sábado, 14 de fevereiro de 2015

A DIFERENÇA ENTRE REBOOT E REMAKE.

Outro dia um amigo virtual chamado "Bob"* me perguntou por meio do Facebook uma dúvida a respeito de qual seria a diferença entre reboot e remake, dúvida essa que imagino não ser uma exclusividade dele, isto porque quem estiver lendo esta minha postagem e for do tipo como eu que constantemente acompanha os noticiários de entretenimento da cultura pop deve com certeza ficar na dúvida que reboot e remake sejam a mesma coisa, ainda mais na época de hoje em que Hollywood tem se acomodado muito em produzir blockbusther  de franquias antigas e que já tem um público cativo para ganhar dinheiro fácil e esquecer um pouco da criatividade original, só para se ter uma ideia vamos ter uma nova  versão de Mad Max, de Exterminador do Futuro, Jusassic Park e o novo Quarteto Fantástico novamente pelas mãos incertas da Fox. Muitos devem pensar, assim como eu pensava anteriormente que reboot segue a mesma formula dos remakes como as feitas nas novelas globais.

Posso descrever que foi através desta pergunta dele que eu acabei  me esclarecendo através da consulta que fiz  na  Wikipedia para poder explicar de maneira mais consistente a diferença entre reboot e remake, do qual inclusive vou deixar  abaixo da descrição como sempre faço em todas as minhas postagens de blogs os links na fonte. Então vou lá explicar da mesma forma como expliquei para ele, mas com algumas modificações.


REMAKE


Remake que em tradução literal pode significar refazer é um termo empregado no meio  do entretenimento para definir um produto   seja de cinema ou televisão para definir uma produção já conhecida que passa por uma nova roupagem, mas mantendo sempre a mesma estrutura da história original  com umas leves modificações.
De exemplos remakes, eu posso citar algumas novelas globais de sucesso como Mulheres de Areia(1993) é um remake de uma novela da extinta TV TUPI(1973), A Viagem(1994) é um remake de uma outra de sucesso de Ivani Ribeiro que também foi da Tupi em 1975, assim como  O  Profeta(2006) também é um remake de uma outra clássica de Ivani passada na extinta Tupi em 1977/78 entre outros exemplos de novelas de outros autores que ganharam remakes. Já no cinema existem muitos exemplos  de filmes que ganharam novas versões de remakes, alguns que a pessoa por ter uma trama brilhantemente amarrada e bem criativa, sem sequer imaginar que o diretor se inspirou em um filme de um outro diretor como é o caso de "Os Infiltrados"(2006) é um remake americano de um filme produzido em Hong Kong "Conflitos Internos"(2002), "Cabo do Medo"(1991) é um remake de "A Barreira do Medo"(1962), "A Fantástica Fábrica de Chocolate"(2005) do diretor Tim Burton é um remake de um clássico dfe 1971 estrelado por Gene Wilder inspirado em um romance do inglês Roald Dahl(1916-1990),  "Doze Homens e um Segredo"(2001) que é um remake de um filme de 1960 estrelado pelo famoso cantor Frank Sinatra(1915-1998), "Ben-Hur"(1958) clássico épico inspirado em romance de Lew Wallace(1827-1905) com Charlton Heston(1923-2008) no papel principal que representou um marco importante na história do cinema por em 1959 ter ganhado  11 estatuetas, um feito recorde naquela edição do Oscar, é uma versão remake de uma versão cinematográfica lançada na época do cinema mudo assim como o clássico musical  "O Mágico de Oz"(1939) inspirado em um romance de L.Frank Baum(1856-1919) é um remakes de outras adaptações do cinema mudo. 


Assim como existem outros de filmes que obviamente ou mesmo não tão obviamente são remakes de outros filmes.  
























Cartaz do clássico épico "Ben-Hur"(1958) dirigido por William Wyler(1902-1981) e estrelado por Charlton  Heston, inspirado num romance Lew Wallace que na verdade é um remake lançado na década 1920 e que já tem uma nova versão cinematográfica prevista para o ano que vem.


















O clássico musical de 1939,  "O Mágico de Oz" que representa até hoje um importante marco na história do cinema,  inspirado em um romance de L. Frank Baum e  responsável por lançar  Judy Garland estralando o papel da menina fazendeira do Kansas Dorothy Gale, papel que inicialmente não estava destinado inicialmente para ela é uma versão remake de outras adaptações cinematográfica lançadas na época do cinema mudo.























Estrelado pela quadrilha comandada por Danny Ocean(George Clooney) que resolvem assaltar os Cassinos em Las Vegas, por motivos pessoais de Ocean e  dirigido por Steven Soderbergh  neste filme lançado em 2001 é um remake de um filme homônimo de 1960 dirigido por Lewis Milestone(1895-1980) onde o popular cantor Frank Sinatra era quem estrelava o papel do chefe da quadrilha Danny Ocean.














Johnny Depp como Willy Wonka no filme "A Fantástica Fábrica de Chocolates" versão de Tim Burton de um clássico cinematográfico musical de 1971 inspirado no romance de Roal Dahl.























Robocop(2014) versão reboot dirigida pelo brasileiro José Padilha inspirada num clássico de 1987 dirigido por Paul Verhoeven.





REBOOT


Já reboot no caso ele serve para definir todo e qualquer franquia de filmes famosos que vão ser reiniciados, com uma estrutura completamente diferente do que já foi  trabalhado anteriormente, ou seja, é uma reiniciação.  Como exemplos de  reboots posso citar alguns filmes de herois de quadrinhos como "Batman Begins"(2005) que quando foi lançado há 10 anos pelas mãos do Christopher Nolan era um reboot da quadrilogia de Tim Burton e Joel Schumacher. Homem de Aço(2013) também segue este exemplo de reboot, O Espetacular Homem-Aranha(2012) e  outros  exemplos de filmes que não são inspirados em herois de HQ também passaram por isso como Planeta dos Macacos-A Origem(2011), Robocop(2014) entre outros.





















Cartaz de "O Espetacular Homem-Aranha"(2012) um exemplo reboot produzido cinco após o fim da trilogia de Sam Haimi.























Cartaz de "Batman Begins" reboot da quadrilogia dos filmes de Tim Burton e Joel Schumacher lançado entre 1989-1997.




Nenhum comentário:

Postar um comentário