segunda-feira, 23 de novembro de 2015

MINHAS AVALIAÇÕES DA TRILOGIA ORIGINAL DE STAR WARS(1977-1983)

Para entrar no clima da estreia do mais novo filme da franquia de "Star Wars" que é "O Despertar da Força". Começo minhas avaliações dividindo em duas postagens. Esta primeira  postagem será dedicada a trilogia original lançada entre 1977-1983 também denominada por  algumas fontes de "Trilogia Rebelde".  Depois vou avaliar a trilogia prequela que surgiu 16 anos após o encerramento da trilogia original. Nestas minhas avaliações vou pontuar o detalhe de cada filme e vou encerrar colocando como notas de 1 a 5. Se receber nota 1 é porque é ruim nem merece ser assistido, 2 péssimo, 3 razoável , 4 bom e 5 ótimo, um filmão.   Então lá vai.




EPISÓDIO IV- UMA NOVA ESPERANÇA(1977)





















Começando minha avaliação com o primeiro filme da franquia lançado no muito, muito distante ano de 1977 que chamava apenas Star Wars, ou "Guerra nas Estrelas", foi rebatizada como "Episodio IV-Uma nova esperança", depois que em 1999, George Lucas resolveu rebootar a franquia denominando de "Episódio I-A Ameaça Fantasma".
"Uma Nova Esperança” foi responsável por iniciar a franquia e que na época foi considerado um grande fenômeno de bilheteria,  este  já estabelece a maneira como eles apresentaram bem os personagens mitológicos que viraram ícones da cultura pop. Foi este que algumas características muito peculiares da franquia, como o fato de a cada abertura começar com uma legenda sempre descrevendo "Há muito, muito tempo, em uma galáxia muito distante", e depois vem acompanhado do texto de abertura explicando a situação ao som dos belos arranjos instrumentais do maestro John Williams.  No episódio IV acontece de mostrar os rumos  já bem estabelecido de cada personagem como foram apresentados vinte anos após os acontecimentos do Episódio III. Ele começa com Anakin já estabelecido como Darth Vader(Com David Prowse como dublê de corpo e com a voz de James Earl Jones)  comandando o Império Galáctico invadindo o Planeta Alderan, onde a Princesa  Leia Organa(Carrie Fisher)  manda antes de ser aprisionada pelo Darth Vader a  R2D2 gravar uma mensagem destinada para Obi-Wan Kenobi(Papel do falecido Alec Guinness representando ele  já bem idoso). E C3PO ao observá-lo acha estranho e começa a jornada deles em busca desse tal último jedi. A cômica dupla robótica chega a Tatooine, onde tem a má sorte de serem capturados por um grupo de Jawas, seres pequenos que pegam  qualquer sucata de droides para revenderem a fazendeiros, e um desses é a casa de Luke SkyWalker(Mark Hamill) agora um rapaz feito vivendo uma vida pacata de fazendeiro junto dos seus tios  Owen e Berus, que de repente tem uma reviravolta surpreendente na sua vida quando aparece estes seres robóticos, principalmente depois que ele faz uma limpeza no R2D2, descobre uma mensagem da Princesa Leia destinada a Obi-Wan Kenobi,  onde Luke diz conhecer um sujeito eremita das montanhas com um nome parecido, é então que tem inicio a primeira jornada de Luke SkyWalker enfrentando o perverso Império Galáctico, neste ínterim acontece dos seus tios serem mortos pelas tropas imperiais, mas para frente o filme vai apresentando a figura do mercenário Han Solo(Harrison Ford)  acompanhado do Chewbacca sem deixar claro de onde ele o conheceu e como ele passou a acompanha-lo na sua famosa nave Millenium Falcon, inclusive nesta primeira aparição do Han Solo é mostrado ele ficando de rabo preso com o desprezível Jabba, The Hutt. Este episódio IV se encerra com Luke e companhia conseguindo libertar Leia das mãos de Darth Vader, Obi-Wan Kenobi tem um trágico destino sendo  morto pelas mãos de seu antigo discípulo que foi para o Lado Negro da Força, mas Luke consegue ouvi-lo por meio de mensagens telepáticas e assim conseguem vencer  a primeira   batalha contra o mal destruindo a Estrela da Morte.  E recebem uma condecoração da Princesa Leia. Um filme com uma trama muito sensacional que representou um marco importante para a história do cinema de ficção científica com elementos mágicos de fantasia.  A minha nota para este filme é 5,0.



EPISÓDIO V-O IMPÉRIO CONTRA-ATACA(1980)























Já no “Episódio V-O Império Contra-Ataca”, que se passa três após os eventos da vitória contra a Estrela da Morte. Somos apresentados a novos personagens acrescentados como Lando Calrissian(Billy Dee Williams), que se apresenta como  um velho amigo do Han Solo, que bem tenta passar a perna nele devido as circunstâncias da pressão do Darth Vader, mas logo depois resolve se aliar a Aliança Rebelde. Também apresenta o Boba Fett, como a figura do caçador de recompensas que trabalha para Darth Vader, o Lord Palpatine como mentor do Darth Vader, e com Luke  passando toda uma jornada para virar um jedi e vai atrás de Yoda para enfrentar Yoda. Este “Episodio V”, o segundo da trilogia clássica teve como um dos  momentos mais marcante, é a impressionante cena onde Luke ao enfrentar Darth Vader tem a triste revelação dita da voz do próprio de que ele era seu pai, a impressionante cena  onde  Leia declara seu amor  para Han Solo  e ele responde “Eu sei”, considerada uma das melhores falas  improvisadas do cinema, e a cena das tropas imperiais posicionadas para a chegada do Vader ao som da Marcha Imperial belamente orquestrada pelo John Williams dão um charme a mais ao filme  que se encerra com um gancho muito importante para ser encerrado no “Episódio VI- O Retorno de Jedi” onde logo após Han Solo ser petrificado e Luke na primeira batalha contra Vader tem o braço decepado, no entanto graças  a ajuda de R2D2 que lhe implanta um braço mecânico e junto com Leia e companhia começam a bolar um plano para salvar Han Solo das mãos do Jabba e arquitetar a grande e decisiva batalha contra o Império de Vader. Este simplesmente conseguiu manter o bom nível primeiro e se superar.Minha nota para este filme é 5,0.






EPISÓDIO VI-O RETORNO DE JEDI(1983)





















 E finalmente com o “Episódio VI-O Retorno de Jei”(1983)  temos então a grande conclusão da saga, onde somos apresentados  para a grande  e decisiva batalha que Luke tem de enfrentar contra Darth Vader, este tem sua redenção ao salvar Luke de ser morto por Palatine, Leia e companhia conseguem salvar Han Solo das mãos do  Jabba  The Hutt, cujo final termina caindo na areia movediça, eles vão contar com novos reforços, novos aliados contra o temido Império Galáctico. Retorno de Jedi encerrou a trilogia clássica também denominada como “Trilogia Rebelde” . É neste filme que também vemos Darth Vader se redimindo, ao salvar Luke das garras de Palpatine.  E tendo sua alma se juntando a Kenobi e Yoda. Um fechamento bem singelo da trilogia. Minha nota para este filme é 4,5.




Bom aqui então eu encerro a primeira parte de avaliações dos primeiros filmes da franquia de Star Star Wars, com os três da trilogia original, também denominada de "Trilogia Rebelde". Na proxima eu estarei postando minhas avaliações das trilogias prequelas que começaram em 1999 e duraram até 2005. Também denominado de "Trilogia dos Clones".

Nenhum comentário:

Postar um comentário