O ANO DE 1994, FOI UM VERDADEIRO MARCO NA CARREIRA DO
COMEDIANTE CANADENSE JIM CARREY, JÁ QUE FOI NESTE ANO ELE TEVE SUA CARREIRA ALAVANCADA
EM HOLLYWOOD COM TRÊS FILMES LIDERANDO AS BILHETERIAS COMO DEBI & LOIDE-DOIS IDIOTAS EM APUROS(DUMB
& DUMBER,EUA, 1994), ACE VENTURA-UM
DETETIVE DIFERENTE(ACE VENTURA, PET DETCTIVE, EUA, 1994) E NO QUE VOU
COMENTAR AQUI EM QUESTÃO COMO É O
MÁSKARA(THE MASK,EUA, 1994).
O MÁSKARA TRATA-SE DE UMA HILÁRIA COMÉDIA SOBRE UM CARA
AZARADO CHAMADO STANLEY IPPIKIS(JIM CARREY) UM BANCÁRIO CIDADÃO COMUM DA
FICTICIA EDGE CITTY EXPLORADO PELO
CHEFE, QUE É FEITO DE PALHAÇO POR TODO MUNDO, MORAVA DE ALUGUEL NUM APARTAMENTO XEXELENTO ONDE ERA A TODO
MOMENTO ATORMENTADO POR SUA INSURPOTAVEL
SINDICA. MAS QUE MESMO ASSIM, MANTINHA A SUA INTEGRIDADE HONESTA E SE REFUGIAVA
UM POUCO PEGANDO UMAS FITAS VHS DE DESENHOS ANIMADOS PARA ASSISITIR E NA COMPANHIA DE SEU CACHORRO DE ESTIMAÇÃO
MILO.
UM DIA OCORRE DELE AO PASSAR PELA PONTE DE EDGE CITTY, VÊ CAINDO NO RIO UM OBEJTO ESTRANHO, ESTE OBEJTO ERA UMA MÁSKARA. APÓS ELE COLOCAR A MISTERIOSA MÁSKARA NO SEU ROSTO OCORRE ENTÃO UMA TRANSFORMAÇÃO COM ELE, VIRA UM CARA COMPLETAMENTE DIFERENTE. E SERÁ COM ESTA MÁSKARA QUE MUITAS COISAS VÃO ACONTECER NA VIDA DO IPIKIS. A PONTO DE FAZER COM QUE O PODER DELA O FIZESSE AGIR DE FORMA CONTRÁRIA, O FAÇA TRANSGREDIR. ATORMENTANDO AS PESSOAS, OS POLICIAIS PRINCIPALMENTE, COMENTENDO FURTOS EM BANCOS, PASSANDO A SER ALVO DA POLICIA E PASSANDO A FREQUENTAR O COCO BONGO. E ISTO TAMBÉM UM TRANSFORMA NUM SUJEITO GALANTEADOR A PONTO DE CONQUISTAR A LINDA CANTORA DO COCO BONGO TINA CARLYLE(CAMEORN DIAZ).
A PONTO DELE SEQUER DESCONFIAR DO GRANDE PERIGO DESSE ENVOLVIMENTO, ESPECIALMENTE POR ELA SER A NAMORADA DO INESCRUPULOSO E GANACIOSO GANGSTER DORIAN TYREL(PETER GREENE). O MÁSKARA CONTOU COM A DIREÇÃO DO CHARLES RUSSELL COM BASE NUM QUADRINHO DE MIKE RICHARDSON PUBLICADO NOS ANOS 1980 PELO SELO INDEPENDENTE DA DARK HORSE COMICS. É DIFICIL IMAGINAR QUE NO FILME, FOI COLOCADO UM TOM DE HUMOR MAIS VOLTADO PARA TODA FAMÍLIA ALGO MEIO FAMILY FRIENDLY, SE BEM QUE NOS QUADRINHOS NÃO ERA BEM ASSIM. ISSO PORQUE A DARK HORSE COMICS, O SELO EDITORIAL INDEPENDENTE DE ONDE O MÁSKARA SURGIU COMO REVISTA É CONHECIDA POR SUAS PUBLICAÇOES DE TEOR MAIS ADULTO, E NO CASO DO MASKARA NA REVISTA A SUA PEGADA ERA MAIS SOMBRIA, BEM CREEPY, OU SEJA DE HORROR. É TANTO QUE NOS QUADRINHOS A MÁSKARA NÃO ERA DE PROPRIEDADE DE UMA ÚNICA PESSOA, MAS SIM DE VÁRIAS PORQUE ELA ABSORVIA AS ALMAS DAS PESSOAS QUE AS UTILIZAVAM. SINISTRO NÃO. MAIS AINDA É IMAGINAR QUE O DIRETOR CHARLES RUSSELL TINHA PENSADO ORIGINALMENTE EM MANTER A ESSÊNCIA DE TERROR DOS QUADRINHOS COM TOQUES ÁCIDOS DE HUMOR NEGRO.
MAS, PARECE QUE OS PRODUTORES TEMENDO O PREJUÍZO QUE PODERIAM SENTIR DE FICAR MUITO PESADO A PONTO DE CHEGAR A UMA CLASSIFICAÇÃO INADEQUADA, OPTARAM PELO HUMOR MAIS LEVE VOLTADO PARA FAMÍLIA COM ALGUMAS PITADAS SARCÁSTICAS DE TEOR MAIS ADULTO COM DUPLO SENTIDO QUE NÃO SÃO SACADO LOGO DE PRIMEIRA. ESSA OPÇÃO DE ALGUMA FORMA REPRESENTOU UM BOM ACERTO, TORNANDO POPULAR EM TODO MUNDO UM PERSONAGEM OBSCURO DOS QUADRINHOS E QUE PERTENCIA A UM SELO INDEPENDENTE CUJO NICHO ESPECIFICO ERA PARA ADULTOS.
NUM TIPO ADORÁVEL PARA AS CRIANÇAS, MUITO DISSO SE DEVE AO BRILHANTE DESEMPENHO DE JIM CARREY COMO PROTAGONISTA EM CENA COM SEU ESTILO PECULIAR DE HUMOR QUE IMPRIMIU AO PERSONAGEM, UM DOS PONTOS MAIS INTERESSANTES QUE POSSO DESTACAR DO DESEMPENHO DELE EM CENA ESTÁ NA MANEIRA COMO O ATOR TRABALHOU BEM AS DIFERENTES CAMADAS E NUANCES DE UM MESMO PERSONAGEM. ELE TANTO FAZENDO O STANLEY IPPIKS SEM A MÁSKARA REPRESENTOU BRILHANTEMENTE O PERSONAGEM SUPER AZARADO DA VIDA, BOBALHÃO, PATÉTICO. DEPOIS QUE ELE COLOCA A MISTERIOSA MASKARA QUE OBTÉM O PODER DE REALIZAR AS COISAS ERRADAS QUE ELE COMO IPIKKIS NÃO CONSEGUE FAZER FOI QUE ELE BRILHOU MESMO DE VEZ AO INCORPORAR O LADO MAIS TRANSGRESSOR QUE IPIKIS CONTINHA DENTRO DELE COM MUITAS CENAS INCRIVEIS E ANTOLÓGICAS.
CHEIAS DE MUITAS REFERÊNCIAS, COMO A CENA NO COCO BONGO DANÇANDO COM A CANTORA TINA CARLYLE(CAMERON DIAZ). E SENDO GALANTEADOR COM ELA, COISA QUE ELE NORMALMENTE SEM A MÁSKARA NÃO CONSEGUIRIA. GRAÇAS A ESTE PAPEL CARREY PASSARIA A FIGURAR NOS ANOS SEGUINTES COMO A GRANDE ESTRELA MAIS RENTÁVEL DE HOLLYWOOD, QUE NOS ÚLTIMOS ANOS NÃO TEM MOSTRADO O MESMO BRILHO PRINCIPALMENTE PELO DRAMA PESSOAL QUE PASSOU COM A DEPRESSÃO E OS ÚLTIMOS FILMES QUE ESTRELOU TENHAM RENDIDO ABAIXO DO ESPERADO, MAS AOS POUCOS ESTÁ RETOMANDO A CARREIRA E VAI ESTAR PRESENTE NO FILME DO SONIC FAZENDO O VILÃO. A PARTICIPAÇÃO DA BELA, EXUBERANTE E GRACIOSA CAMERON DIAZ NO PAPEL DA SEDUTORA CANTORA TINA CARLYLE FOI OUTRO PONTO ALTO DO FILME EM SUA ESTREIA NO CINEMA, CUJO SUCESSO A TORNARIA FAMOSA MUNDIALMENTE. O CHARME QUE A ATRIZ IMPRIMIU NA PERSONAGEM COM AR DE FEMME FATALE E COM MUITO SEX APPEAL A PONTO DE POSTERIORMENTE A TRANSFORMA-LA NUMA GRANDE SEXY SYMBOL DO CINEMA.
ONDE DO MESMO JEITO QUE CARREY ELA TEM PASSADO POR UMA LONGA FASE DE OSTRACISMO NOS ÚLTIMOS TEMPOS E TAMBÉM DESTACAR A PARTICIPAÇÃO DE PETER GREENE NO PAPEL DO VILÃO COM TOQUES REFINADOS FICOU INCRÍVEL. O SUCESSO QUE O FILME GEROU GRAÇAS A TODO ESTE CONJUNTO FEZ O PERSONAGEM AGRADAR TANTO A CRIANÇADA QUE ELE INCLUSIVE GANHOU O LICENCIAMENTO COM BRINQUEDOS COMO OS TAZOS E UMA SÉRIE ANIMADA E CHEGOU A DESPERTAR O INTERESSE POR UMA SEQUÊNCIA QUE SÓ ACONTECEU DEZ ANOS DEPOIS QUANDO EM 2005 FOI LANÇADO O FILHO DOS MÁSKARA(THE SON OF MASK, EUA, 2005). SEM JIM CARREY COMO PROTAGONISTA, NUMA HISTÓRIA COMPLETAMENTE NADA A VER COM UM ROTEIRO FRACO E QUE DESAGRADOU MUITO. UM FATO CURIOSO A RESPEITO DAS ALTERAÇÕES QUE FORAM FEITAS COM RELAÇÃO AOS QUADRINHOS ESTÁ NAS LICENÇAS POÉTICAS DELES MUDAREM ALÉM DA ESSÊNCIA CREEPY COLOCAREM UM TOM MAIS DE HUMOR FAMILY FRIENDLY NA HISTÓRIA PARA QUE PUDESSE FICAR MAIS PALATÁVEL AO PÚBLICO EM GERAL. ELES TAMBÉM ALTERARAM A ORIGEM DA MÁSKARA, QUE NO FILME FICA ENTENDIDO QUE TINHA ORIGEM VIKING, MAS NOS QUADRINHOS SUA ORIGEM ERA VUDU. MESMO QUE AOS OLHOS DE HOJE, 25 ANOS DEPOIS, O FILME FIQUE UM TANTO DATADO, VISTO PELOS EFEITOS ESPECIAIS DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA NAS CENAS DE TRANSFORMAÇÕES DO MASKARA COM SUAS CARAS E BOCAS CUJOS RECURSOS AINDA NÃO ERAM LÁ DOS MAIS SOFISTICADOS, COMO O MOMENTO DELE SE TRANSFORMANDO NO LOBO ASSOBIANDO PARA A CANTORA TINA CARLYLE. OU MESMO ELE ESTANDO EM SUA CASA COM UM APARELHO DE VIDEOCASSETE VENDO UMA FITA VHS DE DESENHO ANIMADO, NUM TEMPO EM QUE HOJE ESTAMOS MAIS ACOSTUMADOS A SERVIÇOS DE STREAMING, OU MESMO PELA PRÓPRIA ESTÉTICA DE HUMOR. ENFIM, NO BALANÇO GERAL, O FILME NÃO DEIXA DE FICAR MUITO ENGRAÇADO. E POR ISSO MESMO FIGURA MERECIDAMENTE COMO UM DOS MELHORES FILMES DA DÉCADA DE 1990.
UM DIA OCORRE DELE AO PASSAR PELA PONTE DE EDGE CITTY, VÊ CAINDO NO RIO UM OBEJTO ESTRANHO, ESTE OBEJTO ERA UMA MÁSKARA. APÓS ELE COLOCAR A MISTERIOSA MÁSKARA NO SEU ROSTO OCORRE ENTÃO UMA TRANSFORMAÇÃO COM ELE, VIRA UM CARA COMPLETAMENTE DIFERENTE. E SERÁ COM ESTA MÁSKARA QUE MUITAS COISAS VÃO ACONTECER NA VIDA DO IPIKIS. A PONTO DE FAZER COM QUE O PODER DELA O FIZESSE AGIR DE FORMA CONTRÁRIA, O FAÇA TRANSGREDIR. ATORMENTANDO AS PESSOAS, OS POLICIAIS PRINCIPALMENTE, COMENTENDO FURTOS EM BANCOS, PASSANDO A SER ALVO DA POLICIA E PASSANDO A FREQUENTAR O COCO BONGO. E ISTO TAMBÉM UM TRANSFORMA NUM SUJEITO GALANTEADOR A PONTO DE CONQUISTAR A LINDA CANTORA DO COCO BONGO TINA CARLYLE(CAMEORN DIAZ).
A PONTO DELE SEQUER DESCONFIAR DO GRANDE PERIGO DESSE ENVOLVIMENTO, ESPECIALMENTE POR ELA SER A NAMORADA DO INESCRUPULOSO E GANACIOSO GANGSTER DORIAN TYREL(PETER GREENE). O MÁSKARA CONTOU COM A DIREÇÃO DO CHARLES RUSSELL COM BASE NUM QUADRINHO DE MIKE RICHARDSON PUBLICADO NOS ANOS 1980 PELO SELO INDEPENDENTE DA DARK HORSE COMICS. É DIFICIL IMAGINAR QUE NO FILME, FOI COLOCADO UM TOM DE HUMOR MAIS VOLTADO PARA TODA FAMÍLIA ALGO MEIO FAMILY FRIENDLY, SE BEM QUE NOS QUADRINHOS NÃO ERA BEM ASSIM. ISSO PORQUE A DARK HORSE COMICS, O SELO EDITORIAL INDEPENDENTE DE ONDE O MÁSKARA SURGIU COMO REVISTA É CONHECIDA POR SUAS PUBLICAÇOES DE TEOR MAIS ADULTO, E NO CASO DO MASKARA NA REVISTA A SUA PEGADA ERA MAIS SOMBRIA, BEM CREEPY, OU SEJA DE HORROR. É TANTO QUE NOS QUADRINHOS A MÁSKARA NÃO ERA DE PROPRIEDADE DE UMA ÚNICA PESSOA, MAS SIM DE VÁRIAS PORQUE ELA ABSORVIA AS ALMAS DAS PESSOAS QUE AS UTILIZAVAM. SINISTRO NÃO. MAIS AINDA É IMAGINAR QUE O DIRETOR CHARLES RUSSELL TINHA PENSADO ORIGINALMENTE EM MANTER A ESSÊNCIA DE TERROR DOS QUADRINHOS COM TOQUES ÁCIDOS DE HUMOR NEGRO.
MAS, PARECE QUE OS PRODUTORES TEMENDO O PREJUÍZO QUE PODERIAM SENTIR DE FICAR MUITO PESADO A PONTO DE CHEGAR A UMA CLASSIFICAÇÃO INADEQUADA, OPTARAM PELO HUMOR MAIS LEVE VOLTADO PARA FAMÍLIA COM ALGUMAS PITADAS SARCÁSTICAS DE TEOR MAIS ADULTO COM DUPLO SENTIDO QUE NÃO SÃO SACADO LOGO DE PRIMEIRA. ESSA OPÇÃO DE ALGUMA FORMA REPRESENTOU UM BOM ACERTO, TORNANDO POPULAR EM TODO MUNDO UM PERSONAGEM OBSCURO DOS QUADRINHOS E QUE PERTENCIA A UM SELO INDEPENDENTE CUJO NICHO ESPECIFICO ERA PARA ADULTOS.
NUM TIPO ADORÁVEL PARA AS CRIANÇAS, MUITO DISSO SE DEVE AO BRILHANTE DESEMPENHO DE JIM CARREY COMO PROTAGONISTA EM CENA COM SEU ESTILO PECULIAR DE HUMOR QUE IMPRIMIU AO PERSONAGEM, UM DOS PONTOS MAIS INTERESSANTES QUE POSSO DESTACAR DO DESEMPENHO DELE EM CENA ESTÁ NA MANEIRA COMO O ATOR TRABALHOU BEM AS DIFERENTES CAMADAS E NUANCES DE UM MESMO PERSONAGEM. ELE TANTO FAZENDO O STANLEY IPPIKS SEM A MÁSKARA REPRESENTOU BRILHANTEMENTE O PERSONAGEM SUPER AZARADO DA VIDA, BOBALHÃO, PATÉTICO. DEPOIS QUE ELE COLOCA A MISTERIOSA MASKARA QUE OBTÉM O PODER DE REALIZAR AS COISAS ERRADAS QUE ELE COMO IPIKKIS NÃO CONSEGUE FAZER FOI QUE ELE BRILHOU MESMO DE VEZ AO INCORPORAR O LADO MAIS TRANSGRESSOR QUE IPIKIS CONTINHA DENTRO DELE COM MUITAS CENAS INCRIVEIS E ANTOLÓGICAS.
CHEIAS DE MUITAS REFERÊNCIAS, COMO A CENA NO COCO BONGO DANÇANDO COM A CANTORA TINA CARLYLE(CAMERON DIAZ). E SENDO GALANTEADOR COM ELA, COISA QUE ELE NORMALMENTE SEM A MÁSKARA NÃO CONSEGUIRIA. GRAÇAS A ESTE PAPEL CARREY PASSARIA A FIGURAR NOS ANOS SEGUINTES COMO A GRANDE ESTRELA MAIS RENTÁVEL DE HOLLYWOOD, QUE NOS ÚLTIMOS ANOS NÃO TEM MOSTRADO O MESMO BRILHO PRINCIPALMENTE PELO DRAMA PESSOAL QUE PASSOU COM A DEPRESSÃO E OS ÚLTIMOS FILMES QUE ESTRELOU TENHAM RENDIDO ABAIXO DO ESPERADO, MAS AOS POUCOS ESTÁ RETOMANDO A CARREIRA E VAI ESTAR PRESENTE NO FILME DO SONIC FAZENDO O VILÃO. A PARTICIPAÇÃO DA BELA, EXUBERANTE E GRACIOSA CAMERON DIAZ NO PAPEL DA SEDUTORA CANTORA TINA CARLYLE FOI OUTRO PONTO ALTO DO FILME EM SUA ESTREIA NO CINEMA, CUJO SUCESSO A TORNARIA FAMOSA MUNDIALMENTE. O CHARME QUE A ATRIZ IMPRIMIU NA PERSONAGEM COM AR DE FEMME FATALE E COM MUITO SEX APPEAL A PONTO DE POSTERIORMENTE A TRANSFORMA-LA NUMA GRANDE SEXY SYMBOL DO CINEMA.
ONDE DO MESMO JEITO QUE CARREY ELA TEM PASSADO POR UMA LONGA FASE DE OSTRACISMO NOS ÚLTIMOS TEMPOS E TAMBÉM DESTACAR A PARTICIPAÇÃO DE PETER GREENE NO PAPEL DO VILÃO COM TOQUES REFINADOS FICOU INCRÍVEL. O SUCESSO QUE O FILME GEROU GRAÇAS A TODO ESTE CONJUNTO FEZ O PERSONAGEM AGRADAR TANTO A CRIANÇADA QUE ELE INCLUSIVE GANHOU O LICENCIAMENTO COM BRINQUEDOS COMO OS TAZOS E UMA SÉRIE ANIMADA E CHEGOU A DESPERTAR O INTERESSE POR UMA SEQUÊNCIA QUE SÓ ACONTECEU DEZ ANOS DEPOIS QUANDO EM 2005 FOI LANÇADO O FILHO DOS MÁSKARA(THE SON OF MASK, EUA, 2005). SEM JIM CARREY COMO PROTAGONISTA, NUMA HISTÓRIA COMPLETAMENTE NADA A VER COM UM ROTEIRO FRACO E QUE DESAGRADOU MUITO. UM FATO CURIOSO A RESPEITO DAS ALTERAÇÕES QUE FORAM FEITAS COM RELAÇÃO AOS QUADRINHOS ESTÁ NAS LICENÇAS POÉTICAS DELES MUDAREM ALÉM DA ESSÊNCIA CREEPY COLOCAREM UM TOM MAIS DE HUMOR FAMILY FRIENDLY NA HISTÓRIA PARA QUE PUDESSE FICAR MAIS PALATÁVEL AO PÚBLICO EM GERAL. ELES TAMBÉM ALTERARAM A ORIGEM DA MÁSKARA, QUE NO FILME FICA ENTENDIDO QUE TINHA ORIGEM VIKING, MAS NOS QUADRINHOS SUA ORIGEM ERA VUDU. MESMO QUE AOS OLHOS DE HOJE, 25 ANOS DEPOIS, O FILME FIQUE UM TANTO DATADO, VISTO PELOS EFEITOS ESPECIAIS DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA NAS CENAS DE TRANSFORMAÇÕES DO MASKARA COM SUAS CARAS E BOCAS CUJOS RECURSOS AINDA NÃO ERAM LÁ DOS MAIS SOFISTICADOS, COMO O MOMENTO DELE SE TRANSFORMANDO NO LOBO ASSOBIANDO PARA A CANTORA TINA CARLYLE. OU MESMO ELE ESTANDO EM SUA CASA COM UM APARELHO DE VIDEOCASSETE VENDO UMA FITA VHS DE DESENHO ANIMADO, NUM TEMPO EM QUE HOJE ESTAMOS MAIS ACOSTUMADOS A SERVIÇOS DE STREAMING, OU MESMO PELA PRÓPRIA ESTÉTICA DE HUMOR. ENFIM, NO BALANÇO GERAL, O FILME NÃO DEIXA DE FICAR MUITO ENGRAÇADO. E POR ISSO MESMO FIGURA MERECIDAMENTE COMO UM DOS MELHORES FILMES DA DÉCADA DE 1990.
Nenhum comentário:
Postar um comentário