh, My Love”. A canção que embalou o romance extra-dimensional entre o espirito desencarnado do protagonista Sam Wheat(Patrick Swayze) e da Molly uma mulher em vida terrena (Demi Moore) no filme Ghost  foi gravada originalmente em 1965. Curioso pensar que o filme romântico água com açúcar  com uma abordagem sobre vida espiritual tenha sido responsável por dar uma nova vida a uma canção antiga.



4)MÚSICA: OH, PRETTY WOMAN
  ARTISTA: ROY ORBINSON
  FILME:UMA LINDA MULHER(1990)








Quem ouve o nome de Roy Orbison(1936-1988), pode talvez não associar ou mesmo quem ouve alguma canção dele pode se confundir com Elvis Presley(1935-1977) por ter um timbre de voz parecido. Mas com certeza, conhece sua canção Oh, Pretty Woman, graças ao filme Uma Linda Mulher protagonizado por Julia Roberts vivendo a garota de programa Vivian Ward que para se ascender socialmente se envolve com o ricaço Edward Lewis(Richard Gere). O título da música não por acaso é o título original do filme. Muitos podem se perguntarem se o Roy Orbinson se inspirou na atriz para compor esta canção. Na verdade, não, porque a canção em questão ele havia gravado originalmente em 1964, e quando o filme foi lançado Orbison já tinha partido para o plano espiritual. Provavelmente sua musa inspiradora para a canção tenha sido sua esposa. 



4) MÚSICA: TEMPO PERDIDO
ARTISTA: LEGIÃO URBANA
MÚSICA:BY MY SIDE
 ARTISTA:INX
 FILME:O HOMEM DO FUTURO(2011)






Neste filme brasileiro com uma pegada de ficção cientifica com viagem no tempo, algo semelhante ao  clássico De volta para o futuro. Ele apresenta um revival de duas canções diferentes tocadas por diferentes bandas, uma brasileira e outra estrangeira. A primeira mais obvia é Tempo Perdido, sucesso do Legião Urbana  nos anos 1980 que é tocado pelo protagonista João “Zero”(Wagner Moura) e sua companheira Helena(Alinne Moraes)  na cena deles curtindo a noite  no baile de formatura deles ocorrido em 1991 onde ele traumaticamente foi humilhados por todos e a Helena a deixou e foi ficar com o playboy Ricardo(Gabriel Braga Nunes). É também neste mesmo cenário da noite do baile de 1991, que podemos ouvir  ao fundo uma linda canção romântica  que fez muito sucesso na época em que ocorre esta cena chamada By My Side da banda de rock australiana INXS. Uma música que ficou bem casada ao clima de romance dos dois e bem contemporânea a época em que ocorre.




3)MÚSICA: GIVE IT UP
   ARTISTA: KC AND SUNSHINE BAND
   FILME:KINGSMAN:SERVIÇO SECRETO(2015)





Neste filme de ação juvenil com uma pegada de espionagem no estilo James Bond, a contagiante  canção que embala a cena da festa do vilão Valentine(Samule L. Jackson) que vai gerar o grande tumulto mundial nas pessoas de todo o planeta por causa dos chips implantadas nelas é Give it up da banda KC And Sunshine Band, conjunto musical que fez muito sucesso nos anos 1970. Época áurea das baladas dançantes da Disco Music. A contagiante e dançante canção usada no filme para fins maléficos foi lançada em 1982. 




2)MÚSICA: CAN´T BUY ME LOVE
  ARTISTA: THE BEATLES
 FILME: NAMORADA DE ALUGUEL(1987)





Nesta clássica comédia juvenil dos anos 1980, bastante reprisada na Sessão da Tarde, mostrando a maneira peculiar que o jovem nerd Ronald Miller(Patrick Dempsey) já cansado de ser visto  como perdedor na escola, resolve convencer a  linda popular do colégio Cindy Macini, vivida pela saudosa Amada Peterson(1971-2015) a se tornar sua namorada de mentirinha, a comprando. Uma situação esta que dá resultado positivo, ele se torna o cara mais aceito por todos através, até  chegar ao momento em que isso vai terminar virando uma bola de neve em sua vida até que Cindy o desmacara. Originalmente o título do filme é Can´t buy me love,  homônima a canção  do famoso quarteto de Liverpool, os  Beatles.  A canção da banda  foi lançado em 1964.  O fato do titulo  original ser homônimo  a canção explica o fato dela ser tocada na abertura e na cena final congelando Ronald e Cindy  ficando finalmente  juntos.









1)MÚSICA: A CAVALGADA DAS VALQUIRIAS
   ARTISTA: RICHARD WAGNER
  FILME: APOCALYPSE NOW(1979)






Para encerrar a lista, coloco aqui uma canção muito especial, tocada em uma obra genial do cinema, que  não se trata de qualquer canção que o cinema revitalizou, mas sim de uma eterna  obra-prima das óperas europeias  do século 19  criada por um dos mais  geniais maestros alemães, estou me referindo a  Cavalgada das Valquírias de Richard Wagner(1813-1883). Que foi revitalizado no cinema graças ao filme Apocalypse Now(1979), dirigido pelo gênio do cinema Francis Ford Coppola. Uma incrível obra musical com elementos puramente teatrais, que compõe o terceiro ato da tetralogia do Anel dos Nibelungos criando uma exaltação folclórica do povo alemão no qual inclusive o regime nazista de Adolf Hitler(1889-1945) adotou as operas do Wagner como sua propaganda partidária. Esta dramática ópera que teatraliza uma cena de combate casou muito bem com a cena onde foi inserido no filme mostrando a chegada das tropas americanas nas aldeias vietcongues soltando o fogo para tudo o que é lado. Com bons enquadramentos de planos sequencias perfeitos, tornando esta cena  a mais  memorável do filme. O tornando também uma grande referência cinematográfica para se entender uma guerra. Este  legado que Apocalyse Now deixou para a sétima serve para compensar o tremendo sufoco que Coppola enfrentou para conseguir fazer este filme que foi um filhote bem problemático para o diretor, foram longos 10 anos que ele precisou esperar para concretizar este projeto cujo roteiro ele criou com base em uma livre adaptação do livro O Coração das Trevas do britânico Joseph Conrad(1857-1924). Fora também as situações um tanto indesejadas nos bastidores, como os temporais ocorrido nas locações asiáticas que destruíram os aparelhos de filmagens, atrasando o cronograma, piorado mais ainda quando Matin Sheen  um dos atores que formavam o star talents do filme  sofreu um ataque cardíaco. O diretor também enfrentou muitas dores de cabeças com os estrelismos de  Marlon Brando outro que também formava o star talents  do filme,  fora que quando o orçamento apertou Coppola precisou concluir o filme do próprio bolso, ao qual precisou reescrever  uma infinidade de vezes até chegar ao resultado esperado e encarado muitos conflitos criativos. Tudo isso compensado pela bilheteria, a critica e os prêmios. E com o tempo virar uma referência como obra de arte do cinema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário